Programa
Licenciatura em Gestão de Marketing
Programa
1. Introdução ao funcionamento do mercado Curvas de procura e oferta e respectivos factores determinantes; quantidade e preço de equilíbrio; o papel do sistema de preços. 2. Teoria do consumidor A restrição orçamental e as possibilidades de escolha do consumidor; preferências e utilidade; escolha óptima; determinação da procura individual; obtenção da procura de mercado, análise de elasticidades. 3. Teoria do produtor Tecnologia e função de produção no curto e no longo prazo, produtividades marginais e rendimentos à escala; custos no curto e no longo prazo e sua relação com as produtividades; o objectivo de maximização do lucro. 4. A estrutura do mercado Concorrência perfeita: condições; a hipótese de preço dado e a curva de oferta individual; oferta agregada; equilíbrio no mercado no curto e no longo prazo; excedentes do consumidor e do produtor; eficiência no mercado concorrencial. Monopólio: escolha do monopolista e suas propriedades; perda de eficiência do monopólio; monopólios naturais; discriminação de preços. Concorrência imperfeita: conceitos básicos de teoria dos jogos; equilíbrio de Nash; exemplos de modelos não cooperativos; coligações e regulação.