Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04423
Acrónimo :
DPSSS
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en), Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
9.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
66.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
67.0h/sem
Trabalho Autónomo :
158.0
Horas de Trabalho Total :
225.0h/sem

Área científica / Scientific area


Serviço Social

Departamento / Department


Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas

Ano letivo / Execution Year


2021/2022

Pré-requisitos / Pre-Requisites


N.a.

Objetivos Gerais / Objectives


Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Será capaz de identificar e analisar papéis na organização/grupo, processos de interacção, identificar e ser capaz de lidar com situações de conflito. Conhecerá as formas de supervisão, as possibilidades de aplicação a nível individual, grupal e organizacional. Será capaz de discutir sobre questões profissionais em ambiente nacional e internacional. Será capaz de comunicar eficazmente em grupo, de avaliar a sua própria experiência de estudo e a de outros. Será capaz de aplicar etapas de análise de casos para abordar as questões emergentes da actividade profissional. Será capaz de reflectir / analisar questões profissionais no contexto da experiência pessoal, cultura organizacional, campo profissional, peculiaridades do grupo de clientes Os estudantes serão capazes de conceber as formas mais eficazes de resolução de problemas no serviço social. Os estudantes desenvolverão a aprendizagem para aprender e competências de aprendizagem experimental.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


Introdução ao programa. Introdução do pensamento reflexivo e crítico dentro do campo do conhecimento. Diferentes definições e contextos de supervisão. A supervisão numa perspectiva histórica. Objectivos da supervisão. Processo de supervisão. Ética em processo de supervisão. Organização da aprendizagem. Aprender com a experiência. Reflexão do conceito e métodos. Aspectos teóricos e práticos do coaching e o seu conceito. Clientes de serviço social, cultura organizacional, papel profissional e experiência pessoal no campo da actividade profissional. Papéis dos membros do grupo/organização, conflitos e suas soluções. Desenvolvimento da organização. Utilizar o método de análise de casos para lidar com questões profissionais. Stress profissional e as suas soluções: Supervisão individual ou de grupo

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


OA1: CP7; CP8 OA2: CP1; CP2; CP3;CP4;CP8 OA3:CP1 OA4: CP5;CP6 OA5:CP3; CP4 OA6:CP5; CP6;CP7; CP8 OA7:CP5

Avaliação / Assessment


Discussões, estudo de casos, aprendizagem reflexiva, trabalho de grupo, debate. | Revisão : 50 % Exame: 50 %

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Discussões, estudo de casos, aprendizagem reflexiva, trabalho de grupo, debate.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Os métodos de ensino, sem descurar a aprendizagem com base na teoria, nos conceitos, vão privilegiar os exercícios com base na articulação teoria-prática, com a abordagem a situações concretas, desenvolvendo o pensamento analítico e crítico aplicado à resolução de problemas

Observações / Observations


--

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Study readings in the Moodle environment of the study subject Certo, S. C. Supervision: concepts and skill-building. 6th ed. Boston: McGraw-Hill/Irwin, 2008. 573 p. Hawkins, P., Shohet, R. Supervision in the helping professions. 3rd ed. Maidenhead; New York: Open University Press, 2006. 258 p. Basingstoke; New York: Palgrave Macmillan, 2003. 245 p. Kadushin, A., Harkness, D. Supervision in Social Work. 4th ed. New York: ColumbiaUniversity Press, 2002. 576 p. Wiener, J., Mizen, R., Duckham, J. (editors) Supervising and being supervised: a practice in search of a theory. The function of supervision http://infed.org/mobi/the-functions-of-supervision/ Best Practice Standards in Social Work Supervision, 2013 http://www.naswdc.org/practice/naswstandards/supervisionstandards2013.pdf Professional development in social work :complex issues in practice /edited by Janet Seden ... [et al.]. Abingdon ; New York (N.Y.) : Routledge : Taylor & Francis Group, 2011.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


--

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16