Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
02320
Acrónimo :
DSEP II
Ciclo :
3.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
.

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
24.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
4.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
28.0h/sem
Trabalho Autónomo :
140.0
Horas de Trabalho Total :
168.0h/sem

Área científica / Scientific area


História

Departamento / Department


Departamento de História

Ano letivo / Execution Year


2008/2009

Pré-requisitos / Pre-Requisites


.

Objetivos Gerais / Objectives


O seminário de Dinâmicas Sociais e Estruturas Políticas II foi concebido como um todo funcional a partir de uma introdução, designada ?Escalas e Perspetivas?, que visa definir e debater conceitos e orientações historiográficos. Privilegia-se a discussão e a não-aceitação passiva das orientações historiográficas dominantes. Nas ?Perspetivas? testam-se esses conceitos quando aplicados a domínios precisos do campo historiográfico. Selecionaram-se três campos de observação de cronologia transversal apreendidos, integrando-os no interior de problemas e debates historiográficos. Nesse sentido pretende-se a participação coletiva através da discussão em torno das leituras sugeridas que se entende como a parte seminal do curso.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


O seminário de Dinâmicas Sociais e Estruturas Políticas II foi concebido como um todo funcional a partir de uma introdução, designada ?Escalas e Perspetivas?, que visa definir e debater conceitos e orientações historiográficos. Privilegia-se a discussão e a não-aceitação passiva das orientações historiográficas dominantes. Nas ?Perspetivas? testam-se esses conceitos quando aplicados a domínios precisos do campo historiográfico. Selecionaram-se três campos de observação de cronologia transversal apreendidos, integrando-os no interior de problemas e debates historiográficos. Nesse sentido pretende-se a participação coletiva através da discussão em torno das leituras sugeridas que se entende como a parte seminal do curso.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


I. Introdução geral do seminário II. Escalas e historiografia 1. Territórios, limites, fronteiras 2. Centros e periferias 3. Grupos, indivíduos e sociedade III. Perspetivas 1. O Estado - Construção simbólica e interpretações historiográficas - Formas e práticas do poder 2. A Cidade - Espaço simbólico e de poder - Objeto, sujeito ou contexto 3. O Povo - O "popular" como categoria historiográfica - Contestação e movimentos sociais IV. Conclusões

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Todos os conteúdos programáticos estão orientados para desenvolver nos estudantes um conhecimento informado sobre temas relevantes da produção historiográfica na área deste seminário.

Avaliação / Assessment


Elaboração de um ensaio com um máximo de 5000 palavras a partir de um tema do programa. Privilegiam-se articulações com o tema da tese. Uma das sessões do seminário será dedicada à orientação e discussão dos trabalhos em curso.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Comentário de textos e participação nos seminários.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Tal como se espera de um programa doutoral, o modelo de aulas, em conjugação com o sistema de avaliação, permitem aos alunos, por um lado, aprofundar conhecimentos (teóricos, metodológicos, históricos), e, por outro, desenvolver algumas competências e capacidades adequadas ao nível de estudos do 3º ciclo.

Observações / Observations


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Bibliografia Principal / Main Bibliography


LEPETIT, The Pre-Industrial Urban System: France 1740-1840, Cambridge: Cambridge University Press/Paris, MSH,1994 JOYCE, Patrick, The Rule of Freedom: Liberalism and the Modern City, London: Verso, 2003 FLETCHER, Christopher, Jean-Philippe Gent e John Watts (ed), Gouvernment and political life in England and France c.1300? c.1500, Cambridge: Cambridge University Books, 2015 ELIAS, Norbert, O processo civilizacional: investigações e sociogenéticas e pscicogenéticas, Lisboa: Dom Quixote, 2006 BOURDIEU, Pierre, Loïc Wacquant e Samar Farage, ?Rethinking the State: Genesis and structure of the Bureaucratic Field?,Sociological Theory, vol. XII, nº1, 1994,p.1-18 BARTLETT, Robert, The Making of Europe. Conquest, colonization an cultural change, 950-1350, Londres: Penguin Books, 1993 AA.VV,"La Souveraineté royale", em Jean-Claude Schmitt e Otto Gerhard Oexle (dir) Les tendances actuelles de l?histoire du Moyen Âge en France et en Allemagne, Paris: Publications de La Sorbonne, 2003,pp.283?305

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


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Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16