Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
482 - Informática na ótica do utilizador
Departamento / Department
Departamento de Tecnologias Digitais
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
--
Objetivos Gerais / Objectives
Os/As estudantes compreenderão o impacto dos dados de saúde e dos sistemas de informação na qualidade, segurança e rentabilidade dos cuidados de saúde, bem como as tendências e tecnologias emergentes neste domínio. O curso inclui experiência prática com ferramentas e técnicas de recolha, análise e comunicação de dados de saúde, bem como pensamento crítico e exercícios de resolução de problemas para conceber, implementar e gerir dados de saúde e sistemas de informação.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
OA1.Compreender os princípios da recolha, gestão e análise de dados de saúde. OA2. Analisar o papel dos sistemas de informação em saúde na prestação de cuidados de saúde. OA3. Conhecer as normas de dados, as fontes de dados e as ferramentas de análise de dados utilizadas nos cuidados de saúde. OA4. Compreender as questões éticas e legais relacionadas com os dados de saúde e os sistemas de informação.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1.Introdução aos Sistemas de Informação e Dados de Saúde: Visão geral da gestão da informação de saúde. Importância dos dados de saúde para a prestação de cuidados de saúde e para a tomada de decisões. Introdução aos sistemas de informação em saúde e registos de saúde electrónicos (RSEs) CP2.Recolha de dados de saúde e normas. CP3. Interoperabilidade de dados na saúde. CP4. Gestão e análise de dados de saúde. CP5. Sistemas de apoio à decisão clínica (CDSS) CP6. Implementação de Sistemas de Informação em Saúde: Seleção e aquisição de sistemas. Metodologias de implementação de sistemas. Gestão da mudança e estratégias de adoção pelos utilizadores. CP7. Tendências futuras em dados de saúde e sistemas de informação: Big data e analítica nos cuidados de saúde. Inteligência artificial e aprendizagem automática na análise de dados de saúde. Medicina personalizada e informática de precisão no domínio da saúde.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Os conteúdos programáticos estão estruturados numa base teórica e científica, que permite a aquisição de conhecimentos básicos sobre os sistemas de informação atualmente existentes nos hospitais e na área da saúde, desde os elementos da base aplicacional até às entidades informacionais que suportam os sistemas e a necessidade de uma transição digital. Estes conhecimentos permitirão aos/às estudantes compreender as questões e responder apresentando soluções, sejam elas alterações na sua estrutura ou a integração de mais tecnologia nas tarefas diárias ou na relação com o meio hospitalar para responder aos constantes desafios. Desta forma, existe um alinhamento total dos conteúdos com os objetivos do curso.
Avaliação / Assessment
A metodologia de ensino-aprendizagem da UC é ativa. O/A aluno/a é o/a principal responsável. Há um incentivo ao desenvolvimento da capacidade de absorção de conteúdos de forma autónoma, através da análise bibliográfica e de casos práticos, utilização e discussão crítica de conteúdos digitais, misturando assim conteúdos teóricos leccionados em participação pessoal, projectos individuais e de grupo. Nas aulas teóricas, são apresentadas as bases estruturais e conceptuais e o trabalho é alinhado com os objetivos de aprendizagem. A UC segue o modelo de avaliação ao longo do semestre por projeto pelo seu carácter eminentemente prático, não contemplando exame final.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
A metodologia de ensino-aprendizagem da UC é ativa. O/A aluno/a é o/a principal responsável. Há um incentivo ao desenvolvimento da capacidade de absorção de conteúdos de forma autónoma, através da análise bibliográfica e de casos práticos, utilização e discussão crítica de conteúdos digitais, misturando assim conteúdos teóricos leccionados em participação pessoal, projectos individuais e de grupo. Nas aulas teóricas, são apresentadas as bases estruturais e conceptuais e o trabalho é alinhado com os objetivos de aprendizagem.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
"No que diz respeito à metodologia de ensino, ao realizar a apresentação real de casos, quer através da análise de artigos com casos de estudo, quer através de vídeos e conteúdos online, apoiada na aplicação prática da análise de sistemas de informação dentro das organizações ligadas à área da saúde e no desenvolvimento da modelação de processos de negócio e seus benefícios para uma organização, permite ao/à aluno/a apreender os vários objetivos da disciplina. Nas aulas teóricas, é assegurado um alinhamento estratégico de compreensão das necessidades das organizações, do sector da Saúde, quais os processos que as suportam e quais os sistemas mais adequados para integrar processos ou melhorar os existentes. As aulas práticas permitem aos/às alunos/as utilizar os conhecimentos adquiridos no apoio, suporte e gestão de sistemas de informação ligados à área da saúde."
Observações / Observations
Assíncrono: TP=18 Síncrono: T=6; OT=1
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Jossey-Bass. Robson, W. (1996), Strategic Management and Information Systems: An Integrated Approach, (2nd ed), FT Management; Bourgeois, D. T. (2014), Information Systems for Business and Beyond, S.l.: Lulu.com Ammenwerth, E., de Keizer, N., & Brender, J. (2011). Introduction to health information systems. Springer.
Wyatt, J. C. (2010). Health information systems: Challenges of the new millennium. J of the American Medical Informatics Association, 17(3), 263-266. Fridsma, D. B., & Altman, R. B. (2013). A practical approach to big data in health care : Strategies for getting to know your data. Journal of the American Medical Informatics Association, 20(1), 111-116.
Wager, K. A., Lee, F. W., & Glaser, J. P. (2017). Health care information systems: A practical approach for health care management (4th ed.).
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Data da última atualização / Last Update Date
2024-10-10