Métodos de Ensino e Avaliações

A aprendizagem assenta na seguinte distribuição do tempo de trabalho lectivo: a) 12 aulas teóricas destinadas à apresentação do programa da cadeira. b) 2 aulas práticas temáticas dedicadas à realização de um exercício criativo com base num dos tópicos do programa ou ao visionamento e subsequente discussão de curtas-metragens de natureza etnográfica. c) 4 aulas práticas para apresentação de textos em regime de seminário, visando estimular a capacidade de partilhar ideias e conceitos aprendidos; de formular projectivamente problemas, definir percursos, cenários e focos de interesse para pesquisa; apresentar e discutir ideias e projectos com os colegas. d) 4 aulas práticas centradas no estudo de monografias etnográficas, visando a planificação informada de um ensaio escrito. | O aproveitamento nesta cadeira depende do cumprimento dos objectivos em que se traduz o esforço de aprendizagem do estudante (168 horas, incluindo aulas teóricas e práticas, tempos de leitura e de preparação e elaboração de trabalhos) aferido de acordo com os momentos de avaliação integrantes do plano de actividades lectivas. A avaliação conjuga elementos de ?avaliação periódica? e de ?avaliação contínua?, pressupondo-se a participação assídua nas aulas e debates, bem como a apresentação escrita dos conteúdos assimilados. As notas finais decorrem dos seguintes elementos de avaliação: a) 20% da nota final - apresentação de comunicação em seminário e qualidade geral das intervenções e participação nas aulas práticas. b) 30% da nota final - relatório de aprendizagem. c) 50% da nota final - ensaio. Sempre que solicitado, o docente estará disponível para atendimento aos estudantes em horários a combinar.