Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
L5052
Acrónimo :
L5052
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Tecnologia, Produção e Operações

Departamento / Department


Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral

Ano letivo / Execution Year


2020/2021

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não tem

Objetivos Gerais / Objectives


Esta unidade curricular tem por objectivo promover a concepção estruturada e sistemática de situações de trabalho e sua medição, alinhadas com a estratégia da organização.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final desta UC os alunos deverão ter adquirido conhecimento para: 1. Salientar a relevância dos sistemas de trabalho para a estratégia da organização. 2. Enquadrar os sistemas de trabalho no paradigma da I4.0 e da Economia Circular 3. Enquadrar os sistemas de trabalho no âmbito da cadeia de abastecimento e no âmbito dos processos de que fazem parte. 4. Identificar, discutir e aplicar as implementações das diversas dimensões dos Sistemas de Trabalho, com ênfase na relação entre as tarefas e o produto e a respetiva medição da eficiência

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1) Introdução 2) RH nas operações - Estratégia de RH - Green human resource management and firms? sustainability performance 3) Alinhamento estratégico dos sistemas de trabalho - Circular Economy business models for organizations - Aligning Circular Economy and Work Systems Design with Human Resources Management - Perspetiva de cadeia de abastecimento - Outsourcing na cadeia de abastecimento - Smart industry and the pathways to HRM 4.0 4) Fatores que influenciam o desempenho nos processos, atividades e tarefas - Processos: mapeamento, análise e melhoria - Organização do espaço - (re)designing Industry 4.0-enabled work system 5) Conceção da tarefa - Definição, viabilidade - Decisões relevantes: especialização, formalização, treino, trab. grupo, tecnologia, PT 6) Medida do trabalho - Base conceptual - Estudo dos tempos: Observações, tempo observado, ritmo, tolerâncias, Tempo Normal/Padrão, taxa de produção - Observações instantâneas: dados, observações, fração - Methods-time measurement

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Esta "demonstração de consistência" decorre da interligação dos conteúdos programáticos (CP) com os objectivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1 - CP1, CP2 OA2 - CP3, CP4 OA3 - CP4, CP5, CP6

Avaliação / Assessment


Dois sistemas alternativos: A. Avaliação contínua: 1. Participação em aula (5%) e ficha individual (5%) 2. Trabalho de grupo (20%) 3. Teste intercalar (20%) 4. Teste escrito individual (50%) Aprovação obtida com avaliação superior a 10 valores e nota mínima de 7,5 valores no teste escrito individual. Presença obrigatória em 80% das aulas. B. Exame final escrito individual Para alunos que não obtiveram aprovação na modalidade anterior ou que decidiram não fazer avaliação contínua.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


No decurso da UC recorrer-se-á a metodologias: 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência 2. Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos 3. Activas, com realização de trabalhos individuais e de grupo 4. Colaborativas com realização de trabalhos de grupo. 5. Auto-estudo, relacionado com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


É a seguinte a correspondência entre as metodologias de ensino e os objectivos de aprendizagem (OA): 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência: OA1, OA2, OA3 2. Metodologias participativas c/ análise e discussão de casos de estudo, e textos de apoio e leitura: OA1, OA2, OA3 3. Metodologias activas e colaborativas com realização de trabalhos de grupo: OA1, OA2, OA3 4. Colaborativas com realização de trabalhos de grupo: OA1, OA2, OA3 5. Auto-estudo, relacionado com o trabalho autónomo do aluno: OA1, OA2, OA3

Observações / Observations


Os alunos abrangidos pelo «Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais» deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC. Tendo em conta o comunicado do Gabinete do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, de 21.1.2021, no contexto das medidas extraordinárias do estado de emergência, o início das atividades letivas decorrerá em formato de ensino à distância. Todas as alterações que possam acontecer serão comunicadas aos estudantes.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


- Wilson, F. (2010). Organizational behaviour & work. 3rd. Ed. UK, Oxford Univ. press - Slack, N., Brandon-Jones, A. & Johnston, R. (2013). Operations management. 7th edition, Pearson Ltd., UK - Reid, R. & Sanders, N. (2011). Operations management. 4th Ed., John Wiley & Sons, USA. - Johnston, R. & Staughton, R. (2009). Establishing and developing strategic relationships - the role for operations managers. International Journal of Operations & Production Management, 29, 6, 564-590. - Bilhim, J. (2008). Teoria Organizacional. 6ª ed. Lisboa, ISCSP Ed

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


- Mintzberg, H. (1979). The structuring of organisations. Prentice-Hall International Inc., USA. - Meel, J., Martens, Y. & Ree, H.J. (2010). Planning Office Spaces: A Practical Guide for Managers and Designers. New York, Laurence King Publishers. - Jacobs, F., Docherty, P., Kira, M., A. B. Shani (eds) (2009). Creating sustainable work systems, 2nd. Ed, London, Routledge Publishing - Chase, R. and Aquilano, J. (2011). Operations and supply management. 13th Edition, McGraw-Hill, USA.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16