Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03916
Acrónimo :
DPP
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
6.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
14.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
21.0h/sem
Trabalho Autónomo :
129.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Políticas Públicas

Departamento / Department


Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não aplicável.

Objetivos Gerais / Objectives


A UC "Debates em Políticas Públicas" foi concebida com o propósito geral de reforçar a ligação entre o conteúdo teórico do Curso e a prática das Políticas Públicas. Pretende-se permitir aos alunos do Mestrado o contacto direto com decisores políticos e especialistas em áreas diferenciadas das políticas públicas, enriquecendo a articulação teórico-prática do Curso. A UC contribui também para a identificação de problemas de investigação socialmente pertinentes num espectro alargado de políticas públicas, que possa orientar a escolha de tema de trabalho final de curso.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


1. Identificar e compreender os objectivos da política pública e equacionar criticamente a sua articulação com os problemas a que pretende responder; 2. Identificar os sucessos e as insuficiências das políticas públicas recentes, em particular no que concerne aos problemas sem resposta adequada que configurem bons pontos de partida para uma Dissertação/Projecto final de Mestrado.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


As aulas da UC consistem num conjunto de sessões de debate com decisores políticos. Depois da apresentação inicial, é realizado um debate com os alunos, que conta também com a contribuição do docente da UC e de um especialista convidado. Os conteúdos específicos das sessões de debate poderão variar em função dos convidados e dos temas em debate em cada ano. As áreas de política a cobrir nas sessões podem incluir, nomeadamente: - Políticas do ambiente, clima e energia - Políticas de educação - Políticas de ciência e tecnologia - Políticas de saúde - Políticas sociais - Políticas culturais - Políticas territoriais - Políticas demográficas e migrações - Políticas de apoio às empresas - Políticas orçamentais - Políticas de defesa e segurança - Regulação da digitalização - Regulação das atividades económicas - Regulação financeira

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A coerência revela-se a dois níveis: 1. Na natureza diversificada das Políticas seleccionadas, enriquecendo assim o âmbito temático das políticas abordadas no Mestrado. 2. Na abordagem feita de cada um dos temas, abordagem que se centra na identificação dos problemas, dos objectivos da política desenhada para responder a esses problemas, e na avaliação crítica dos resultados obtidos como forma de identificar questões pertinentes de investigação em aberto.

Avaliação / Assessment


Avaliação contínua: Cada aluno deve redigir um relatório (100% da avaliação final da UC). O relatório deverá identificar as temáticas abordadas pelos conferencistas e especialistas convidados; proceder a uma síntese crítica da política pública analisada; enunciar uma questão de investigação e relacioná-la com a bibliografia académica. Não está prevista a avaliação por exame final.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


As sessões da UC funcionarão tendo por base a intervenção de um conferencista especializado no tema em causa, após o que se seguirá um período de discussão em registo seminarial. Fora da sala de aula os alunos deverão complementar a sua aprendizagem com recurso a bibliografia especializada, sob acompanhamento tutorial do docente responsável pela UC. Será particularmente incentivada a pesquisa bibliográfica e a reflexão crítica sobre a eficiência das várias políticas públicas abordadas.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A coerência é assegurada pelo facto de terem sido os objectivos de aprendizagem da UC a determinarem: 1. A seleção dos tópicos programáticos a abordar. 2. A escolha de conferencistas com um perfil em que se conjugam competências académicas com a experiência de conceção, implementação e/ou avaliação de políticas. 3. A opção por aulas em forma de seminário. 4. A opção por um sistema de avaliação centrado na pesquisa autónoma do aluno, com supervisão tutorial.

Observações / Observations


n.a.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


- Cairney, P. (2012). Understanding public policy: theories and issues. Macmillan International Higher Education. - Goodin, R. E., Moran, M., & Rein, M. (2006). The Oxford handbook of public policy. Oxford Handbooks of Political. - Heinelt, H., & Münch, S. (eds.) (2018), Handbook of European Policies: Interpretive approaches to the EU, Cheltenham and Northampton: Edward Elgar. - Howlett, M., & Mukherjee, I. (Eds.). (2018). Routledge handbook of policy design. Routledge. Blogue de Paul Carney: https://paulcairney.wordpress.com/

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


A bibliografia complementar será indicada aos alunos à medida que forem sendo abordados os respectivos tópicos em sala de aula.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16