Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03401
Acrónimo :
DHDUAC
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en), Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
5.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
10.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
10.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
0.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
20.0h/sem
Trabalho Autónomo :
105.0
Horas de Trabalho Total :
125.0h/sem

Área científica / Scientific area


Psicologia

Departamento / Department


Departamento de Psicologia Social e das Organizações

Ano letivo / Execution Year


2018/2019

Pré-requisitos / Pre-Requisites


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Objetivos Gerais / Objectives


-

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Após finalizarem esta unidade curricular, os/s alunos/as deverão: OA1. Estar familiarizados/as com direitos humanos (histórica e ideologicamente) assim como com os seus princípios de aplicação e respeito OA2. Conhecer o desenvolvimento democrático e as diferentes formas de intervenção para as sociedades em transição OA3. Aplicar teoria e pesquisa para entender o fenómeno dos direitos humanos, e poder relacionar o conhecimento com a Psicologia Social e Cultural Após completarem a unidade curricular, os/as alunos/as deverão saber: OA4. Analisar e discutir assuntos relacionados com direitos humanos e consequências das suas sérias violações num contexto psicológico OA5. Ser capaz de referir modelos de intervenção a nível social e societário OA6. Analisar e discutir os direitos, bem como a forma como estes podem ser assegurados e implementados a partir de uma perspetiva social e cultural

Conteúdos Programáticos / Syllabus


Esta unidade curricular centra-se na perspetiva dos direitos humanos nas relações intergrupais e cultura, o que é relevante para as questões de discriminação e os objetivos de intervenção.Os/as alunos/as compreenderão que o conhecimento da cultura e da abordagem centrada na comunidade interage com os processos de decisão política e ativismo para determinar o sucesso das intervenções e garantir assim a implementação dos direitos humanos CP1.Disposições internacionais em relação à justiça, prestação de contas e reparação após violações graves dos direitos humanos,bem como uma visão geral dos processos legais em todo o mundo, com nas pessoas envolvidas e afetadas pelas graves violações dos direitos humanos CP2.Enquadramento teórico da democracia e como os direitos humanos são implementados e compreendidos CP3.Psicologia Comunitária e o seu potencial contributo na reconstrução da democracia e justiça após violência e conflito CP4.Intervenções em direitos humanos a nível social e societário

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Nesta unidade curricular, os objetivos de aprendizagem relacionam-se com o conteúdo programático através das seguintes relações: OA1: CP1 OA2: CP2 OA3: CP1 OA4: CP1, 3 OA5: CP2, 3, 4 OA6: CP3, 4

Avaliação / Assessment


Modalidades de avaliação: Avaliação Contínua: Exame com portfólio de apresentações curtas (50% da nota) e trabalho de grupo sobre direitos humanos desde a perspetiva da Psicologia Social e Cultural (50% da nota) Avaliação Final 1) Exame escrito (100%).

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


O ensino será dado através de palestras e seminários, sendo requerida a participação ativa de todos/as os/as alunos/as. Estes/as terão ainda de trabalhar em grupo e preparar as apresentações para os seminários relacionados co os tópicos discutidos nas palestras. A frequência dos/as alunos/as é obrigatória em seminários e palestras.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As palestras vão abordar os OA1 e 2. Os seminários interativos permitirão que os/as alunos/as atinjam os OA3, 4, 5, 6.

Observações / Observations


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Bibliografia Principal / Main Bibliography


Staub, E. (2013) Building a Peaceful Society. Origins, Prevention, and Reconciliation After Genocide and Other Group Violence. American Psychologist, Vol. 68, no. 7, 576?589 DOI: 10.1037/a0032045. 13 pages. Stover, E. (2007). The Witness. War crimes and the promise of justice in the Hague. Philadelphia: University of Pennsylvania press. Chapter 1, 2, 3. S. 1 ? 50.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16