Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04608
Acrónimo :
DPG
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
--

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
24.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
25.0h/sem
Trabalho Autónomo :
125.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


480 - Informática

Departamento / Department


Departamento de Tecnologias Digitais

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


NA

Objetivos Gerais / Objectives


O objetivo da UC é o de fornecer uma visão completa, dos conceitos, problemas, metodologias e práticas de conceber uma ideia e transformá-la num produto ou serviço digital, na perspetiva do gestor de produto, considerando os requisitos de negócio, as necessidades dos clientes e utilizadores e os obstáculos técnicos. Nesta UC, os alunos aprenderão a navegar no ciclo de vida de desenvolvimento do produto, desde a avaliação de utilizadores até a criação de um PMV - Produto Mínimo Viável e o desenvolvimento de métricas relevantes que permitam a sua gestão e ida para o mercado com sucesso. Serão introduzidas as práticas do desenvolvimento ágil de produtos e serviços que entreguem valor contínuo aos clientes, com abordagens low-code/no-code, e metodologias design thinking, design sprint, lean startup, com enfoque em estratégias de descoberta e entrega de produto. Serão também aplicadas as metodologias Scrum e Kanban, assimilando os rituais e artefactos específicos destas abordagens.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1 Diferenciar Agile e Waterfall. Tendências tecnológicas OA2 Distinguir Gestão de Produto e Gestão de Projeto. Foco na descoberta e entrega de produto OA3 Compreender um plano de negócios e a tela de modelo de negócio (visão Lean Startup) OA4 Compreender e enquadrar a visão de produto num projeto empresarial. Compreender como satisfazer as necessidades do utilizador OA5 Adquirir competências na definição de PMVs, mapeamento de histórias de utilizador, e priorização de funcionalidades (Matriz de Impacto vs Esforço e MoSCoW) OA6 Compreender as metodologias rituais e artefactos Scrum e Kanban OA7 Compreender o lançamento de um produto digital: critérios de sucesso, plano e ligação com o marketing OA8 Aplicar métricas (funil AARRR) para avaliação do produto. Interpretar e analisar dados. Evoluir o roteiro do produto OA9 Recolher feedback de utilizadores num processo de descoberta contínua ajustando o produto ao mercado

Conteúdos Programáticos / Syllabus


C1 Fundamentos e Manifesto Agile. Agile vs Waterfall. História. Tendências tecnológicas C2 Gestão de Produto vs Gestão de Projeto. Desenvolvimento em 2 vias: descoberta de produto e entrega de produto C3 Ideias de negócio. Captação de valor. Plano de negócio. Tela de modelo de negócio. Visão Lean Startup C4 Visão do produto e necessidades do utilizador. Mapa de empatia. Personas. Histórias de Utilizador (HU). Requisitos. Estratégia. Concorrência. Roteiro do produto C5 PMV: Mapeamento das HU. Definição de PMV para cada caso de uso: requisitos e funcionalidades C6 Metodologias ágeis: Kanban. Rituais e artefactos Scrum: backlog de produto e sprint, epics, HU, critérios de aceitação C7 Priorização de funcionalidades C8 Planeamento ágil: entrega do MVP em sprints semanais C9 Plano de lançamento do Produto. Tração dos canais e marketing C10 Métricas de eficácia e eficiência do produto. OKR. Funil AARRR. Entrevistas com utilizadores. Descoberta contínua. Lições aprendidas. Ajuste de mercado

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


O conteúdo C1 refere a diferenciação Agile vs Waterfall: OA1 C2 discute as diferenças entre Gestão de Produto e Gestão de Projeto e o desenvolvimento em 2 vias: OA2 C3 explora os temas do plano e tela de modelo de negócio, e da captação de valor, numa visão Lean Startup: OA3 C4 explora a visão do produto as necessidades e requisitos do utilizador, a concorrência e uma estratégia e roteiro do produto: OA4 C5, C7 e C8 definem o conceito do PMV, a definição de requisitos e funcionalidades e respetiva priorização, e a entrega iterativa em sprints: OA5 C6 introduz as metodologias ágeis Kanban e os rituais e artefactos Scrum: backlog de produto e de sprint, epics, HU, critérios de aceitação: OA6 C9 trata do plano de lançamento do produto, da tração dos canais e da ligação com o marketing: OA7 C10 introduz as métricas de eficácia/eficiência do produto: OKR, funil AARRR. Desenvolve a descoberta contínua do feedback dos utilizadores, visando as lições aprendidas e o ajuste de mercado: OA8, OA9

