Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Tecnologia, Produção e Operações
Departamento / Department
Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Ano letivo / Execution Year
2020/2021
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não tem
Objetivos Gerais / Objectives
Esta unidade curricular tem por objectivo promover a concepção estruturada e sistemática de situações de trabalho e sua medição, alinhadas com a estratégia da organização.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
No final desta UC os alunos deverão ter adquirido conhecimento para: 1. Salientar a relevância dos sistemas de trabalho para a estratégia da organização. 2. Enquadrar os sistemas de trabalho no paradigma da I4.0 e da Economia Circular 3. Enquadrar os sistemas de trabalho no âmbito da cadeia de abastecimento e no âmbito dos processos de que fazem parte. 4. Identificar, discutir e aplicar as implementações das diversas dimensões dos Sistemas de Trabalho, com ênfase na relação entre as tarefas e o produto e a respetiva medição da eficiência
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1) Introdução 2) RH nas operações - Estratégia de RH - Green human resource management and firms? sustainability performance 3) Alinhamento estratégico dos sistemas de trabalho - Circular Economy business models for organizations - Aligning Circular Economy and Work Systems Design with Human Resources Management - Perspetiva de cadeia de abastecimento - Outsourcing na cadeia de abastecimento - Smart industry and the pathways to HRM 4.0 4) Fatores que influenciam o desempenho nos processos, atividades e tarefas - Processos: mapeamento, análise e melhoria - Organização do espaço - (re)designing Industry 4.0-enabled work system 5) Conceção da tarefa - Definição, viabilidade - Decisões relevantes: especialização, formalização, treino, trab. grupo, tecnologia, PT 6) Medida do trabalho - Base conceptual - Estudo dos tempos: Observações, tempo observado, ritmo, tolerâncias, Tempo Normal/Padrão, taxa de produção - Observações instantâneas: dados, observações, fração - Methods-time measurement
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Esta "demonstração de consistência" decorre da interligação dos conteúdos programáticos (CP) com os objectivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1 - CP1, CP2 OA2 - CP3, CP4 OA3 - CP4, CP5, CP6
Avaliação / Assessment
Dois sistemas alternativos: A. Avaliação contínua: 1. Participação em aula (5%) e ficha individual (5%) 2. Trabalho de grupo (20%) 3. Teste intercalar (20%) 4. Teste escrito individual (50%) Aprovação obtida com avaliação superior a 10 valores e nota mínima de 7,5 valores no teste escrito individual. Presença obrigatória em 80% das aulas. B. Exame final escrito individual Para alunos que não obtiveram aprovação na modalidade anterior ou que decidiram não fazer avaliação contínua.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
No decurso da UC recorrer-se-á a metodologias: 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência 2. Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos 3. Activas, com realização de trabalhos individuais e de grupo 4. Colaborativas com realização de trabalhos de grupo. 5. Auto-estudo, relacionado com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
É a seguinte a correspondência entre as metodologias de ensino e os objectivos de aprendizagem (OA): 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência: OA1, OA2, OA3 2. Metodologias participativas c/ análise e discussão de casos de estudo, e textos de apoio e leitura: OA1, OA2, OA3 3. Metodologias activas e colaborativas com realização de trabalhos de grupo: OA1, OA2, OA3 4. Colaborativas com realização de trabalhos de grupo: OA1, OA2, OA3 5. Auto-estudo, relacionado com o trabalho autónomo do aluno: OA1, OA2, OA3
Observações / Observations
Os alunos abrangidos pelo «Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais» deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC. Tendo em conta o comunicado do Gabinete do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, de 21.1.2021, no contexto das medidas extraordinárias do estado de emergência, o início das atividades letivas decorrerá em formato de ensino à distância. Todas as alterações que possam acontecer serão comunicadas aos estudantes.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
- Wilson, F. (2010). Organizational behaviour & work. 3rd. Ed. UK, Oxford Univ. press - Slack, N., Brandon-Jones, A. & Johnston, R. (2013). Operations management. 7th edition, Pearson Ltd., UK - Reid, R. & Sanders, N. (2011). Operations management. 4th Ed., John Wiley & Sons, USA. - Johnston, R. & Staughton, R. (2009). Establishing and developing strategic relationships - the role for operations managers. International Journal of Operations & Production Management, 29, 6, 564-590. - Bilhim, J. (2008). Teoria Organizacional. 6ª ed. Lisboa, ISCSP Ed
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
- Mintzberg, H. (1979). The structuring of organisations. Prentice-Hall International Inc., USA. - Meel, J., Martens, Y. & Ree, H.J. (2010). Planning Office Spaces: A Practical Guide for Managers and Designers. New York, Laurence King Publishers. - Jacobs, F., Docherty, P., Kira, M., A. B. Shani (eds) (2009). Creating sustainable work systems, 2nd. Ed, London, Routledge Publishing - Chase, R. and Aquilano, J. (2011). Operations and supply management. 13th Edition, McGraw-Hill, USA.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16