Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04499
Acrónimo :
DSSES
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
48.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
10.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
9.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
19.0h/sem
Trabalho Autónomo :
1181.0
Horas de Trabalho Total :
1200.0h/sem

Área científica / Scientific area


Ciências Sociais

Departamento / Department


ISCTE

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Objetivos Gerais / Objectives


O objetivo da UC é acompanhar os alunos no desenvolvimento de trabalhos de investigação originais no âmbito dos Estudos do Ambiente e da Sustentabilidade. A investigação será em geral de caracter empírico, podendo ser aceites investigações teóricas. A condução de investigação empírica é crucial tanto para o desenvolvimento do conhecimento científico, como para a análise de problemas contextuais mais específicos. A UC permitirá aos alunos o desenvolvimento de capacidade crítica relativamente à investigação e participar de forma ativa na comunidade científica.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


O aluno que complete com sucesso a UC será capaz de: - Escolher um tema e formular um problema de investigação dentro dele - Elaborar uma revisão de literatura e enquadrar o problema com recurso a teorias e evidências empíricas - Escolher métodos e materiais apropriados para recolha e tratamento de dados - Analisar resultados e retirar conclusões fundamentadas - Redigir um artigo científico e um poster

Conteúdos Programáticos / Syllabus


No início desta unidade curricular, os alunos poderão escolher um tópico de interesse pessoal e relevante para as áreas abrangidas no Mestrado, bem como um orientador. Com o orientador, os alunos deverão: - Formular a questão de partida - Identificar a literatura relevante, e elaborar uma revisão teórica e empírica - Formular o problema de investigação e os objetivos específicos - Desenhar um estudo que permita alcançar esses osbjectivos - Criar um procedimento e os materiais necessários - Conduzir o estudo - Analisar e interpretar resultados - Elaborar o plano da dissertação - Escrever a dissertação Durante este processo os alunos receberão orientações relevantes para o tema da dissertação e para a condução do processo de investigação em si mesmo, como por exemplo literatura relevante para o tópico e indicações acerca do design a utilizar.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A orientação de uma dissertação deve providenciar aos alunos acesso a teorias, modelos e investigação relevante para o tópico da dissertação, ajudando os alunos a identificarem os métodos de recolha e análise de dados mais adequados. Por outro lado, a orientação deve também englobar um aconselhamento mais global acerca da organização do processo de investigação, desenho de estudos exequíveis, organização da dissertação, estruturação da escrita, etc. Os tópicos descritos no programa garantem uma condução eficaz e bem sucedida do projeto . As competências adquiridas na condução autónoma da dissertação são consonantes com os objetivos da unidade curricular. A orientação permitirá solidificar estas competências, através de uma reflexão crítica dos problemas e sucessos encontrados durante o processo.

Avaliação / Assessment


Serão utilizados dois métodos de ensino: (i) orientação da dissertação feita em contacto direto com o orientador em sessões individuais ou excecionalmente em grupos pequenos de alunos cujo tópico da tese seja muito semelhante; (ii) presença em seminários em que cada aluno apresenta o estado da sua tese, atividades planeadas, dificuldades encontradas, etc. Estes seminários focar-se-ão no tópico da dissertação, bem como no processo de investigação e escrita. | A dissertação será avaliada por um júri em provas públicas, após a confirmação por parte do orientador de que esta está concluída e se encontra em condições de ser apresentada em provas públicas. A avaliação será baseada no mérito científico do estudo e na sua adequação teórica e metodológica.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Serão utilizados dois métodos de ensino: (i) orientação da dissertação feita em contacto direto com o orientador em sessões individuais ou excecionalmente em grupos pequenos de alunos cujo tópico da tese seja muito semelhante; (ii) presença em seminários em que cada aluno apresenta o estado da sua tese, atividades planeadas, dificuldades encontradas, etc. Estes seminários focar-se-ão no tópico da dissertação, bem como no processo de investigação e escrita.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


O método de ensino assenta no apoio a uma condução essencialmente autónoma da dissertação, oferecendo aos alunos apoio individualizado, sugestões e orientações sempre que necessárias. A orientação individual de cada aluno permite o desenvolvimento desta autonomia na execução da tese. O aluno poderá ainda beneficiar de seminários, onde encontrará sugestões e apoio adicionais de um grupo mais alargado.

Observações / Observations


Bibliografia Principal / Main Bibliography


Normas orientadoras para a dissertação ou trabalho de Projeto de Mestrado. Creswell, J. W., & Creswell, J. D. (2017). Research design: Qualitative, quantitative, and mixed methods approaches. Sage publications. Gil, P.J.S. & Relvas, A.F.C (2015). O Pequeno Livro da Dissertação. IST. McMillan, K., & Weyers, J. (2007). How to write dissertations & project reports. Pearson Education.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16