Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Econometria
Departamento / Department
Departamento de Economia
Ano letivo / Execution Year
2026/2027
Pré-requisitos / Pre-Requisites
É recomendado que os alunos tenham frequentado as unidades curriculares de Estatística I e Estatística II.
Objetivos Gerais / Objectives
O objectivo principal desta unidade curricular é dar a conhecer aos alunos algumas das principais técnicas econométricas utilizadas na análise de dados económicos ou financeiros do tipo seccional ou de painel. Pretende-se que o aluno domine não apenas os aspectos teóricos dessas técnicas, mas também que as saiba aplicar, de uma forma crítica, à análise concreta de problemas económicos e financeiros usando dados reais.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
No final da unidade curricular, o aluno deverá ter atingido os seguintes objectivos de aprendizagem (OA): OA1. Saber como especificar, estimar, testar e interpretar modelos de regressão linear baseados em dados seccionais; OA2. Saber avaliar e resolver problemas de endogeneidade em modelos de regressão lineares; OA3. Conhecer e saber aplicar modelos para dados de painel; OA4. Ter capacidade para escolher e utilizar os modelos, métodos e testes econométricos mais adequados para a análise do impacto de medidas de política económica e de choques exógenos. OA5. Ter capacidade para trabalhar com packages econométricos. OA6. Ter capacidade para trabalhar em grupo e elaborar argumentos fundamentados teórica, lógica e factualmente e de os comunicar a outrem.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
P1. Introdução; P2. Modelos de Regressão Linear Simples e Múltipla; P3. Inferência e Previsão; P4. Análise da Especificação do Modelo; P5. Modelo de Regressão com Variáveis Instrumentais; P6. Modelos de Regressão Lineares para Dados de Painel.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular unit's content dovetails with the specified learning outcomes
O conteúdo programático P1 fornece uma introdução geral a toda a unidade curricular, descrevendo as várias etapas de uma análise econométrica, sendo por isso relevante para todos os objectivos de aprendizagem. Os pontos P2, P3 e P4 contêm todos os elementos necessários para uma análise econométrica básica, permitindo aos alunos aprender a especificar, estimar, testar e interpretar modelos de regressão lineares baseados em dados seccionais e assim atingir o objectivo OA1. Os pontos P5 e P6 estão diretamente associados aos objetivos OA2 e OA3, respetivamente. O objectivo OA4 é mais geral, envolvendo todas as etapas da modelização econométrica, e por isso todos os conteúdos programáticos são relevantes para a sua concretização. Todos os pontos do programa são importantes para os objetivos OA5 e OA6, pois em todos eles são resolvidos exercícios que requerem a utilização de software econométrico, numa primeira fase, e a discussão dos resultados obtidos, numa segunda fase.
Avaliação / Assessment
São utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (MEA): MEA1. Expositivas, para apresentação dos modelos, métodos e testes econométricos de referência; MEA2. Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos, muitos dos quais baseados em dados reais; MEA3. Activas, com realização de trabalhos de grupo; MEA4. Experimentais, em laboratório, com desenvolvimento e exploração de modelos utilizando software econométrico; MEA5. Auto-estudo, com trabalho autónomo por parte do aluno envolvendo o estudo da matéria teórica, a realização de exercícios práticos e o uso de software econométrico.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
São utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (MEA): MEA1. Expositivas, para apresentação dos modelos, métodos e testes econométricos de referência; MEA2. Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos, muitos dos quais baseados em dados reais; MEA3. Activas, com realização de trabalhos de grupo; MEA4. Experimentais, em laboratório, com desenvolvimento e exploração de modelos utilizando software econométrico; MEA5. Auto-estudo, com trabalho autónomo por parte do aluno envolvendo o estudo da matéria teórica, a realização de exercícios práticos e o uso de software econométrico.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
A maioria das aulas tem um carácter teórico-prático. A primeira parte de cada aula será essencialmente expositiva (MEA1), tendo por objectivo a apresentação dos principais modelos, métodos e testes econométricos ligados aos objectivos de aprendizagem OA1-OA4. A segunda parte da aula tem por objectivo a aplicação dos conhecimentos teóricos acabados de discutir, o que requer a participação activa dos alunos, os quais terão de resolver exercícios práticos (MEA2), nalguns casos recorrendo a software econométrico (MEA4) e trabalhando em grupo (MEA3) de forma a que também os objectivos de aprendizagem OA5 e OA6 sejam atingidos. Em todos os momentos da aula pressupõe-se que o aluno estudou de forma autónoma a matéria leccionada nas aulas anteriores (MEA5). As provas escritas previstas nas duas modalidades de avaliação contêm questões relativas aos objectivos de aprendizagem OA1-OA4. Na modalidade de ‘Avaliação ao longo do semestre’ o objectivo de aprendizagem OA5 será avaliado através dos trabalhos práticos que exigirão o recurso a software econométrico para analisar um conjunto de dados económicos. Como estes trabalhos são realizados em grupo, também permitirão avaliar o objectivo OA6. Na modalidade de ‘Avaliação por exame’ o objectivo de aprendizagem OA5 será avaliado incluindo na prova escrita questões baseadas em outputs do software econométrico.
Observações / Observations
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Bibliografia Principal / Main Bibliography
Baltagi, B.H. (2021), ""Econometrics"", 6th Ed., Springer. Gujarati, D.N., D.C. Porter, S. Gunasekar (2017), ""Basic Econometrics"", 5th Ed., McGraw-Hill. Hill, R.C., W.E. Griffiths, G.C. Lim (2018), ""Principles of Econometrics"", 5th Ed., John Wiley & Sons. Stock, J.H., M.W. Watson (2020), ""Introduction to Econometrics"", 4ª Ed., Pearson.
Wooldridge, J.M. (2019), "Introductory Econometrics: A Modern Approach", 7th Ed., Cengage Learning.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Data da última atualização / Last Update Date
2025-11-25