Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Estatística e Análise de Dados
Departamento / Department
Departamento de Métodos Quantitativos para Gestão e Economia
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Aproveitamento em UC do 1º ano curricular do mestrado perfazendo um mínimo de 42 ECTS Aceitação do projeto de dissertação e do(s) orientador(es).
Objetivos Gerais / Objectives
Elaborar e defender uma dissertação abordando uma temática específica de business analytics, aplicando os conhecimentos teóricos e as metodologias/ferramentas específicas desta área.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
OA1. Escrever uma dissertação OA2. Apresentar em público uma síntese da dissertação
Conteúdos Programáticos / Syllabus
P1. Escrita da introdução e resumo (abstract); P1.1. Definição do problema e objetivos de investigação; P2. Revisão de literatura; P3. Definição da metodologia P4. Apresentação de resultados e sua discussão P5. Escrita de conclusões P5.1. Contributos/implicações em termos académicos e empresariais P5.2. Limitações e pistas futuras de investigação P6. Apresentação oral da síntese da tese
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Esta demonstração de coerência decorre da interligação dos conteúdos programáticos (P) com os objetivos de aprendizagem (OA): Os conteúdos programáticos P1 a P5 rementem para a estrutura da tese e como devem ser escritos os diferentes capítulos, levando à concretização do objetivo OA1. Já o conteúdo P2, ao apresentar as normas e boas práticas para a apresentação e defesa da tese contribui para o OA2. P1 -> OA 1 P2 -> OA 1 P3 -> OA 1 P4 -> OA 1 P5 -> OA 1 P6 -> OA 2
Avaliação / Assessment
Avaliação ao longo dos semestres: 1) Apresentação escrita da dissertação (80%) 2) Apresentação oral da síntese da dissertação e posterior discussão pública perante um júri (20%) Nota mínima: 10 valores numa escala 0 a 20 valores
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
De forma a desenvolver as competências de investigação e reflexão crítica utilizar-se-ão as seguintes metodologias (ME): ME1 -> Estudo acompanhado ME2 -> Discussão coletiva em sessões tutoriais ME3 -> Autoestudo
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino-aprendizagem (ME) visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objetivos de aprendizagem (OA). Os estudantes apresentam os seus trabalhos (ME 1) visando contribuir para o avanço de cada etapa da tese (OA 1), e diminuir o stress envolvido na apresentação da tese (OA 2). Adicionalmente, promovem-se discussões em grupos de estudantes com o orientador e/ou outros professores (ME 2) que visam esclarecer dúvidas e tomar melhores decisões quanto ao rumo da investigação, contribuindo igualmente para os OA 1 e OA 2, que são avaliados, respetivamente, com os instrumentos de avaliação 1) e 2). Por fim, o autoestudo (ME 3) é fundamental, quer para desenvolver e escrever os diferentes capítulos da tese e preparar a apresentação, quer para analisar teses já terminadas e assistir a defesas de colegas, contribuindo assim para os OA 1 e OA 2. ME1 -> OA 1, 2 ME2 -> OA 1, 2 ME3 -> OA 1, 2
Observações / Observations
·
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Bougie, R. & Sekaran, U. (2020) Research Methods for Business, 8th Edition, Wiley. ISBN: 978-1119663706. N. Bui, I. (2019). How to Write a Master′s Thesis, 3rd Edition, Sage. ISBN: 978-1506336091. Oliveira, L. A. (2011). Dissertação e Tese em Ciência e Tecnologia Segundo Bolonha. Lisboa: LIDEL. ISBN: 978-9727577422. Fisher, C. (2007). Researching and writing a dissertation: A guidebook for business students. 3rd Edition, Pearson. ISBN: 978-0273723431. Definida pelo orientador / Defined by supervisor
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Provost, F., & Fawcett, T. (2013). Data Science for Business Fundamental principles of data mining and data-analytic thinking. Sebastopol, CA: O'Reilly. Pidd, M. (2003). Tools for thinking: Modelling in Management Science. West Sussex: Wiley. Brennan, K. (2009). A Guide to the Business Analysis Body of Knowledge (BABOK Guide). IIBA. Øvretveit, J. (2008). Writing a scientific publication for a management journal. Journal of Health Organization and Management, 22, 2, 189-206.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-07-30