Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Economia Política
Departamento / Department
Departamento de Economia Política
Ano letivo / Execution Year
2019/2020
Pré-requisitos / Pre-Requisites
NA
Objetivos Gerais / Objectives
A UC visa proporcionar aos estudantes a uma primeira experiência acompanhada de investigação, no âmbito da qual mobilizem os conhecimentos teóricos e metodológicos adquiridos na parte lectiva do Mestrado, aplicando-os criticamente a uma problemática no domínio da Economia Política.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
Os alunos deverão atingir os seguintes objetivos de aprendizagem (OA): OA1. Capacidade de compreensão e de aplicação de conhecimentos a problemas complexos em situações novas. OA2. Capacidade para formular uma questão de pesquisa pertinente e conceber a metodologia de construção da respectiva resposta. OA3. Capacidades de pesquisa e análise crítica da bibliografia e/ou de outras fontes de suporte ao trabalho académico. OA4. Capacidade de reflexão crítica e de argumentação lógico-científica em torno de questões complexas. OA5. Capacidade de comunicação escrita e oral, transmitindo os seus conhecimentos e conclusões sem ambiguidades, com rigor conceptual e respeitando as exigências da escrita académica.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
P1. Apresentação e discussão do trabalho de dissertação em diferentes fases do seu desenvolvimento. P2. Elaboração e defesa pública da dissertação de mestrado.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Ambos os objectivos programáticos têm por objectivo alcançar com sucesso os vários objectos de aprendizagem da UC.
Avaliação / Assessment
A avaliação da UC processar-se-á através da discussão pública da Dissertação apresentada pelo aluno, realizada por um Júri nomeado nos termos legais aplicáveis.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
O processo comporta quatro dimensões complementares: 1. Sessões de discussão metodológica dinamizadas pelo docente. 2. Sessões de orientação tutorial com o Orientador. 3. Sessões de trabalho individual, durante as quais os alunos procedem à pesquisa bibliográfica e de dados e respectiva análise, bem como à redacção da dissertação. 4. Sessões seminariais em que os alunos apresentam em sala de aula o trabalho entretanto realizado, beneficiando da sua discussão colectiva.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
O objectivo da aprendizagem é conferir ao aluno capacidade de realizar investigação de forma autónoma. As quatro dimensões do processo de ensino/aprendizagem contribuem de forma complementar para tal objectivo: 1. As sessões seminariais dinamizadas pelo docente clarificam a natureza do trabalho a realizar e os requisitos metodológicos do trabalho de investigação. 2. As sessões de orientação tutorial com o Orientador sugerem aos alunos o caminho a percorrer, ao mesmo tempo que validam (ou corrigem) os resultados entretanto obtidos. 3. As sessões de trabalho individual são o instrumento fundamental da aprendizagem, durante a qual o aluno recolhe e analisa a bibliografia e os dados pertinentes. 4. As sessões seminariais de debate promovem a aprendizagem colectiva, através do debate sobre o trabalho em curso.
Observações / Observations
-
Bibliografia Principal / Main Bibliography
A bibliografia adoptada na UC decorre da pesquisa realizada pelos próprios alunos, tendo em conta o tema e a abordagem metodológica adoptada no âmbito da dissertação.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
NA
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16