Programa
Mestrado em Ciências do Trabalho e Relações Laborais
Programa
1. A PESQUISA COMO PRODUTORA DE CONHECIMENTO: CONDIÇÕES, PROCEDIMENTOS. - A pesquisa empírica teoricamente orientada. - A pesquisa social como “problem solving”: diagnósticos, avaliações. - Problemas da construção do objecto. Problema social/problema sociológico. - Pedidos, encomendas e retraduções. - A ética da investigação nos diferentes tipos de pesquisa. 2. ESTRATÉGIAS DE INVESTIGAÇÃO - Pesquisa extensiva: grandes inquéritos. Exemplos - Pesquisa intensiva (estudos de caso, pesquisa de terreno, observação participante, a abordagem etnográfica). - Os “métodos combinados”. - A investigação acção. - Pesquisa comparativa: redes de pesquisa internacional; participação em grandes inquéritos e outros estudos internacionais; problemas da comparação. 3. COMO DESENHAR UM PROJECTO DE PESQUISA. - Definição do tema, questões de partida. - Conceptualização. - Operacionalização e Observação. - Análise de dados, resultados e conclusões