Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03625
Acrónimo :
DSP
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en), Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
5.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
45.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
0.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
45.0h/sem
Trabalho Autónomo :
80.0
Horas de Trabalho Total :
125.0h/sem

Área científica / Scientific area


Psicologia

Departamento / Department


Departamento de Psicologia Social e das Organizações

Ano letivo / Execution Year


2019/2020

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Nada a referir

Objetivos Gerais / Objectives


Este curso tem como objetivo promover o entendimento dos alunos sobre os processos psicológicos sociais a partir de uma perspetiva dinâmica.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1. Os/as alunos/as adquirem um conhecimento avançado e uma visão geral do novo ramo Psicologia Social Dinâmica OA2. Os/as alunos/as reconhecem como o comportamento social, as relações sociais, as atitudes e a cognição social podem ser compreendidos e analisados em termos de formas não-lineares e complexas. OA3. Os/as alunos/as são capazes de aplicar o seu conhecimento teórico de forma a analisar situações específicas e fenómenos sociais OA4. Os/as alunos/as são capazes de apresentar um trabalho de investigação numa maneira clara e competente. OA5. Os/as alunos/as estão recetivos/as a nova informação acerca do mundo social, de forma empática e aberta a outras perspetivas

Conteúdos Programáticos / Syllabus


A Psicologia Social Dinâmica é um novo ramo da Psicologia Social que se baseia na ideia de sistemas dinâmicos com um conjunto de elementos que interagem em formas complexas, muitas vezes não-lineares, para formar padrões coerentes. Devido à complexidade dessas interações, o sistema pode evoluir de forma imprevisível à medida que novos padrões de comportamento surgem. Esta meta-teoria provou ser útil na compreensão de diversos fenômenos como na meteorologia ou cosmologia. Este módulo mostra como esta perspectiva dinâmica pode ser aplicada à elaboração de teorias e à investigação em psicologia social, e através disso, fornece uma nova visão sobre fenómenos complexos como o comportamento interpessoal, relações sociais, atitudes e a cognição social. Tópicos: CP1.A perspectiva dinâmica da psicologia social CP2.Attitudes e Julgamentos CP3. Ação e Controle CP4. A auto-estrutura CP5. Relações sociais CP6. Influência social e mudança social CP7. Psicologia no ciber-espaço CP8. Workshop Prático

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Além de promover o conhecimento dos alunos sobre os fenômenos sociais e a sua análise empírica no contexto desta abordagem dinâmica, este curso também lhes dará a oportunidade de aplicar os conteúdos aprendidos a uma variedade de tópicos de investigação através de projetos em grupo. O conteúdo programático relaciona-se com os objetivos de aprendizagem da seguinte maneira: OA1: CP1-7 OA2: CP1-8 OA3: CP8 OA4: CP8 OA5: CP8

Avaliação / Assessment


Modalidades de avaliação: Avaliação Contínua: 1. Trabalho de grupo: a) Apresentação sobre a análise bibliográfica e os conteúdos do artigo selecionado; b) Entrega dum relatório (máximo de 3 páginas) resumindo a teoria, metodologia e principais resultados do estudo em questão (50 % de nota). 2. Teste escrito: avaliação do conhecimento mais relevante (50% da nota final). Avaliação Final: Exame escrito (100%)

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Esta unidade curricular recorre a palestras, leituras de artigos, exercícios práticos e discussões nas aulas. No contexto do workshop, os tópicos são aprofundados através da análise da investigação já publicada. Os alunos trabalham em grupos na pesquisa dum artigo (no EBSCO) e apresentação na aula focando num fenômeno especifico.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Os/as alunos/as vão integrar princípios abstratos e conhecimento teórico, investigação empírica, e discussão de exemplos concretos na área da Psicologia Social Dinâmica. Metodologias de ensino e objetivos de aprendizagem: 1) Palestras para a apresentação de enquadramentos teóricos: OA1-3 2) Participação em projeto grupo: especialmente OA3, 4, 5 3) Teste final: especialmente OA1, 2,3, 4.

Observações / Observations


-

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Nowak, A., Winkowska-Nowak, K., & Bree, D. (Eds.) (2013). Complex Human Dynamics: From Mind to Societies (Understanding Complex Systems). Berlin: Springer-Verlag. Vallacher, R. R., & Nowak, A. (Eds.). (1994). Dynamical systems in social psychology. San Diego, CA: Academic Press. Nowak, A. & Vallacher, R.R. (1998). Dynamical Social Psychology. Guilford Press. Nowak, A. (2004). Dynamical minimalism: why less is more in psychology. Pers Soc Psychol Rev., 8(2):183-92.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


-

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16