Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04293
Acrónimo :
DSTG
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português,Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
3.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
10.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
4.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
15.0h/sem
Trabalho Autónomo :
60.0
Horas de Trabalho Total :
75.0h/sem

Área científica / Scientific area


Gestão Geral

Departamento / Department


Ano letivo / Execution Year


2022/2023

Pré-requisitos / Pre-Requisites


.

Objetivos Gerais / Objectives


Proporcionar aos estudantes o conhecimento de temas atuais transversais da gestão e suas implicações para um gestor.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Esta Unidade Curricular tem os seguintes objetivos de aprendizagem: 1. Abordar temas atuais transversais de gestão; 2. Analisar a sua importância e impactos na gestão; 3. Debater tendências na área da gestão.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Situação atual de setores relevantes em Portugal, principais desafios e tendências 2. O atual e futuro (previsto) contexto social, económico e financeiro 3. Corporate governance e estruturas organizacionais em contexto multicultural

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


A correspondência entre os objectivos de aprendizagem (OA) e os conteúdos programáticos (CP) é a seguinte: CP 1 - OA 1; CP 2 - OA 2; CP 3- OA 3.

Avaliação / Assessment


A avaliação deve ser esta: Sem prejuízo do estrito cumprimento do regulamento do programa, a avaliação contínua exige a presença mínima em 60% das aulas e inclui a realização de: - Um trabalho de grupo: com a ponderação de 80%; - Participação nas aulas e exercícios em sala: com a ponderação de 20%. Avaliação em 2ª época apenas para fins de aprovação - realização de um exame final que representará 100% da nota final obtida, não se considerando a componente de avaliação contínua.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


1. Metodologias expositivas, ligadas à exposição oral de conceitos; 2. Metodologias participativas, ligadas à análise e resolução de casos e exercícios em aula; 3. Autoestudo.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A correspondência entre as metodologias de ensino (ME) e os conteúdos programáticos (CP) é a seguinte: ME 1 - OA1; OA2; OA3 ME 2 - OA1; OA2; OA3 ME 3 -OA1; OA2; OA3

Observações / Observations


.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Guillen, M. 2030: How Today's Biggest Trends Will Collide and Reshape the Future of Everything, St. Martin's Press, 2020

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Marr, B. Business Trends in Practice: The 25+ Trends That are Redefining Organizations. Wiley, 1st Edition, 2021 Parrot, M., Parrot, C. Meta-Trends and the Next Economy Paperback, Motivational Press, Incorporated, 2018; Powers, D., On Trend: The Business of Forecasting the Future, University of Illinois Press, 1st Edition, 2019;

Data da última atualização / Last Update Date


2024-06-04