Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Políticas Públicas
Departamento / Department
Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
--
Objetivos Gerais / Objectives
--
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
O/a estudante que complete com sucesso esta UC deverá ser capaz de: - Formular um problema de investigação ou de intervenção - Elaborar uma revisão de literatura, e utilizar teorias e evidência empírica para formular hipóteses testáveis ou planos de ação adequados- Desenvolver métodos e materiais para o teste empírico das hipóteses - Analisar resultados e rejeitar/confirmar hipóteses
Conteúdos Programáticos / Syllabus
Os estudantes escolhem um tópico de interesse relevante para o atual estado da arte e/ou pertinente no contexto social, bem como um orientador. Com o orientador, mas também com oportunidade de discussão e partilha nestes seminários, os alunos deverão: - Formular a questão de partida - Identificar literatura relevante, e elaborar uma revisão teórica e empírica - Formular o problema de investigação e as hipóteses - Desenhar um estudo que teste as hipóteses - Criar um procedimento e os materiais - Conduzir o estudo - Analisar e interpretar resultados - Elaborar o plano da dissertação- Escrever a dissertação Durante este processo os alunos receberão orientações relevantes para o tema da dissertação e para a condução do processo de investigação em si mesmo, como por exemplo literatura relevante para o tópico e indicações acerca do desenho de pesquisa e/ou de projeto a utilizar.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
A concretização dos pontos do programa serve para apoiar o desenvolvimento da dissertação. A abordagem ao programa estará estreitamente conectada com o tema escolhido pelos estudantes.
Avaliação / Assessment
A dissertação ou projeto será avaliada por um júri em provas públicas, após a confirmação por parte do orientador de que está concluída e se encontra em condições de ser apresentada em provas públicas. A avaliação será baseada no mérito científico do estudo e na sua adequação teórica e metodológica.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Serão utilizados dois métodos de ensino: (i) orientação da dissertação feita em contacto directo com o orientador em sessões individuais ou excepcionalmente em grupos pequenosde alunos cujo tópico da tese seja muito semelhante; (ii) presença em seminários em que cada aluno apresenta o estado da sua tese, actividades planeadas, dificuldades encontradas, etc.Estes seminários focar-se-ão no tópico da dissertação, bem como no processo de investigação e escrita.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
O método de ensino assenta no apoio a uma condução essencialmente autónoma da dissertação, oferecendo aos alunos apoio individualizado, sugestões e orientações sempre que necessárias. A orientação individual de cada aluno permite o desenvolvimento desta autonomia na execução da tese. O aluno poderá ainda beneficiar de seminários, onde encontrará sugestões e apoio adicionais de um grupo mais alargado.
Observações / Observations
--
Bibliografia Principal / Main Bibliography
--
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16