Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04273
Acrónimo :
EAME
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en)
Língua(s) amigável(eis) :
·

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
21.0h/sem
Trabalho Autónomo :
129.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Gestão Geral

Departamento / Department


Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral

Ano letivo / Execution Year


2021/2022

Pré-requisitos / Pre-Requisites


N/A

Objetivos Gerais / Objectives


Desenvolver uma compreensão crítica alargada sobre o fenómeno do empreendedorismo no continente Africano e nos principais mercados emergentes do mundo, nomeadamente os da Ásia e da América Latina, ao nível das políticas públicas, da inovação empresarial e do impacto sobre o desenvolvimento, através de uma abordagem abrangente que inclui a análise do processo histórico, das ideologias políticas, do ambiente institucional e do crescimento económico.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1: Compreender a relação de causa-efeito entre o empreendedorismo e o desenvolvimento OA2: Desenvolver uma compreensão crítica aprofundada sobre o fenómeno do empreendedorismo no continente Africano OA3: Desenvolver uma compreensão crítica alargada sobre o fenómeno do empreendedorismo nos principais mercados emergentes

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1 Empreendedorismo e desenvolvimento 1.1 Criação de empresas, crescimento económico e desenvolvimento 1.2 Processo histórico do fenómeno empreendedor 1.3 O empreendedorismo no contexto da economia política do desenvolvimento 1.4 Empreendedorismo de necessidade e empreendedorismo de oportunidade 2 Empreendedorismo em África 2.1 Ideologias políticas, ambientes institucionais e doing business em África 2.2 Políticas públicas e ecossistemas empreendedores africanos 2.3 Empreendedorismo na economia informal em África 2.4 Inovação, desenvolvimento tecnológico e estratégias empresariais em África 2.5 Casos paradigmáticos de empreendedorismo africano 3 Empreendedorismo em mercados emergentes (ME) 3.1 Quadro metodológico do empreendedorismo em ME 3.2 Casos paradigmáticos de empreendedorismo em mercados emergentes asiáticos 3.3 Casos paradigmáticos de empreendedorismo em mercados emergentes da América Latina 3.4 Casos paradigmáticos de empreendedorismo em mercados emergentes do resto do mundo

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


OA1 ? P1.1 + P1.2 + P1.3 + P1.4 OA2 ? P2.1 + P2.2 + P2.3 + P2.4 + P2.5 OA3 ? P3.1 + P3.2 + P3.3 + P3.4

Avaliação / Assessment


Contínua (para poder optar por esta modalidade de avaliação, o estudante deverá ter uma assiduidade mínima às sessões de contacto de 70%): a) Presença e participação ativa nas aulas - 20% b) Ensaio, artigo ou estudo de caso individual (5.000 a 10.000 palavras) - 80%. Final: Exame escrito - 100%

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Uma aula típica inclui: 1-Apresentação dos objetivos 2-Exposição teórica dos conteúdos programáticos 3-Discussão e exploração crítica do tema com os alunos 4-Acompanhamento do trabalho autónomo dos alunos 5-Conclusão e sumário

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


OA1 ? ME1 + ME2 + ME3 + ME4 + ME5 OA2 ? ME1 + ME2 + ME3 + ME4 + ME5 OA3 ? ME1 + ME2 + ME3 + ME4 + ME5

Observações / Observations


N/A

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Dana, L-P., Ratten, V., & Honyenuga, B. Q. (Eds.) (2018). African entrepreneurship ? Challenges and opportunities for doing business. Palgrave Macmillan. Cuervo-Cazurra, A., Newburry, W., & Park, S. H. (Eds.) (2020). Building strategic capabilities in emerging markets. Cambridge University Press.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Taura, N. S., Bolat, E., & Madichie, N. O. (Eds.) (2019). Digital entrepreneurship in Sub-Saharan Africa ? Challenges, Opportunities and Prospects. Palgrave Macmillan. Spring, A., & McDade, B. E. (Eds.) (1998). African entrepreneurship ? Theory and reality. University Press of Florida. Pereira, R., & Maia, R. (2019). The role of politics and institutional environment on entrepreneurship: Empirical evidence from Mozambique. JANUS.NET e-journal of International Relations, 10(1), 98-111. Pereira, R., & Maia, R. (2018). Entrepreneurship in Africa: An exploratory analysis using data from the global entrepreneurship monitor (GEM). JANUS.NET e-journal of International Relations, 9(2), 109-123. Pereira, R. (2020). A historical perspective of entrepreneurship in Angola. JANUS.NET e-journal of International Relations, 11(1), 60-76. Ndulu, B., Chakraborti, L., Lijane, L., Ramachadran, V., & Wolgin, J. (2007). Challenges of African Growth ? Opportunities, Constraints and Strategic Directions. The International Bank for Reconstruction and Development, World Bank, Washington DC. Montiel, P. J. (2011). Macroeconomics in emerging markets. 2nd edition. Cambridge University Press. Klingebiel, R., & Stadler, C. (2017). Three things driving entrepreneurial growth in Africa. Harvard Business Review, 95(2), 2-4. Kamdem, E., Chevalier, F., & Payaud, M. A. (Eds.) (2020). La recherche enracinée en management ? Contextes nouveaux et perspectives nouvelles en Afrique. Editions Management & Société. Georg, G., Corbishley, C., Khayesi, J. N. O., Haas, M. R., & Tihanyi, L. (2016). Bringing Africa in: Promising directions for management research. Academy of Management Journal, 59(2), 377-393. Friederici, N., Wahome, M., & Graham, M. (2020). Digital entrepreneurship in Africa: How a continent is escaping Sillicon Valley?s long shadow. The MIT Press. Ekekwe, N. (2016). Why African entrepreneurship is booming. Harvard Business Review, 94(7), 2-4. Delle, S. (2020). Making futures: Young entrepreneurs in a dynamic Africa. Cassava Republic. Chukuma, C., & Guobadia, O. O. (2020). In pursuit: Journeys in African entrepreneurship. Timi Yeseibo & Olurotini Oshi. Brixiová, Z., Ncube, M., & Bicaba, Z. (2015). Skills and youth entrepreneurship in Africa: Analysis with evidence form Swaziland. World Development, 67(1), 11-26. Brixiova, Z. (2010). Unlocking productive entrepreneurship in Africa?s least developed countries. African Development Review, 22(3), 440-451. Amankwah-Amoah, J., Egbetokun, A., & Osabutey, E. L. C. (2018). Meeting the 21st century challenges of doing business in Africa. Technological Forecasting & Social Change, 131, 336-338. Adusei, M. (2016). Does entrepreneurship promote economic growth in Africa? African Development Review, 28(2), 201-214.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16