Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Inteligência Artificial
Departamento / Department
Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação
Ano letivo / Execution Year
2025/2026
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Nenhum
Objetivos Gerais / Objectives
Proporcionar aos alunos uma orientação niveladora em relação aos tópicos fundamentais da construção de uma dissertação.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
Após a conclusão da UC, os alunos devem: (OA1) Ter consciência de qual a estrutura típica de uma dissertação; (OA2) Conhecer uma metodologia de pesquisa e apresentação de uma revisão sistemática de literatura sobre um tema; (OA3) Estar alertados para a necessidade de ter uma visão crítica sobre os resultados das pesquisas e outras ferramentas de suporte à revisão de literatura; (OA4) Ter uma ideia clara das consequências da (falta de) eficácia na comunicação e refletir sobre as suas próprias ineficiências neste âmbito.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
(P1) Estruturação de uma dissertação; (P2) Revisão Sistemática de Literatura; (P3) Apresentação de resultados;
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular unit's content dovetails with the specified learning outcomes
Os pontos P1, P2 e P3 estão, respetivamente, alinhados com com os objetivos OA1, OA2 e OA4. As sessões de seminário e discussão serão fundamentais para o OA3.
Avaliação / Assessment
Esta disciplina tem uma avaliação final por júri, na submissão da tese. As avaliações feitas durante o primeiro semestre são apenas formativas.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
A metodologia consiste em aulas expositivas (3 x 2h) seguidas de Seminários e discussões sobre estes e os seus resultados. Nas aulas teóricas serão expostos os vários conceitos e experiência no tema, as sessões de apresentação e discussão servirão para reforçar o OA3.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino adaptam-se a uma parte inicial expositiva, para transmissão de conhecimento, de modo a organizar a matéria a transmitir e uma parte seguinte em que têm oportunidade de testar, em dois momentos, técnicas de apresentação e redação de textos com feedbacks variados.
Observações / Observations
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Slides da disciplina
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Data da última atualização / Last Update Date
2025-07-16