Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04450
Acrónimo :
DDGP
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
10.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
10.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
4.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
10.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
34.0h/sem
Trabalho Autónomo :
116.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Políticas Públicas

Departamento / Department


Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


--

Objetivos Gerais / Objectives


Dar a conhecer as possibilidades de melhorar a os processos de decisão e gestão através da utilização dos dados certos. No final do curso os estudantes deverão ter adquirido competências para melhorar o poder de argumentação e de influência, tudo ancorado em dados. Alargar o pensamento analítico é o objetivo maior desta unidade curricular.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final do curso os estudantes serão capazes de: Reconhecer a utilidade de decidir utilizando dados | Estar sensibilizados para as questões éticas, riscos e necessidade de transparência na utilização de dados | Conhecer onde e como recolher informação, organizar uma base de dados, saber colocar as perguntas certas e interpretar informação proveniente de: análises descritivas, aplicação de algoritmos e indução, compreender processos de relação entre variáveis e conceitos de probabilidade de evento | Saber procurar dados produzidos por outros, saber encomendar estudos úteis | Fazer ligação entre dados e decisão - desenhar medidas e processos de gestão e antever o que esperar através da análise de modelos previsionais.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


As motivações para utilização de dados| A ética na utilização de dados | O novo mundo dos dados por toda a parte | Alguns instrumentos básicos de Análise | Avaliar e decidir com base em investigação de dados produzida por outros| Saber pedir dados |Dos dados à decisão causas e consequências

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Esta Uc destina-se a sensibilizar e fornecer algumas ferramentas básicas que permitam os dirigentes da administração pública fazer uma melhor utilização de dados nas decisão e gestão das suas instituições. O programa está focado no utilizado de dados fazendo uma sensibilização abrangente da forma como estes podem ser utilizados, onde se encontram, como podem ser solicitados, analisados e utilizados para sedimentar as decisões e antecipar os seus impactos. Os conteúdos são direcionados a pessoas cujo papel não é produzir informação, mas sim saber procurar e interpretar, estar sensibilizado para a utilidade da sua utilização.

Avaliação / Assessment


O processo é on line com uma parte expositiva de conceitos - vídeos, ebooks e leitura de artigos e outros materiais. Todas as subunidades terão momentos de interatividade e trabalho desenvolvido pelo próprio aluno | Curso Elearning com um processo de avaliação que irá incluir: Fóruns de discussão (15%) | entrega de trabalhos e análise de casos de estudo (30%)| resposta a questões (15%) e um trabalho final de aplicação a contexto (40%). Cada subunidade obrigará à demonstração de aquisição de conhecimento.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


O processo é on line com uma parte expositiva de conceitos - vídeos, ebooks e leitura de artigos e outros materiais. Todas as subunidades terão momentos de interatividade e trabalho desenvolvido pelo próprio aluno

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


O estudante tem uma intervenção ativa na sua aprendizagem sendo conduzidos a aplicar o conhecimento adquirido na interpretação de dados e casos que lhes são fornecidos e também na sua própria realidade. É um processo de avaliação continuado e repartido por diferentes ferramentas tendo um objetivo de avaliação formativa como instrumento de construção de conhecimento. Os instrumentos de avaliação pretendem que os alunos consigam fazer a transposição das aprendizagens para a sua prática.

Observações / Observations


Assíncrona a distância (AD) - T-10.0; S-4.0 Síncrona a distância (SD) - TP-10.0; OT-10.0

Bibliografia Principal / Main Bibliography


From evidence-based policy to the good governance of evidence, OECD (2019), The Path to Becoming a Data-Driven Public Sector, OECD Digital Government Studies, OECD Publishing, Paris, https://doi.org/10.1787/059814a7-en. | Broomfield, H. Reutter, L (2021) Towards a Data-Driven Public Adminsitrtion: An Empirical Analysis of Nascent Phase Implementation, Scandinavian Journal of Public Administration 25(2):3-97 | Brown, D.C.G. and Toze, S. (2017), Information governance in digitized public administration. Can Public Admin, 60: 581-604. https://doi.org/10.1111/capa.12227 | Mittal, P. (2020). Big data and analytics: a data management perspective in public administration. International Journal of Big Data Management, 1(1), 1. https://doi.org/10.1504/ijbdm.2020.10032871 | Parkhurst, J. (2017) The Politics of Evidence, Routledge

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


https://joinup.ec.europa.eu/collection/study-data-analytics-member-states-and-citizens | https://www.ttec.com/articles/data-driven-decision-making-work-public-sector | https://www.govx.digital/data/essential-guide-data-driven-government | https://onlinemasters.ohio.edu/blog/why-learning-data-analysis-is-essential-for-public-administrators/

Data da última atualização / Last Update Date


2024-04-01