Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04434
Acrónimo :
E-PIC
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en), Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
26.0h/sem
Estágio (E) :
136.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
0.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
162.0h/sem
Trabalho Autónomo :
0.0
Horas de Trabalho Total :
162.0h/sem

Área científica / Scientific area


Serviço Social

Departamento / Department


Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas

Ano letivo / Execution Year


2021/2022

Pré-requisitos / Pre-Requisites


N.a.

Objetivos Gerais / Objectives


Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Será capaz de aplicar princípios éticos à investigação e prática do serviço social Será capaz de analisar e interpretar dados de investigação, formular conclusões e recomendações bem fundamentadas. Será capaz de definir o problema da investigação, finalidade, objectivos, escolher métodos apropriados de recolha e análise de dados. Aprenderá a aprender com a reflexão da sua experiência prática para iniciar, desenvolver e coordenar projectos sociais, avaliar uma situação, encontrar soluções de conflito, organizar, coordenar e avaliar o processo de apoio social a crianças e jovens para realizar tarefas de gestão social, administração e investigação. Aprenderão a levantar questões problemáticas, identificar problemas/dilemas éticos nas suas actividades de investigação e procurarão as melhores soluções possíveis em contextos de reflexão individual e de grupo.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Introdução à Prática da Pesquisa Científica: prática objectivos, resultados da aprendizagem, documentos práticos, tarefas práticas, critérios de avaliação. Processo de prática na instituição de prática: escolha da instituição de prática, contacto com a instituição, apresentação e discussão das tarefas de prática, preparação do programa de prática e projecto de investigação. 2. Projecto de investigação. 3. Implementação de tarefas práticas na instituição de prática 4. Reflexão sobre a experiência prática (em grupo) 5. Praticar a auto-avaliação 6. Relatório

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


OA1: CP1 OA2: CP4, CP5; CP6 OA3: CP4; CP5; CP6 OA4: CP2 OA5: CP2; CP3; CP4; CP5; CP6 OA6: CP2; CP3; CP4; CP5; CP6

Avaliação / Assessment


Discussão, análise de casos, investigação científica, aprendizagem reflexiva. | Formação prática / Prática/ Estágio: 50 % Exame: 50 %

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Discussão, análise de casos, investigação científica, aprendizagem reflexiva.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Os objetivos de aprendizagem concretizam-se na articulação entre a formação teórica e a formação prática; na aplicação do conhecimento ao exercício de investigação e intervenção e na reflexão da experiência enquadrada pela formação teórica.

Observações / Observations


--

Bibliografia Principal / Main Bibliography


6. Krysik, J.L., Finn, J. (2010). Research for effective social work practice. 2nd ed. Routledge: New York and London. 5. Creswell, J. W. (2009). Research design: qualitative, quantitative, and mixed methods approaches. 3rd ed. Thousand Oaks (Calif.); London: SAGE Publications. 4. Jeffs,T., Smith, M. (2010). Youth work practice. UK: Palgrave MacMillan. 3. Gharabaghi, K. (2010). Professional issues in child and youth care practice. London, New York: Routlage. 2. Bradford, S., Cullen, F. (2012). Research and Research Methods for Youth Practitioners. London, New York: Routlage. 1. Raudeli?nait?, R., Petrauskien?, A. (2014). Practice Guide for Master Degree Programme in Social Work with Children and Youth. Vilnius: Mykolas Romeris University.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


--

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16