Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03645
Acrónimo :
DPE
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en), Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
54.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
24.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
7.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
31.0h/sem
Trabalho Autónomo :
1319.0
Horas de Trabalho Total :
1350.0h/sem

Área científica / Scientific area


Economia Política

Departamento / Department


Departamento de Economia Política

Ano letivo / Execution Year


2019/2020

Pré-requisitos / Pre-Requisites


NA

Objetivos Gerais / Objectives


A UC visa proporcionar aos estudantes a uma primeira experiência acompanhada de investigação, no âmbito da qual mobilizem os conhecimentos teóricos e metodológicos adquiridos na parte lectiva do Mestrado, aplicando-os criticamente a uma problemática no domínio da Economia Política.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Os alunos deverão atingir os seguintes objetivos de aprendizagem (OA): OA1. Capacidade de compreensão e de aplicação de conhecimentos a problemas complexos em situações novas. OA2. Capacidade para formular uma questão de pesquisa pertinente e conceber a metodologia de construção da respectiva resposta. OA3. Capacidades de pesquisa e análise crítica da bibliografia e/ou de outras fontes de suporte ao trabalho académico. OA4. Capacidade de reflexão crítica e de argumentação lógico-científica em torno de questões complexas. OA5. Capacidade de comunicação escrita e oral, transmitindo os seus conhecimentos e conclusões sem ambiguidades, com rigor conceptual e respeitando as exigências da escrita académica.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


P1. Apresentação e discussão do trabalho de dissertação em diferentes fases do seu desenvolvimento. P2. Elaboração e defesa pública da dissertação de mestrado.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Ambos os objectivos programáticos têm por objectivo alcançar com sucesso os vários objectos de aprendizagem da UC.

Avaliação / Assessment


A avaliação da UC processar-se-á através da discussão pública da Dissertação apresentada pelo aluno, realizada por um Júri nomeado nos termos legais aplicáveis.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


O processo comporta quatro dimensões complementares: 1. Sessões de discussão metodológica dinamizadas pelo docente. 2. Sessões de orientação tutorial com o Orientador. 3. Sessões de trabalho individual, durante as quais os alunos procedem à pesquisa bibliográfica e de dados e respectiva análise, bem como à redacção da dissertação. 4. Sessões seminariais em que os alunos apresentam em sala de aula o trabalho entretanto realizado, beneficiando da sua discussão colectiva.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


O objectivo da aprendizagem é conferir ao aluno capacidade de realizar investigação de forma autónoma. As quatro dimensões do processo de ensino/aprendizagem contribuem de forma complementar para tal objectivo: 1. As sessões seminariais dinamizadas pelo docente clarificam a natureza do trabalho a realizar e os requisitos metodológicos do trabalho de investigação. 2. As sessões de orientação tutorial com o Orientador sugerem aos alunos o caminho a percorrer, ao mesmo tempo que validam (ou corrigem) os resultados entretanto obtidos. 3. As sessões de trabalho individual são o instrumento fundamental da aprendizagem, durante a qual o aluno recolhe e analisa a bibliografia e os dados pertinentes. 4. As sessões seminariais de debate promovem a aprendizagem colectiva, através do debate sobre o trabalho em curso.

Observações / Observations


-

Bibliografia Principal / Main Bibliography


A bibliografia adoptada na UC decorre da pesquisa realizada pelos próprios alunos, tendo em conta o tema e a abordagem metodológica adoptada no âmbito da dissertação.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


NA

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16