Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
02316
Acrónimo :
DSEP I
Ciclo :
3.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
.

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
24.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
4.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
28.0h/sem
Trabalho Autónomo :
140.0
Horas de Trabalho Total :
168.0h/sem

Área científica / Scientific area


História

Departamento / Department


Departamento de História

Ano letivo / Execution Year


2008/2009

Pré-requisitos / Pre-Requisites


.

Objetivos Gerais / Objectives


O objetivo deste seminário é permitir aos alunos conjugar a opção por uma especialidade com a frequência diversificada de iniciativas científicas (conferências, colóquios, etc.), à sua escolha, que se inscrevam no âmbito dessa mesma especialidade. Pretende-se, deste modo, proporcionar-lhes um espaço de reflexão crítica sobre a mais recente investigação, nacional e internacional, centrada nas temáticas mais relevantes para o seu projeto de tese, promover o contacto com as redes e projetos que se desenvolvem nas respetivas áreas científicas e potencializar um enquadramento concetual e historiográfico das dinâmicas sociais e políticas em tempo longo.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


O objetivo deste seminário é permitir aos alunos conjugar a opção por uma especialidade com a frequência diversificada de iniciativas científicas (conferências, colóquios, etc.), à sua escolha, que se inscrevam no âmbito dessa mesma especialidade. Pretende-se, deste modo, proporcionar-lhes um espaço de reflexão crítica sobre a mais recente investigação, nacional e internacional, centrada nas temáticas mais relevantes para o seu projeto de tese, promover o contacto com as redes e projetos que se desenvolvem nas respetivas áreas científicas e potencializar um enquadramento concetual e historiográfico das dinâmicas sociais e políticas em tempo longo.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


O seminário não tem programa previamente definido, visando, no entanto, uma necessária complementaridade com o Seminário Dinâmicas Sociais e Estruturas Políticas II. Os seus conteúdos programáticos serão selecionados em função dos objetivos da unidade curricular, o mesmo é dizer, alargamento das perspetivas de análise das temáticas da tese de doutoramento e contacto com novas leituras e resultados da mais recente investigação realizada na área de interesse científico dos doutorandos, complementar do seminário.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Todos os conteúdos programáticos estão orientados para desenvolver nos estudantes um conhecimento informado sobre temas relevantes da produção historiográfica na área deste seminário.

Avaliação / Assessment


A avaliação final consta de dois textos, com 1200 palavras cada, sobre temas ou trabalhos de dois dos congressos frequentados e a análise crítica do que acrescentaram à reflexão sobre o objeto de estudo. Deverão ser entregues ao longo do semestre, em datas a fixar, e apresentados oralmente, em sessões para tal organizadas.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Durante o semestre os doutorandos deverão propor a participação entre 4 e 6 iniciativas, sendo que metade delas terão de se inscrever no campo disciplinar da História. A proposta deverá ser previamente validada pelos docentes do seminário e a presença confirmada mediante a apresentação de comprovativos de presença.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Tal como se espera de um programa doutoral, o modelo de conferências, em conjugação com o sistema de avaliação, permitem aos alunos, por um lado, aprofundar conhecimentos (teóricos, metodológicos, históricos), e, por outro, desenvolver algumas competências e capacidades adequadas ao nível de estudos do 3º ciclo.

Observações / Observations


.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Specific to each lecture topic. To be set by the lecturer and /or the coordinates of the seminar and researched by the student. Específica de cada tema de conferência. A indicar pelo conferencista e/ou complementado pelos docentes do seminário, e a pesquisar pelo aluno.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


--

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16