Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Ciência Política
Departamento / Department
Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas
Ano letivo / Execution Year
2021/2022
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Ter concluído pelo menos 3 semestres da licenciatura em Ciência Política.
Objetivos Gerais / Objectives
O Estágio em Ciência Política tem como objectivo geral proporcionar aos estudantes um contacto direto com a prática profissional e formas de intervenção ligadas às competências desenvolvidas ao longo da Licenciatura em Ciência Política. Para além disso, proporciona também o treino das competências teóricas e metodológicas adquiridas, contribui para o alargamento das áreas de integração profissional dos licenciados em Ciência Política e para aprofundar o intercâmbio entre a universidade e o mercado de trabalho.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
Os objetivos de aprendizagem da UC são: - proporcionar a possibilidade de aplicar na prática os conhecimentos teóricos e metodológicos adquiridos em sala de aula; - permitir aos estudantes entrar em contacto com o mercado de trabalho e, dessa forma, ajudá-los a identificar objetivos futuros de carreira; - preparar os estudantes para futuras situações de emprego.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. Organização do processo de colocação dos/as estudantes em estágio 2. Definição do local de estágio e do seu período de realização 3. Formalização do estágio: elaboração de protocolo, identificação do coordenador externo, elaboração do plano de trabalho em conjunto com a instituição, definição dos objetivos gerais do estágio 4. Preparação para integrar o local de estágio: sessões de orientação 5. Integração nas atividades regulares da organização/instituição 6. Relatório de estágio sobre o trabalho realizado e que inclua a caracterização da organização onde decorreu o estágio.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Os conteúdos programáticos estão estruturados de forma a que o estudante tenha acompanhamento em todos os momentos, desde a escolha da entidade onde irá realizar o estágio, passando pela integração no local de estágio e suas actividades, terminando com a reflexão sobre o estágio em forma de relatório final. Assim, todos os objectivos da UC são atingidos.
Avaliação / Assessment
A avaliação será feita com base em dois elementos: - Plano de estágio (1-2 páginas) + Relatório Final de estágio (10-15 páginas) realizado pelo/a estudante - ver mais detalhes nas Observações - vale 50% da nota final; - Avaliação do estágio/estagiário pela entidade profissional (através do preenchimento de um questionário) vale 50% da nota final.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
As metodologias de ensino assentam no ajuste entre a formação científica com uma formação aplicada em contexto profissional de trabalho.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino são levadas a cabo quer pelo docente responsável pela UC no ISCTE, quer pelo/a coordenador de estágio no local de estágio. É importante que as actividades solicitadas ao estagiário permitam o desenvolvimento de competências profissionais e que vão ao encontro dos conhecimentos teóricos e metodológicos adquiridos durante a Licenciatura em Ciência Política.
Observações / Observations
O Relatório de Estágio a realizar pelo/a estudante deve conter os seguintes elementos: a) Caracterização do contexto institucional do local de estágio (história, organização, políticas e serviços, actividades, estrutura orgânica e funcionamento) b) Descrição das actividades desenvolvidas (funções, responsabilidades, agentes, processos de trabalho, metodologias utilizadas) c) Balanço crítico e teoricamente fundamentado (para o efeito, recorrer a artigos científicos de Ciência Política relacionados com o tema específico em causa) d) Bibliografia
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Sweitzer, H. Frederick & Mary A. King (2014), The successful internship: personal, professional, and civic development in experiential learning. Belmont : Brooks/Cole. Reeher, Grant & Mack Mariani (orgs., 2002), The Insider?s Guide to Political Internships. Cambridge, MA: Westview Press. Goodin, R.E., e Klingemann, H.-D. (1996), A New Handbook of Political Science, Oxford, Oxford University Press
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
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Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16