Métodos de Ensino e Avaliações

Uma disciplina 'introdutória' à região oriental do globo deverá dedicar atenção especial à sensibilização dos discentes para a particular complexidade da zona, devido à confluência e interacção de grupos indígenas e poderes coloniais exteriores, sobretudo a partir do século XVI. Propõe-se uma combinação de aulas teóricas e seminários de discussão de curtos textos, lidos pela turma previamente aos debates. Estes textos serão escolhidos quer pela sua clareza de descrição etnográfica, quer pela forma modelar pela qual expõem temas teóricos centrais (p. ex., conceitos de: 'grupo étnico', colonialismo, identidades, autenticidade, transnacionalismo, diáspora). | Participação nas aulas: 10% Discussão, debate e compreensão de leituras: 20% Ensaio teórico/etnográfico final: 70% O ensaio final, de autoria individual e de reduzida dimensão (4-5 pp.), incidirá sobre um caso etnográfico concreto ou um conceito teórico central (ou ambos, interligados) abordado ao longo do semestre.