Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03428
Acrónimo :
DEA
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
48.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
24.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
5.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
29.0h/sem
Trabalho Autónomo :
1171.0
Horas de Trabalho Total :
1200.0h/sem

Área científica / Scientific area


Estudos Africanos

Departamento / Department


Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Inscrição no 2º ano do mestrado (inscrição na dissertação)

Objetivos Gerais / Objectives


O objectivo desta UC é acompanhar a elaboração e redacção do projecto de investigação que serve de base à dissertação de mestrado em Estudos Africanos. Pretende-se que os estudantes adquiram competências de pesquisa na formulação de um problema de investigação, revisão da literatura, construção do quadro de análise, definição de objectivos e hipóteses, metodologia, análise de dados e redacção da dissertação. Pretende-se igualmente que os estudantes adquiram competências de exposição oral e de debate público no âmbito científico.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


A UC tem como objectivos: O1. Formular um problema de investigação para ser desenvolvido na dissertação de mestrado; O2. Consolidar os processos de elaboração de uma revisão da literatura; O3. Formular perguntas de investigação, objectivos de investigação e hipóteses; O4. Definir o quadro metodológico adequado aos objectivos e hipóteses; O5. Explicitar os processos de recolha de dados e utilização de fontes primárias e secindárias; O6. Redacção de um trabalho de investigação; O7. Apresentação oral dos resultados de investigação.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Apresentação da Unidade Curricular e explicitação das normas regulamentares em vigor para a elaboração de dissertações de mestrado. 2. Elaboração de um projecto de investigação: formulação de problema, perguntas de investigação, objectivos e hipóteses. 3. Elaboração do enquadramento teórico e definição de métodos e técnicas. 4. Elaboração do estado da arte. 5. Recolha e utilização de fontes primárias e bases de dados em Estudos Africanos. 6. Apresentação pelos estudantes do desenvolvimento dos seus projectos de investigação.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


O programa acompanha os estudantes em todas as fases de elaboração de um projecto de investigação, desde as formulações iniciais até ao processo de recolha de dados e de redacção da dissertação. Este acompanhamento possibilitado pela UC complementa as sessões de orientação de cada estudante e prepara-os para as provas públicas dos seus mestrados.

Avaliação / Assessment


A dissertação será avaliada por um júri em provas públicas, após a confirmação por parte do orientador de que esta está concluída e se encontra em condições de ser apresentada em provas públicas. A classificação atribuída por esse júri será a nota final desta UC.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


As aulas são em seminário, formato que permite desenvolver competências de investigação e de exposição e discussão em grupo. As aulas incluem componentes expositivas por parte do docente sobre desenho da pesquisa em Estudos Africanos, apresentação oral pelos alunos de resultados parciais da investigação e discussão colectiva dos trabalhos.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino em formato de seminário permitem que o processo de construção dos projectos de investigação seja feito pelos estudantes com a assistência do docente. A exposição oral de resultados parciais da investigação e o debate possibilita o desenvolvimento de capacidades de comunicação oral e prepara os estudantes para as provas públicas das dissertações de mestrado.

Observações / Observations


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Bibliografia Principal / Main Bibliography


Bell, J., 1997, Como realizar um projecto de investigação : um guia para a pesquisa em ciências sociais e da educação (rev. científica de José Machado Pais), Lisboa, Gradiva Bryman, A., 2012 (4th edition) Social research methods. Oxford : Oxford University Press Clifford, J. & G. Marcus (ed.), 1986, Writing Culture. The Poetics and Politics of Ethnography, Berkeley, University of California Press. Hannerz, U., 1980, Exploring the City. Inquiries Toward an Urban Anthropology, New York, Columbia University Press. Kuper, A. (ed), 1992, Conceptualizing Society, London, Routledge Mudimbe, V. Y., 1988, The invention of Africa: Gnosis, Philosophy, and the Order of Knowledge, London, James Currey Nordstrom, C. & A. Robben (ed.), 1995, Fieldwork under fire: contemporary studies of violence and survival, Berkeley, University of California Press Pujadas, J. J., 1992, El método biográfico: el uso de las historias de vida en ciencias sociales, Madrid, Centro de Investigaciones Sociológicas

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Adams, Glenn, 2014, 'Decolonizing methods: African studies and qualitative research', Journal of Social and Personal Relationships, 31(4): 467-474 Della Porta, Donatella e Michael Keating (eds.) (2008), Approaches and Methodologies in the Social Sciences. A Pluralist Perspective, Cambridge: Cambridge University Press Collier, David, 1993, 'The comparative method', in Finifter, Ada W. (Ed.), Political Science: The State of the Discipline II, Washington, D.C.: American Political Science Association: 105-119 Gerring, John, 2004, 'What Is a Case Study and What Is It Good for'?, American Political Science Review, 98 (2): 341-354 Bhattacherjee, Anol, 2012, "Social Science Research: Principles, Methods, and Practices", Textbooks Collection. Book 3 Punch, Keith F., 2006, Developing effective research proposals, London: Sage Ridley, Diana, 2008, The literature review: a step-by-step guide for students, London: Sage

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16