Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Recursos Humanos
Departamento / Department
Departamento de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional
Ano letivo / Execution Year
2022/2023
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não existem
Objetivos Gerais / Objectives
Esta unidade curricular procura proporcionar aos alunos a aprendizagem dos modelos de diagnóstico e a sua aplicação nos processos de mudança organizacional.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
OA1. Identificar os diferentes modelos de diagnóstico organizacional. OA2. Caracterizar as diferentes abordagens da mudança organizacional. OA3. Diagnosticar uma organização recorrendo aos modelos teóricos. OA4. Desenhar e reportar um projecto de mudança organizacional.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
Programa I - Diagnóstico e Mudança Organizacional - Introdução 1.1 ? Modelos e tipos de consultadoria usados em diagnóstico organizacional 1.2 - As abordagens da mudança organizacional 1.3 - Métodos utilizados em diagnóstico e procedimentos éticos II - Modelos de Diagnóstico Organizacional 2.1 - O modelo das 6 componentes de Weisbord, 7S McKinsey, Burke and Litwin, o modelo de Congruência de Nadler e Tushman. 2.2 - Diagnóstico de Cultura e Clima organizacional. A abordagem de Schein, Quinn e McGrath (Intervenções baseadas nos quatro quadrantes do modelo dos Valores Contrastantes) 2.3 - A abordagem centrada na performance e gestão por processos. Stream Analysis de Jerry Porras e FMECA. 2.4 - O diagnóstico centrado nos problemas de saúde e produtividade. Modelos de presentismo e absentismo. III - A mudança organizacional 3.1. Mudança planeada e mudança emergente. 3.2. As fases da mudança 3.3. O projeto de mudança 3.4. Desenvolvimento de relatórios e propostas IV - Estudos de Caso
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
OA1: 1.1; 2.1; 2.2; 2.3; 2.4 OA2: 1.2; 3.1; 3.2; 3.3 OA3: 1.3; 2.1; 2.2; 2.3; 2.4; IV OA4: 3.3; 3.4; IV
Avaliação / Assessment
Regime regular: - Trabalho de grupo + Apresentação: A ponderação final é de 40%. - Frequência individual: a ponderação final deste trabalho é de 60%. Para aprovação os alunos devem ter nota mínima de 8 valores na frequência. Regime Exame: Exame final (100% da avaliação final). A nota do trabalho de grupo não será considerada para efeitos de avaliação em regime de exame ou melhoria.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
1. Expositivas: apresentação dos quadros teóricos de referência; 2. Participativas: análise e resolução de exercícios práticos e discussão de casos práticos e trabalho de grupo; 3. Activas: realização de trabalhos individuais e de grupo; 4. Auto-estudo: relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
1. Abordagem expositiva: OA1 e OA2. 2. Abordagem participativa: OA3 e OA4. 3. Abordagem activa: OA1, OA2, OA3 e OA4. 4. Auto-estudo: OA1, OA2, OA3 e OA4.
Observações / Observations
Será disponibilizado um horário de atendimento a combinar com os alunos. Devido à atual situação provocada pela COVID-19, o processo de avaliação poderá sofrer algumas adaptações, que serão comunicadas oportunamente, caso tal venha a ser necessário.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
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Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
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The Job Demands-Resources model: State of the art. Journal of Managerial Psychology, 22(3), 309?328.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16