Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Estudos da Cultura
Departamento / Department
ISCTE
Ano letivo / Execution Year
2019/2020
Pré-requisitos / Pre-Requisites
.
Objetivos Gerais / Objectives
O objetivo desta UC é habilitar os alunos para o desenvolvimento de investigação empírica que teste hipóteses científicas no âmbito dos Estudos da Cultura. A elaboração da dissertação permitirá integrá-los, como participantes ativos , na comunidade científica e reforçará a sua capacidade crítica relativamente à investigação teórica e empírica. O aluno que complete com sucesso esta UC deverá ser capaz de: - Formular hipóteses de investigação - Reunir a literatura adequada - Desenvolver métodos e materiais para o teste empírico das hipóteses - Analisar resultados e rejeitar/confirmar hipóteses - Redigir um artigo científico e um poster
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
O objetivo desta UC é habilitar os alunos para o desenvolvimento de investigação empírica que teste hipóteses científicas no âmbito dos Estudos da Cultura. A elaboração da dissertação permitirá integrá-los, como participantes ativos , na comunidade científica e reforçará a sua capacidade crítica relativamente à investigação teórica e empírica. O aluno que complete com sucesso esta UC deverá ser capaz de: - Formular hipóteses de investigação - Reunir a literatura adequada - Desenvolver métodos e materiais para o teste empírico das hipóteses - Analisar resultados e rejeitar/confirmar hipóteses - Redigir um artigo científico e um poster
Conteúdos Programáticos / Syllabus
No início desta unidade curricular, os alunos poderão escolher um tópico de interesse pessoal e relevante para o atual estado da arte, bem como um orientador. Em estreita ligação com o orientador da investigação, os alunos deverão: - Formular a questão de partida - Identificar literatura relevante e elaborar uma revisão teórica e empírica - Formular o problema de investigação e as hipóteses - Desenhar um estudo que teste as hipóteses - Criar um procedimento e os materiais - Conduzir o estudo - Analisar e interpretar resultados - Elaborar o plano da dissertação - Escrever a dissertação Durante este processo os alunos receberão orientações relevantes para o tema da dissertação e para a condução do processo de investigação em si mesmo, como por exemplo literatura relevante para o tópico e indicações acerca do desenho a utilizar.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
A orientação de uma dissertação deve providenciar aos alunos acesso a investigação relevante para o tópico da dissertação, ajudando-os a identificarem os métodos de recolha e análise de dados mais adequados. Por outro lado, a orientação deve também englobar um aconselhamento mais global acerca da organização do processo de investigação, desenho de estudos exequíveis, organização da dissertação, estruturação da escrita, etc. Os tópicos descritos no programa garantem uma condução eficaz e bem sucedida do projeto . As competências adquiridas na condução autónoma da dissertação são consonantes com os objetivos da unidade curricular. A orientação permitirá solidificar estas competências, através de uma reflexão crítica dos problemas e sucessos encontrados durante o processo.
Avaliação / Assessment
A dissertação será avaliada por um júri, em provas públicas, após a confirmação por parte do orientador de que esta está concluída e se encontra em condições de ser apresentada e discutida publicamente. A avaliação basear-se-á no mérito científico do estudo e na sua adequação teórica e metodológica.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Serão utilizados dois métodos de ensino:(i) orientação da dissertação feita em contacto direto com o orientador em sessões individuais ou excecionalmente em grupos pequenos de alunos cujo tópico da tese seja muito semelhante;(ii) presença em seminários em que cada aluno apresenta o estado da sua tese, atividades planeadas, dificuldades encontradas, etc. Paralelamente aos seminários, os alunos serão convidados a assistir/participar num ciclo de conferências especificamente criado para o efeito
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
O método de ensino assenta numa condução essencialmente autónoma da dissertação, oferecendo aos alunos apoio individualizado, sugestões e orientações. A orientação individual de cada aluno permite o desenvolvimento desta autonomia na execução da tese. O aluno poderá ainda beneficiar de seminários, onde encontrará sugestões e apoios adicionais de um grupo mais alargado assim como de conferências onde confrontará teorias e práticas científicas nas áreas da sua escolha.
Observações / Observations
.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
-WARNIER, Jean-Pierre, La mondialisation de la culture., Paris, La Découverte, 2004. -SANTOS, M. L. L. dos e PAIS, J. M. (org), Novos trilhos culturais ? Práticas e Políticas, Lisboa, ICS, 2010 -ROSELLÓ CEREZUELA, D., Diseño y Evaluación de Proyectos Culturales, Barcelona, Ariel , 2007. -MATEUS, A., coord., O setor cultural e criativo em Portugal, Lisboa, Augusto Mateus e Associados, 2010. -LAMPEL J., SHAMSIE, J., LANT, T., The Business of Culture, Lawrence Erlbaum Associates, Publishers, 2006. -HOWKINS, J., The Creative Economy. How people make money from ideas, London, Penguin, 2007. -GOMES, R. T.; LOURENÇO, V.; MARTINHO, T.D., Entidades culturais e artísticas em Portugal, Lisboa, OAC, 2006. -FLORIDA, R., The Rise of the Creative Class and how it?s transforming work, leisure, community and everyday life, Nova Iorque, Basic Books, 2004. -CHOAY, F., L?Allégorie du Patrimoine, Paris, Seuil, 1996. -BROSSAT, C., La culture européenne:définitions et enjeux, Bruxelas, Bruylant, 1999.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16