Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
05110
Acrónimo :
DMCA
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
.

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
42.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
8.0h/sem
- Presencial (S) :
8.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
6.0h/sem
- Presencial (OT) :
6.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
14.0h/sem
Trabalho Autónomo :
1036.0
Horas de Trabalho Total :
1050.0h/sem

Área científica / Scientific area


Matemática

Departamento / Department


Departamento de Matemática

Ano letivo / Execution Year


2026/2027

Pré-requisitos / Pre-Requisites


O estudante deverá demonstrar ser capaz de concretizar um trabalho de extensão adequada às horas de trabalho previstas, em todas as suas componentes: compreensão do contexto e do problema a resolver, elaboração de uma estratégia de resolução, implementação desta mesma estratégia, interpretação e comunicação dos resultados.

Objetivos Gerais / Objectives


O objetivo desta UC é permitir aos estudantes uma primeira experiência de investigação acompanhada por um docente, durante a qual mobilizam os conhecimentos teóricos e metodológicos adquiridos ao longo do mestrado. No final da Unidade Curricular (UC) os estudantes deverão elaborar uma dissertação de mestrado inovadora que integre novas técnicas e saberes na área da matemática computacional aplicada.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1. Ser capaz de compreender e aplicar boas práticas de pesquisa bibliográfica e de revisão do estado-da-arte sobre um assunto; OA2. Ter a capacidade de formular questões de investigação e de conceber a metodologia adequada para a construção das respostas; OA3: Definir, planear, comunicar e executar um trabalho original de complexidade e dimensão adequadas; OA4. Ter capacidade de raciocínio crítico e de argumentação lógico-científica sobre questões complexas e de aplicar conhecimentos em situações novas; OA5. Possuir a capacidade de comunicação escrita e oral, transmitir os seus conhecimentos e apresentar conclusões inequívocas, com rigor concetual e respeitando as exigências da escrita académica.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1: Introdução à investigação CP2: Formulação do problema e objectivos de investigação e planeamento CP3: Boas práticas para o desenvolvimento do estado da arte CP4: Boas práticas de escrita científica e apresentação de trabalhos de investigação CP5: Execução da dissertação

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular unit's content dovetails with the specified learning outcomes


O programa (CP) oferece uma progressão lógica alinhada com os objetivos de aprendizagem (OA). CP1 fornece a base para o estudante iniciar a sua investigação (OA1), ensinando a pesquisar e a fazer a revisão da literatura. CP2 permite aperfeiçoar a formulação de questões de investigação e planear a metodologia apropriada a usar (OA2). CP3 aprofunda a revisão do estado-da-arte (OA1), essencial para a execução de um trabalho original (OA3). CP4 foca na comunicação eficaz dos resultados (OA5). Para finalizar, CP5 permite a aplicação prática de todos os OAs, com a execução e defesa de uma dissertação.

Avaliação / Assessment


A Dissertação é apresentada de acordo com as normas e nos prazos estabelecidos pelo Iste. A dissertação será avaliada por um júri em provas públicas, após a confirmação por parte do orientador de que esta está concluída e se encontra em condições de ser apresentada em provas públicas. A avaliação será baseada no mérito científico do estudo, na sua adequação teórica e metodológica e na sua discussão. - Avaliação intercalar inclui: proposta de projeto, capítulo de introdução, revisão de literatura, planeamento das fases seguintes do trabalho e uma apresentação sobre o trabalho em curso. - A avaliação final terá em conta a qualidade técnica/científica do trabalho, com base no documento de dissertação (A), a qualidade da apresentação e discussão pública (B), ponderadas da seguinte forma: Nota final = 0.6*A + 0.4*B.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


O aluno conduz o seu trabalho em consonância com as instruções do seu orientador (e co-orientador caso exista) consultando referências bibliográficas que lhe permitam obter informação para enquadrar e desenvolver o tema da sua dissertação. As metodologias usadas são: sessões de tutoria individual com o orientador; sessões de trabalho individual, em que os estudantes procedem à pesquisa bibliográfica e à sua leitura crítica, e, sessões de seminários em que os estudantes apresentam os trabalhos em curso. No final, a dissertação é um documento escrito.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Como referido, a UC tem como objetivo desenvolver no estudante a capacidade de realizar investigação de forma autónoma com vista à execução de um dissertação. As sessões de tutoria individual com o orientador alinham-se diretamente com o OA1, proporcionando orientação especializada na pesquisa bibliográfica e na revisão do estado-da-arte. Este acompanhamento personalizado assegura que o estudante possa compreender e aplicar as boas práticas necessárias no seu trabalho de investigação. Em relação ao OA2, as sessões de trabalho individual permitem que os estudantes se dediquem à pesquisa bibliográfica e à leitura crítica. Este tempo dedicado à reflexão e análise é fundamental para a formulação de questões de investigação pertinentes e para o desenho de uma metodologia robusta. As sessões de seminários, onde os estudantes apresentam seus trabalhos em curso, atendem ao OA3, OA4 e OA5 simultaneamente. Estes seminários promovem o desenvolvimento de habilidades de comunicação escrita e oral, permitindo aos estudantes definir, planear e comunicar seu trabalho de investigação, assim como praticar o raciocínio crítico e a argumentação lógico-científica frente a colegas e professores, preparando-os para a defesa de suas ideias e resultados. Para finalizar, a redação da dissertação é o culminar do processo de aprendizagem, representando uma síntese de todos os OAs. A dissertação como documento escrito exige que o estudante demonstre competência na comunicação eficaz do conhecimento adquirido, com clareza e rigor conceitual, respeitando as normas da escrita académica e mostrando a capacidade de realizar trabalho original e de aplicar conhecimentos em situações novas e complexas. Assim, as metodologias adotadas garantem uma preparação abrangente e alinhada com os objetivos de aprendizagem, assegurando que o estudante desenvolva as competências necessárias para realizar pesquisa independente e contribuir de forma significativa para a sua área de investigação.

Observações / Observations


.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


A bibliografia será indicada pelo docente(s) orientador(es).

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


"Evans, D., Gruba, P., & Zobel, J. (2014). How to write a better thesis. Melbourne Univ. Publishing. Smith, I., & Felix, M. S. (2019). A practical guide to dissertation and thesis writing. Cambridge Scholars Publishing."

Data da última atualização / Last Update Date


2025-12-02