Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Ciências da Comunicação
Departamento / Department
Departamento de Sociologia
Ano letivo / Execution Year
2017/2018
Pré-requisitos / Pre-Requisites
·
Objetivos Gerais / Objectives
·
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
O objectivo desta UC é habilitar os alunos para o desenvolvimento de investigação empírica que teste hipóteses científicas no âmbito das Ciências da Comunicação e da Comunicação assim como das Novas Tecnologias da Informação e Comunicação. A elaboração da dissertação permitirá integrá-los, como participantes activos, na comunidade científica e reforçará a sua capacidade crítica relativamente à investigação teórica e empírica. O aluno que complete com sucesso esta UC deverá ser capaz de: - Formular hipóteses de investigação - Reunir a literatura adequada - Desenvolver métodos e materiais para o teste empírico das hipóteses - Analisar resultados e rejeitar/confirmar hipóteses - Redigir um artigo científico e um poster.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
Em estreita ligação com o orientador da investigação, os alunos deverão: - Formular a questão de partida - Identificar literatura relevante e elaborar uma revisão teórica e empírica - Formular o problema de investigação e as hipóteses - Desenhar um estudo que teste as hipóteses - Criar um procedimento e os materiais - Conduzir o estudo - Analisar e interpretar resultados - Elaborar o plano da dissertação - Escrever a dissertação.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
A orientação de uma dissertação deve providenciar aos alunos acesso a investigação relevante para o tópico da dissertação, ajudando-os a identificarem os métodos de recolha e análise de dados mais adequados. Por outro lado, a orientação deve também englobar um aconselhamento mais global acerca da organização do processo de investigação, desenho de estudos exequíveis, organização da dissertação, estruturação da escrita, etc. Os tópicos descritos no programa garantem uma condução eficaz e bem sucedida do projecto. As competências adquiridas na condução autónoma da dissertação são consonantes com os objectivos da unidade curricular.
Avaliação / Assessment
A dissertação será avaliada por um júri, em provas públicas, após a confirmação por parte do orientador de que esta está concluída e se encontra em condições de ser apresentada e discutida publicamente. A avaliação basear-se-á no mérito científico do estudo e na sua adequação teórica e metodológica. A avaliação desta UC não contempla a realização de exame escrito final.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Serão utilizados 2 métodos de ensino: (i) orientação da dissertação feita em contacto directo com o orientador em sessões individuais ou excepcionalmente em grupos pequenos de alunos cujo tópico da tese seja muito semelhante; (ii) presença em seminários em que cada aluno apresenta o estado da sua tese, actividades planeadas, dificuldades encontradas, etc. Paralelamente aos seminários, os alunos serão convidados a assistir/participar num ciclo de conferências especificamente criado para o efeito.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
O método de ensino assenta numa condução essencialmente autónoma da dissertação, oferecendo aos alunos apoio individualizado, sugestões e orientações. O aluno poderá ainda beneficiar de seminários, onde encontrará sugestões e apoios adicionais de um grupo mais alargado assim como de conferências onde confrontará teorias e práticas científicas nas áreas da sua escolha.
Observações / Observations
·
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Van Dijk, J. (2005) The Deepening Divide: Inequality in the Information Society, Sage, London Silverman, David (ed.) (2011) Qualitative Research, London, Sage Picard, Robert G. (2002) Media Firms: Structures, Operations, and Performance, London: Routledge Creswell,John W.(2003) Research design: qualitative, quantitative,and mixed methods approaches,Thousand Oaks,Sage Castells, M. (2001), Internet Galaxy, OUP, Oxford Capucha,Luís (2008) Planeamento e Avaliação de Projectos,Guião Prático,Lisboa, DGIDC/ME Bryman,Alan (2012)Social Research Methods, Oxford,OUP Blaikie,N. (2007) Approaches to social enquiry:advancing knowledge,Cambridge,Polity Press Babbie, E. (1989) The Practice of Social Research, Belmont, California Wadsworth Publishing Comp. Anderson, Chris (2006) The Long Tail: Why the Future of Business is Selling Less of More, Hyperion Anderson, C.W; Bell, Emily; and Sharky, Clay (2012) Post-Industrial Journalism: Adapting to the Present. Columbia Journalism School, Tow Center
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
-
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16