Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Ciência de Dados
Departamento / Department
ISCTE
Ano letivo / Execution Year
2025/2026
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Objetivos Gerais / Objectives
Elaboração de um trabalho de Dissertação ou de Projeto em Mestrado, com contributo específico para a área disciplinar de Ciência de Dados, aplicando os conhecimentos e metodologias desta área de forma a criar uma resposta concreta para uma (ou mais) questão teórica ou necessidade de aplicação. O tema/desafio a resolver/investigar com a dissertação pode ser realizado internamente com orientação por docente ou investigador do Iscte, proposto no âmbito de um projeto de investigação, interno ou externo ao Iscte ou, ainda, realizado em colaboração com uma organização externa, podendo ainda configurar a figura de estágio nessa organização externa.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
No final desta UC o estudante deverá ser capaz de: OA1. Criar um projeto de desenvolvimento de uma solução/resposta a questões de investigação concretas em Ciência de Dados. OA2. Especificar as tarefas e ferramentas concretas e necessárias para a construção/implementação do projeto em Ciência de Dados. OA3. Implementar o projeto desenhado. OA4. Analisar de forma crítica a sua implementação e os resultados obtidos. OA5. Comunicar de modo eficaz a sua solução e a sua análise.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
No final desta UC o estudante deverá ser capaz de: OA1. Criar um projeto de desenvolvimento de uma solução/resposta a questões de investigação concretas em Ciência de Dados. OA2. Especificar as tarefas e ferramentas concretas e necessárias para a construção/implementação do projeto em Ciência de dados. OA3. Implementar o projeto desenhado. OA4. Analisar de forma crítica a sua implementação e os resultados obtidos. OA5. Comunicar de modo eficaz a sua solução e a sua análise.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular unit's content dovetails with the specified learning outcomes
A coerência é plena, uma vez que cada um dos CPi está diretamente ligado a cada AOi (i=1, ..., 5). Assim, CP1 contribui diretamente para OA1, enquanto que CP2 e 3 contribuem em igual medida para OA2 e 3. CP4 está em linha com OA4 e CP5 com OA5.
Avaliação / Assessment
Avaliação desta unidade curricular incide exclusivamente na apreciação dos seguintes elementos: 1. Apreciação de uma dissertação escrita com a apresentação da investigação, dos trabalhos realizados e análise dos respetivos resultados. 2. Apreciação de uma apresentação oral do trabalho. 3. Apreciação da prestação do/a estudante durante a discussão oral dos elementos 1) e 2). A apreciação é efetuada por um júri em provas públicas, após a confirmação, por parte do orientador, de que a dissertação está concluída e se encontra em condições de ser apresentada em provas públicas. A avaliação será baseada no mérito científico do estudo e na sua adequação teórica e metodológica.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
As seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (MEA) que serão utilizadas são: MEA1: Argumentativas, com apresentação e discussão de trabalhos em curso em sessões tutoriais.. MEA2: Participativas e Ativas, com realização acompanhada do trabalho de desenvolvimento e implementação. MEA3: Autoestudo por parte do aluno. Nota-se que cada estudante dispõe de orientação tutorial, metodologia transversal a todos os OAi.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
De forma a desenvolver as competências de compreensão e definição de problemas de investigação e respectivos objectivos (OA1, OA2) os estudantes efectuarão uma proposta escrita que será discutida em sessões tutoriais. Para a sistematização dos conhecimentos teóricos implicados de forma sintética e definição das questões/hipóteses de investigação (OA1, OA2) os estudantes basear-se-ão na elaboração própria de uma revisão de literatura e discussão em sessões tutoriais. Os OA3 e OA4 serão acompanhados e supervisionados pelo/a docente (ou investigador/a) orientador/a. Em termos da capacidade crítica de reflexão teórica, avaliação de resultados e respetiva comunicação, os estudantes deverão apresentar ao/à orientador/a documentação apropriada e os orientadores devem promover a sua discussão aprofundada em sessões tutoriais.
Observações / Observations
A realização de trabalhos efetuada em ambiente externo ao Iscte tem de prever a orientação por parte de um ou dois orientadores com vínculo ao Iscte e ter aprovação prévia pela Direção do Mestrado. No caso de a realização da dissertação resultar de um estágio ou tiver sido conduzida fora do Iscte, mesmo que avaliada pela entidade externa, tal não dispensa a realização das Provas Públicas de Mestrado no Iscte, com avaliação tal como descrito no ponto de Avaliação desta FUC.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Dependente dos temas específicos abordados pela/o (equipa) docente responsável pela orientação.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
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Data da última atualização / Last Update Date
2025-10-21