Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Psicologia
Departamento / Department
Departamento de Psicologia Social e das Organizações
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Esta Unidade Curricular requer um domínio da língua inglesa no nível B (preferível C1) do sistema Europass. Todos as provas de avaliação são realizadas em inglês.
Objetivos Gerais / Objectives
Este curso tem como objetivo promover o entendimento dos alunos sobre os processos psicológicos sociais a partir de uma perspetiva dinâmica. A Psicologia Social Dinâmica é um novo ramo da Psicologia Social que se baseia na ideia de sistemas dinâmicos com um conjunto de elementos que interagem em formas complexas, muitas vezes não-lineares, para formar padrões coerentes. Devido à complexidade dessas interações, o sistema pode evoluir de forma imprevisível à medida que novos padrões de comportamento surgem. Esta meta-teoria provou ser útil na compreensão de diversos fenômenos como na meteorologia ou cosmologia. Este módulo mostra como esta perspectiva dinâmica pode ser aplicada à elaboração de teorias e à investigação em psicologia social, e através disso, fornece uma nova visão sobre fenómenos complexos como o comportamento interpessoal, relações sociais, atitudes e a cognição social.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
No final da unidade curricular, os/as alunos/as deverão: OA1. Os/as alunos/as adquirem um conhecimento avançado e uma visão geral do novo ramo Psicologia Social Dinâmica OA2. Os/as alunos/as reconhecem como o comportamento social, as relações sociais, as atitudes e a cognição social podem ser compreendidos e analisados em termos de formas não-lineares e complexas. OA3. Os/as alunos/as são capazes de aplicar o seu conhecimento teórico de forma a analisar situações específicas e fenómenos sociais OA4. Os/as alunos/as são capazes de apresentar um trabalho de investigação numa maneira clara e competente. OA5. Os/as alunos/as estão recetivos/as a nova informação acerca do mundo social, de forma empática e aberta a outras perspetivas
Conteúdos Programáticos / Syllabus
Esta UC abrange os seguintes conteúdos programáticos: CP1.A perspectiva dinâmica da psicologia social CP2.Attitudes e Julgamentos CP3. Ação e Controle CP4. A auto-estrutura CP5. Relações sociais CP6. Influência social e mudança social CP7. Psicologia no ciber-espaço CP8. Workshop Prático
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Este curso avança o conhecimento dos estudantes sobre fenómenos sociais e sua análise empírica, oferecendo a oportunidade de aplicar conteúdos aprendidos em projetos de pesquisa em pequenos grupos. Os objetivos de aprendizagem (OAs) são: OA1: Abordado pelos tópicos CP1 a CP7, que introduzem a Psicologia Social Dinâmica. OA2: Tratado nos tópicos CP1 a CP8, permitindo a análise do comportamento social e cognição social em interações complexas. OA3: Desenvolvido no tópico CP8, aplicando teoria à análise de fenómenos sociais específicos. OA4: Focado no tópico CP8, permitindo a síntese competente da pesquisa. OA5: Abordado transversalmente, especialmente no tópico CP8, incentivando a empatia e aceitação de outras perspetivas. O curso integra teoria e prática, cobrindo uma ampla gama de tópicos para garantir uma compreensão profunda da Psicologia Social Dinâmica.
Avaliação / Assessment
A avaliação é realizada exclusivamente ao longo do semestre: 1. Projeto em grupo (relatório e apresentação) (50% da nota final). 2. Teste padronizado para a avaliação de conhecimentos fundamentais (50% da nota final). De acordo com as regras da universidade parceira, não há opção de exame final. Para obter aprovação numa unidade curricular, o estudante deve alcançar a classificação mínima definida pela universidade parceira.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Esta unidade curricular recorre a palestras, leituras de artigos, exercícios práticos e discussões nas aulas. No contexto do workshop, os tópicos são aprofundados através da análise da investigação já publicada. Os alunos trabalham em grupos na pesquisa dum artigo (no EBSCO) e apresentação na aula focando num fenômeno especifico.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Os/as alunos/as vão integrar princípios abstratos e conhecimento teórico, investigação empírica, e discussão de exemplos concretos na área da Psicologia Social Dinâmica. Metodologias de ensino e objetivos de aprendizagem: 1) Palestras para a apresentação de enquadramentos teóricos: OA1-3 2) Participação em projeto grupo: especialmente OA3, 4, 5 3) Teste final: especialmente OA1, 2,3, 4.
Observações / Observations
Esta UC é oferecido na Universidade SWPS.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Nowak, A. (2004). Dynamical minimalism: why less is more in psychology. Pers Soc Psychol Rev., 8(2), 183-192. Nowak, A. & Vallacher, R.R. (1998) Dynamical Social Psychology. Guilford Press. Nowak, A., Winkowska-Nowak, K., & Bree, D. (Eds.)(2013). Complex human dynamics: From minds to societies. Berlin: Springer-Verlag. Vallacher, R.R. & Nowak, A. (Eds.) (1994) Dynamical Systems in Social Psychology. San Diego CA: Academic Press.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
-
Data da última atualização / Last Update Date
2024-07-30