Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04435
Acrónimo :
DSSCJ
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en), Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
30.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
34.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
35.0h/sem
Trabalho Autónomo :
715.0
Horas de Trabalho Total :
750.0h/sem

Área científica / Scientific area


Serviço Social

Departamento / Department


Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas

Ano letivo / Execution Year


2021/2022

Pré-requisitos / Pre-Requisites


N.a.

Objetivos Gerais / Objectives


Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Apoio online, debate, métodos de aprendizagem reflexiva, aspectos do problema escolhido na área do serviço social com jovens e crianças Os estudantes serão capazes de conceber e apresentar o problema na forma mais eficaz no contexto do serviço social Os estudantes poderão analisar e utilizar documentos legais na preparação dos textos científicos Os estudantes poderão verbalizar os argumentos de forma escrita e oral em lituano ou em línguas estrangeiras.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


Análise da literatura científica e investigação nacional e internacional; Preparação de texto científico; Avaliação.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


OA1: CP1; CP2; CP3 OA2:CP2 OA3:CP1 OA4:CP2; CP3

Avaliação / Assessment


Apoio em linha, debate, métodos de aprendizagem reflexiva estudos independentes, apresentação de relatórios de investigação e argumentação. | Processo de avaliação: Dissertação: 100%

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Apoio em linha, debate, métodos de aprendizagem reflexiva estudos independentes, apresentação de relatórios de investigação e argumentação.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Os métodos de ensino, sem descurar a aprendizagem com base na teoria, nos conceitos, vão privilegiar os exercícios com base na articulação teoria-prática, com a abordagem a situações concretas, desenvolvendo o pensamento analítico e crítico aplicado à resolução de problemas

Observações / Observations


--

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Staines, Gail M. (2019). Social sciences research: Research, writing, and presentation strategies for students (3rd ed.). London: Rowman & Littlefield. Mukherji, P. (2015). Research methods in early childhood: an introductory guide. London: Sage Ivankova, N. V. (2015). Mixed methods applications in action research: from methods to community action. London: Sage Ignatow, Gabe, & Mihalcea, Rada. (2018). An introduction to text mining: Research design, data collection, and analysis. Los Angeles [etc.]: SAGE. Groundwater-Smith, S. (2015). Participatory research with children and young people. Devlin, Ann Sloan. (2018). The research experience: Planning, conducting, and reporting research. Los Angeles (Calif.) [etc.]: Sage. Creswell, John W., & Creswell, J. David. (2018). Research design: Qualitative, quantitative, and mixed methods approaches (5th ed.). Los Angeles Calif.] [etc.]: SAGE.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


--

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16