Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Ciência Política
Departamento / Department
Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas
Ano letivo / Execution Year
2020/2021
Pré-requisitos / Pre-Requisites
·
Objetivos Gerais / Objectives
OG1. Conhecer as experiências profissionais de avaliação de políticas públicas OG2. Debater os conteúdos aprendidos ao longo do curso com os profissionais com experiência de trabalho no campo
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
No final da UC, o aluno será capaz de: OA1. Conhecer os principais trabalhos de avaliação realizados recentemente em Portugal OA2. Identificar diferentes abordagens práticas dos profissionais da avaliação
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. Avaliação, aprendizagem e responsabilização no desenvolvimento de políticas públicas 2. Mapeamento da avaliação de políticas públicas em Portugal 3. A experiência da avaliação de políticas no quadro dos fundos europeus 4. Avaliação da cooperação para o desenvolvimento 5. Abordagens da avaliação de políticas sectoriais ? desenvolvimento de recursos humanos e investimentos em infraestruturas
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
OA1 - 2, 3, 4, 5 OA2 - 1, 3, 4, 5
Avaliação / Assessment
Ensaio individual - 30% Assiduidade e participação - 70%
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
A unidade curricular tem o formato de seminário. Serão convidados conferencias especialistas em cada um dos domínios e os alunos serão encorajados a colocar questões e discutir os pressupostos, abordagens e resultados dos trabalhos dos convidados.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
A metodologia de ensino promove a integração de conhecimentos adquiridos nas restantes unidades curriculares, bem como o espírito crítico dos alunos. O contacto com os profissionais de avaliação em diferentes domínios permite obter um conhecimento aprofundado do património portuguès de avaliação.
Observações / Observations
·
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Lopes, J. V. 2020. «O Sistema nacional de avaliação de políticas públicas», Forum das Políticas Públicas Ferrão, J., & Mourato, J. 2010. «A Avaliação de Políticas Públicas como Factor de Aprendizagem, Inovação Institucional e Cidadania. O Caso da Política de Ordenamento do Território em Portugal». Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais (RBEUR), 12(1), 9-28. Carneiro, I. F. (2007). A avaliação de políticas públicas no discurso político português (1926-2005). Tese de Mestrado em Política Comparada. Universidade de Lisboa, Instituto de Ciências Sociais. Capucha, L.; Almeida, J. F.; Pedroso, P.; Silva, J. A. 1996. ?Metodologias de avaliação: o estado da arte em Portugal?, Sociologia - Problemas e Práticas, 22, 11-17
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Valente, A. C. (Coord.). 2018. Avaliação da implementação, eficácia e eficiência da Iniciativa Emprego Jovem (IEJ). Acessível em https://www.adcoesao.pt/sites/default/files/avaliacao/avaiej_relfinal_cesop-ucp_final_08janeiro2018.pdf Quaternaire Portugal. 2019. Avaliação da implementação das Estratégias Nacional e Regionais para uma Especialização Inteligente (RIS3): Rede, Realizações e Resultados Esperados. Acessível em https://www.adcoesao.pt/sites/default/files/ava_ris3_final_25112019_0.pdf Preskill, H., & Jones, N. 2009. A practical guide for engaging stakeholders in developing evaluation questions. Robert Wood Johnson Foundation. Acessível em https://folio.iupui.edu/bitstream/handle/10244/683/091022.stakeholder.involvement.fullreport.draft.pdf?sequence=2&sa=U&ei=IwNWU5WAFIqL4gTK-4DgAg&ved=0CEQQFjAH&usg=AFQjCNGl7ktAkP6jWjiIcuAznrqvj5b3Lg Pereira, C; Duarte, N. (Coord,) 2018. Avaliação do contributo dos FEEI para a formação avançada. Acessível em https://www.adcoesao.pt/sites/default/files/avaliacao/resultados_das_avaliacoes_pt2020/avaliacaodaformacaoavancada_relatoriofinal2018comresumoing.pdf Pedroso, P.; Seiceira, Filipa; Solla, L.; Matias, N. Alves, T. 2017. Avaliação Externa ao Projeto Escola+ Fase II em São Tomé e Príncipe, LSiboa. IMVF/Camões Pedroso, P. 1992. «A avaliação das políticas de formação como processo de pesquisa». Emprego e Formação, Lisboa, n.18, p.5-14. Paixão, J. M. P., & Ferrão, J. 2019. Metodologias de Avaliação de Políticas Públicas. Lisboa. Imprensa da Universidade de Lisboa Mamede, R. P (Coord.) 2018. Avaliação do impacto dos FEEI no desempenho das empresas portuguesas. Acessível em https://www.adcoesao.pt/sites/default/files/avaliacao/resultados_das_avaliacoes_pt2020/01_dinamiacet_relatoriofinal_vf.pdf Instituto Nacional de Administração, (Org.). (1998) A avaliação na administração pública?, Acta Geral do 1º Encontro INA, Lisboa, Instituto Nacional de Administração. Acessível em http://ina.pt/images/stories/sumarios/Aval_AP..pdf Godinho, R.; Capucha. L. (Coord.) Avaliação de Impacto dos Contratos Locais de Desenvolvimento Social (CLDS). Acessível em https://www.adcoesao.pt/sites/default/files/avaliacao/resultados_das_avaliacoes_pt2020/avaliacaoclds_relatoriofinal.pdf EY ? Augusto Mateus & Associados. 2018. Avaliação do Contributo dos Fundos Europeus Estruturais e de Investimento (FEEI) para as Dinâmicas de Transferência e Valorização de Conhecimento. Acessível em https://www.adcoesao.pt/sites/default/files/avaliacao/resultados_das_avaliacoes_pt2020/feei_tvc_relatoriofinal_volume1_201812.pdf Centeno, M., & Novo, A. (2006). Avaliação do Impacto de um Programa de Apoio à Procura de Emprego. Banco de Portugal, Boletim Económico. CEDRU / EY ? Augusto Mateus & Associados. 2019. Avaliação da Operacionalização da Abordagem Territorial do Portugal 2020 no contexto da Convergência e Coesão Territoria. Acessível em l https://www.adcoesao.pt/sites/default/files/relatorio_final_22nov2019.pdf Capucha, Luís et. al (1998), Rendimento Mínimo Garantido: avaliação da fase experimental, Lisboa, Centro de Investigação e Estudos de Sociologia. Capucha, Luís e Paulo Pedroso (1996) (orgs.), Sociologia - Problemas e Práticas, nº 22 (Número especial sobre metodologias de avaliação) Capucha, Luís (2008), Planeamento e avaliação de projectos - guião prático, Lisboa, DGIDC/ME. Acessível em https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/EPIPSE/planeamento_e_avaliacao_de_projectos_-_guiao_pratico_capucha_2008.pdf Baptista, A., & Henriques, J. M. (1992). Avaliação do Programa ILE. Lisboa: Escher. Abrantes, P., Mauritti, R., Roldão, C., Alves, L., 2011. Efeitos TEIP: Avaliação de impactos escolares e sociais em sete territórios educativos de intervenção prioritária. Síntese dos Resultados
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16