Avaliação / Assessment


Esta UC adotará como metodologia de ensino e aprendizagem central a aprendizagem baseada em estudo de casos, combinada com aprendizagem baseada em projetos. Como estratégia de motivação e desenvolvimento da capacidade criativa e de inovação, a UC adotará a tutoria entre pares e Design Thinking, uma metodologia de resolução de problemas centrada no ser humano, baseada na empatia, ideação, prototipagem rápida, experimentação e iteração. Esta abordagem pedagógica está articulada com o modelo pedagógico do Iscte porque o estudante é considerado um agente ativo no seu processo de aprendizagem, o conhecimento é trabalhado como uma ferramenta para a construção e desenvolvimento de mais conhecimento e aplicado em diversos contextos.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Esta UC adotará como metodologia de ensino e aprendizagem central a aprendizagem baseada em estudo de casos, combinada com aprendizagem baseada em projetos. Como estratégia de motivação e desenvolvimento da capacidade criativa e de inovação, a UC adotará a tutoria entre pares e Design Thinking, uma metodologia de resolução de problemas centrada no ser humano, baseada na empatia, ideação, prototipagem rápida, experimentação e iteração. Esta abordagem pedagógica está articulada com o modelo pedagógico do Iscte porque o estudante é considerado um agente ativo no seu processo de aprendizagem, o conhecimento é trabalhado como uma ferramenta para a construção e desenvolvimento de mais conhecimento e aplicado em diversos contextos

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino foram selecionadas de forma a corresponder aos objetivos de aprendizagem da UC. Através de uma combinação de momentos de aprendizagem online síncrona e assíncrona, os estudantes irão realizar tarefas com diferentes níveis de apoio e orientação docente, desenvolver um projeto em grupo, aplicar conhecimentos teóricos e desenvolver competências de resolução de problemas e pensamento crítico. O docente dará feedback (corretivo e/ou cognitivo) sobre as tarefas e projetos. Esta abordagem permitirá que os estudantes estabeleçam conexões entre os conhecimentos teóricos e práticos, melhorando a compreensão e a aplicação dos conceitos aprendidos. Como estratégia de motivação, a unidade curricular incluirá a metodologia de Design Thinking, que será concretizada ao longo do semestre, e especialmente aplicada ao projeto de grupo, que envolve a submissão de diversos entregáveis.

Observações / Observations


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Bibliografia Principal / Main Bibliography


www.scrum-institute.org/contents/The_Kanban_Framework_by_International_Scrum_Institute.pdf Scrum Institute, www.scrum-institute.org/contents/The_Scrum_Framework_by_International_Scrum_Institute.pdf, 2020, The Kanban Framework 3rd Edition Darrell Rigby, Sarah Elk, Steve Berez, Doing Agile Right: Transformation Without Chaos Hardcover Scrum Institute, 2020, The Scrum Framework 3rd Edition Scrum: The Art of Doing Twice the Work in Half the Time

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


https://academy.productized.co/courses/agile-scrum-kanban/ https://open.spotify.com/show/2jlYwMiw7W13pQ3ricLEaE?si=OaXpCEUXRGSU-qbyntIy6QArtigos https://open.spotify.com/show/3JcR7uWeJ43wEJV1Tajprk?si=MtT67kWWRZGjGpuRhucHRw https://scrum-master-toolbox.org - Spotify https://open.spotify.com/show/4r6DQLCHDaSNjbgtZtAfUp

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16