Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Economia Política
Departamento / Department
Departamento de Economia Política
Ano letivo / Execution Year
2019/2020
Pré-requisitos / Pre-Requisites
NA
Objetivos Gerais / Objectives
A UC visa proporcionar aos estudantes a uma primeira experiência acompanhada de investigação, no âmbito da qual mobilizem os conhecimentos teóricos e metodológicos adquiridos na parte lectiva do Mestrado, aplicando-os criticamente a uma problemática no domínio da Economia Política.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
Os alunos deverão atingir os seguintes objetivos de aprendizagem (OA): OA1. Capacidade de compreensão e de aplicação de conhecimentos a problemas complexos em situações novas. OA2. Capacidade para formular uma questão de pesquisa pertinente e conceber a metodologia de construção da respectiva resposta. OA3. Capacidades de pesquisa e análise crítica da bibliografia e/ou de outras fontes de suporte ao trabalho académico. OA4. Capacidade de reflexão crítica e de argumentação lógico-científica em torno de questões complexas. OA5. Capacidade de comunicação escrita e oral, transmitindo os seus conhecimentos e conclusões sem ambiguidades, com rigor conceptual e respeitando as exigências da escrita académica.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
P1. Apresentação e discussão do trabalho de dissertação em diferentes fases do seu desenvolvimento. P2. Elaboração e defesa pública da dissertação de mestrado.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Ambos os objectivos programáticos têm por objectivo alcançar com sucesso os vários objectos de aprendizagem da UC.
Avaliação / Assessment
A avaliação da UC processar-se-á através da discussão pública da Dissertação apresentada pelo aluno, realizada por um Júri nomeado nos termos legais aplicáveis.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
O processo comporta quatro dimensões complementares: 1. Sessões de discussão metodológica dinamizadas pelo docente. 2. Sessões de orientação tutorial com o Orientador. 3. Sessões de trabalho individual, durante as quais os alunos procedem à pesquisa bibliográfica e de dados e respectiva análise, bem como à redacção da dissertação. 4. Sessões seminariais em que os alunos apresentam em sala de aula o trabalho entretanto realizado, beneficiando da sua discussão colectiva.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
O objectivo da aprendizagem é conferir ao aluno capacidade de realizar investigação de forma autónoma. As quatro dimensões do processo de ensino/aprendizagem contribuem de forma complementar para tal objectivo: 1. As sessões seminariais dinamizadas pelo docente clarificam a natureza do trabalho a realizar e os requisitos metodológicos do trabalho de investigação. 2. As sessões de orientação tutorial com o Orientador sugerem aos alunos o caminho a percorrer, ao mesmo tempo que validam (ou corrigem) os resultados entretanto obtidos. 3. As sessões de trabalho individual são o instrumento fundamental da aprendizagem, durante a qual o aluno recolhe e analisa a bibliografia e os dados pertinentes. 4. As sessões seminariais de debate promovem a aprendizagem colectiva, através do debate sobre o trabalho em curso.
Observações / Observations
-
Bibliografia Principal / Main Bibliography
A bibliografia adoptada na UC decorre da pesquisa realizada pelos próprios alunos, tendo em conta o tema e a abordagem metodológica adoptada no âmbito da dissertação.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
NA
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16