Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Serviço Social
Departamento / Department
Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas
Ano letivo / Execution Year
2021/2022
Pré-requisitos / Pre-Requisites
N.a.
Objetivos Gerais / Objectives
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
Apoio online, debate, métodos de aprendizagem reflexiva, aspectos do problema escolhido na área do serviço social com jovens e crianças Os estudantes serão capazes de conceber e apresentar o problema na forma mais eficaz no contexto do serviço social Os estudantes poderão analisar e utilizar documentos legais na preparação dos textos científicos Os estudantes poderão verbalizar os argumentos de forma escrita e oral em lituano ou em línguas estrangeiras.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
Análise da literatura científica e investigação nacional e internacional; Preparação de texto científico; Avaliação.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
OA1: CP1; CP2; CP3 OA2:CP2 OA3:CP1 OA4:CP2; CP3
Avaliação / Assessment
Apoio em linha, debate, métodos de aprendizagem reflexiva estudos independentes, apresentação de relatórios de investigação e argumentação. | Processo de avaliação: Dissertação: 100%
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Apoio em linha, debate, métodos de aprendizagem reflexiva estudos independentes, apresentação de relatórios de investigação e argumentação.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Os métodos de ensino, sem descurar a aprendizagem com base na teoria, nos conceitos, vão privilegiar os exercícios com base na articulação teoria-prática, com a abordagem a situações concretas, desenvolvendo o pensamento analítico e crítico aplicado à resolução de problemas
Observações / Observations
--
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Staines, Gail M. (2019). Social sciences research: Research, writing, and presentation strategies for students (3rd ed.). London: Rowman & Littlefield. Mukherji, P. (2015). Research methods in early childhood: an introductory guide. London: Sage Ivankova, N. V. (2015). Mixed methods applications in action research: from methods to community action. London: Sage Ignatow, Gabe, & Mihalcea, Rada. (2018). An introduction to text mining: Research design, data collection, and analysis. Los Angeles [etc.]: SAGE. Groundwater-Smith, S. (2015). Participatory research with children and young people. Devlin, Ann Sloan. (2018). The research experience: Planning, conducting, and reporting research. Los Angeles (Calif.) [etc.]: Sage. Creswell, John W., & Creswell, J. David. (2018). Research design: Qualitative, quantitative, and mixed methods approaches (5th ed.). Los Angeles Calif.] [etc.]: SAGE.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
--
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16