Métodos de Ensino e Avaliações

As aulas são de tipo seminarial, com pouca exposição magistral pelo docente e uma grande participação dos estudantes na preparação e discussão da bibliografia de referência. Tanto este modelo de aulas como o sistema de avaliação concorrem para uma estratégia pedagógica que privilegia o saber adquirido em detrimento do saber transmitido. A sua utilização combinada permite aos alunos: 1.Aprofundar conhecimentos (teóricos, metodológicos, históricos). 2.Desenvolver algumas competências e capacidades, maxime: a.capacidade de comunicar oralmente perante especialistas e não especialistas; b.capacidade de criar, planificar, gerir e executar tarefas complexas com elevado grau de responsabilidade e autonomia; c.capacidade de pesquisar informação e de integrar e sintetizar conhecimentos sobre uma questão relevante no âmbito da disciplina. | Nesta UC adopta-se um sistema de avaliação contínua, que exige a presença em um mínimo de três quartos do total das aulas e que assenta em duas componentes principais (cada uma com uma valoração de 50% na nota final): a) leitura, comentário, apresentação e discussão de textos. b) elaboração de um Projecto de Trabalho sobre um tema.