Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03401
Acrónimo :
DHDUAC
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en), Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
5.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
10.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
10.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
0.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
20.0h/sem
Trabalho Autónomo :
105.0
Horas de Trabalho Total :
125.0h/sem

Área científica / Scientific area


Psicologia

Departamento / Department


Departamento de Psicologia Social e das Organizações

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Esta Unidade Curricular requer um domínio da língua inglesa no nível B (preferível C1) do sistema Europass, uma vez que as aulas são lecionadas integralmente em inglês. Todos as provas de avaliação são realizadas em inglês. A inscrição em vagas de mobilidade está reservada aos estudantes que se encontram a realizar formação de 1º ou 2º ciclo em Psicologia.

Objetivos Gerais / Objectives


Este curso tem como objetivo fornecer aos estudantes uma introdução aos direitos humanos internacionais, com especial enfoque nas formas de lidar com graves violações dos direitos humanos na sequência destas, baseando-se no conhecimento e na perspetiva psicológica. O curso também visa apresentar formas pelas quais a psicologia pode contribuir para a reconstrução da democracia e da justiça após a violência e o conflito, bem como o papel da psicologia em disputas relacionadas com o clima e violações de direitos.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Após completar este curso, os estudantes irão: OA1. Estar familiarizados com os direitos humanos (tanto histórica quanto ideologicamente) assim como com os princípios de aplicação e respeito. OA2. Ter conhecimento sobre o desenvolvimento democrático e diferentes formas de intervenções para sociedades em transição. OA3. Ser capazes de aplicar teoria e pesquisa para compreender fenómenos de direitos humanos e relacionar esse conhecimento com a psicologia social e cultural. Após completar este curso, os estudantes saberão como: OA4. Analisar e discutir questões relacionadas com os direitos humanos e as consequências de violações graves, num contexto psicológico. OA5. Referir-se a modelos de intervenções a nível social e societal. OA6. Analisar e discutir direitos, assim como como podem ser assegurados e implementados de uma perspetiva social e cultural.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


Esta unidade curricular centra-se na perspetiva dos direitos humanos nas relações intergrupais e cultura, o que é relevante para as questões de discriminação e os objetivos de intervenção.Os/as alunos/as compreenderão que o conhecimento da cultura e da abordagem centrada na comunidade interage com os processos de decisão política e ativismo para determinar o sucesso das intervenções e garantir assim a implementação dos direitos humanos CP1.Disposições internacionais em relação à justiça, prestação de contas e reparação após violações graves dos direitos humanos,bem como uma visão geral dos processos legais em todo o mundo, com nas pessoas envolvidas e afetadas pelas graves violações dos direitos humanos CP2.Enquadramento teórico da democracia e como os direitos humanos são implementados e compreendidos CP3.Psicologia Comunitária e o seu potencial contributo na reconstrução da democracia e justiça após violência e conflito CP4.Intervenções em direitos humanos a nível social e societário

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Neste curso, todos os objetivos de aprendizagem estão estreitamente alinhados com o programa, demonstrando uma clara consistência. OA1 está alinhado com CP1, cobrindo disposições internacionais sobre justiça, responsabilidade e reparação para violações dos direitos humanos. OA2 está ligado a CP2, que fornece o quadro teórico da democracia e implementação dos direitos humanos. OA3 liga-se tanto a CP1 como a CP3, integrando aspetos teóricos e práticos dos direitos humanos e da psicologia comunitária. OA4 relaciona-se com CP1 e CP3, focando-se no contexto psicológico das questões de direitos humanos e intervenções. OA5 corresponde a CP2, CP3 e CP4, referindo-se a modelos de intervenções sociais e societais. OA6 liga-se a CP3 e CP4, discutindo como os direitos podem ser assegurados e implementados de perspetivas sociais e culturais.

Avaliação / Assessment


Relatório individual relacionado com questões de direitos humanos a partir de uma perspetiva de Psicologia Social e Cultural (contando 100%). Este é uma UC prática; portanto, não há opção de exame final. Para obter aprovação numa unidade curricular, o estudante deve alcançar a classificação mínima definida pela universidade parceira.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


O ensino será ministrado através de aulas teóricas e seminários, e requer uma participação ativa de todos os estudantes. Os estudantes terão de trabalhar em grupos e preparar apresentações para os seminários relacionadas com os temas discutidos nas aulas. A frequência é obrigatória tanto nos seminários como nas aulas.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As aulas teóricas cobrirão OA1 e OA2. Os seminários interativos permitirão aos estudantes cumprir OA3, 4, 5 e 6.

Observações / Observations


Esta UC é oferecida pela Universidade de Oslo.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Staub, E. (2013) Building a Peaceful Society. Origins, Prevention, and Reconciliation After Genocide and Other Group Violence. American Psychologist, Vol. 68, no. 7, 576-589 DOI: 10.1037/a0032045. Stover, E. (2007). The Witness. War crimes and the promise of justice in the Hague. Philadelphia: University of Pennsylvania press. Chapter 1, 2, 3.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


The Advocates for Human Rights (2015). Advocacy. In The Advocates for Human Rights (Eds.), Human Rights Tools for a Changing World: A Step-by-step Guide to Human Rights Fact-finding, Documentation, and Advocacy, pp 97-145, http://www.theadvocatesforhumanrights.org/uploads/chapter_7.pdf Alston, P. (2017). The populist challenge to human rights. Journal of Human Rights Practice, 9(1), 1-15. Amon, J. J., Wurth, M., & McLemore, M. (2015). Evaluating human rights advocacy on criminal justice and sex work. Health & Hum. Rts. J., 17, 91. Dudai, R. (2017). Human rights in the populist era: Mourn then (re) organize. Journal of Human Rights Practice, 9(1), 16-21. Dudai, R. (2014). Introduction—Rights Choices: Dilemmas of Human Rights Practice. Journal of Human Rights Practice, 6(3), 389-398. Lewis, D. (2003). Theorizing the organization and management of non-governmental development organizations: Towards a composite approach. Public Management Review, 5(3), 325-344. Staub, E. (2013) Building a Peaceful Society. Origins, Prevention, and Reconciliation After Genocide and Other Group Violence. American Psychologist, Vol. 68, no. 7, 576?589 DOI: 10.1037/a0032045. 13 pages.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-07-30