Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04713
Acrónimo :
ECS
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en)
Língua(s) amigável(eis) :
-

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
24.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
21.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
0.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
45.0h/sem
Trabalho Autónomo :
0.0
Horas de Trabalho Total :
45.0h/sem

Área científica / Scientific area


Psicologia

Departamento / Department


Departamento de Psicologia Social e das Organizações

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


-

Objetivos Gerais / Objectives


Este curso apresenta aos alunos os princípios e questões éticas nos cuidados de saúde em contextos nacionais e globais. Os alunos usarão teorias éticas, princípios, valores e raciocínio moral para analisar decisões éticas complexas. O curso oferece ao aluno a oportunidade de desenvolver, implementar e avaliar uma variedade de abordagens a preocupações éticas do século XXI. Esta disciplina abrange os resultados de aprendizagem dos alunos na Categoria de Curso WMU Essential Studies Level 3- Connections, Global Perspectives.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1. Descrever teorias e princípios éticos aplicados aos cuidados de saúde (Resultado 4 do Programa) OA2. Aplicar os princípios éticos/virtudes da autonomia, justiça, beneficência, não maleficência e altruísmo à prestação de cuidados de saúde (Resultado do Programa 4). OA3. Demonstrar consciência das perspectivas internacionais sobre as políticas de cuidados de saúde. (Resultado de Perspectivas Globais dos Estudos Essenciais da WMU) OA4. Aplicar pensamento ético, crítico e informado em todas as disciplinas (Resultado 4 do Programa; Resultado de Perspectivas Globais dos Estudos Essenciais da WMU) OA5. Aplicar a compreensão ética ao conceito de profissionalismo (resultados 4 e 5 do programa) OA6. Identificar o modo como várias forças sociais e históricas globais moldaram as abordagens actuais à ética dos cuidados de saúde para pessoas de diversas origens (resultados 1 e 4 do Programa; resultado Diversidade e Inclusão dos Estudos Essenciais da WES

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Raciocínio moral. 2. Análise de problemas éticos. 3. Comunidade moral partilhada. 4.Doença crónica e fim de vida. 5. Confidencialidade, Comunicação, Consentimento Informado. 6. Ética da Justiça. 7. Questões históricas e éticas actuais

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


O módulo 1 contribui para todos os resultados de aprendizagem, com especial incidência no resultado de aprendizagem 1. O módulo 2 contribui para os resultados de aprendizagem 1 e 2. O módulo 3 contribui para os resultados de aprendizagem 1, 2 e 3. O módulo 4 contribui para os resultados de aprendizagem 2 e 4. O módulo 5 contribui para todos os resultados de aprendizagem, com especial incidência nos resultados de aprendizagem 2 e 5. O módulo 6 contribui para todos os resultados de aprendizagem, com especial incidência no resultado de aprendizagem 6. O módulo 7 contribui para o resultado de aprendizagem 6.

Avaliação / Assessment


1. Todos os trabalhos devem ser dactilografados, segundo as normas APA, e entregues atempadamente. 2. Se os trabalhos não forem entregues até ao dia previsto, a nota será reduzida em 10% por cada dia de atraso. Os trabalhos com mais de 3 dias de atraso não serão avaliados e a nota resultante será 0. 3. Os alunos devem pedir autorização por escrito (antes da data designada) ao professor se pretenderem um desvio da data designada para a entrega dos trabalhos. Descrição dos trabalhos individuais e da classificação: Participação na aula (15%), Trabalhos de campo (10%), Apresentação de Ética em Saúde Global (30%), Tópico de Ética em Saúde Global (5%), Trabalhos de reflexão (30%), Módulos CITI (10%).

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Apresentações na aula, visitas de estudo, trabalhos de campo, debates na aula e reflexões escritas. Metodologia de ensino: leituras, filmes, webinars em linha, sítios Web suplementares, visitas de estudo, vídeos do You-Tube. As decisões éticas são muitas vezes tomadas em colaboração com outros, o trabalho de grupo é uma parte importante da aprendizagem do pensamento crítico numa perspetiva ética, a contribuição de cada pessoa é muito importante e é importante aprender a discutir questões éticas num grupo. Os alunos devem respeitar as opiniões e os contributos dos outros alunos nos debates em grupo. Para facilitar uma interação significativa, os alunos serão colocados em grupos. Os debates realizar-se-ão todas as semanas. Cada membro do grupo deve dar uma contribuição significativa para a discussão, bem como comentar os pontos de vista dos outros membros do grupo. Os pontos para a discussão serão baseados na contribuição para a discussão em grupo. Para obter a pontuação máxima, os alunos devem dar a sua opinião individual sobre o tópico de discussão, bem como discutir os pontos de vista dos outros membros do grupo e a forma como se relacionam ou não com o seu próprio ponto de vista. Os alunos do curso de Ética em Contextos de Saúde irão viver uma experiência única e enriquecedora em Lisboa, onde irão explorar o intrincado e vital campo da ética nos cuidados de saúde. Este curso foi concebido não só para expandir os seus conhecimentos académicos, mas também para mergulhar os alunos num novo contexto cultural, melhorando a sua compreensão das práticas éticas nos cuidados de saúde a uma escala global. Durante a estadia em Lisboa, os alunos terão a oportunidade de se envolver com os sistemas de saúde locais, participar em debates estimulantes, imersão cultural e crescimento pessoal.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As tarefas de reflexão semanais permitirão aos alunos refletir sobre as experiências de viagem de campo promove o desenvolvimento pessoal e profissional, incentivando os alunos a considerar os seus próprios valores e preconceitos em relação à prática ética. As leituras semanais apresentarão aos alunos os princípios e teorias fundamentais da ética nos cuidados de saúde, fornecendo uma base sólida para discussões mais avançadas. Os alunos adquirem conhecimentos sobre a ética dos cuidados de saúde em Portugal, promovendo uma perspetiva global e competência cultural. Os trabalhos de campo ajudarão os alunos a relacionar os conhecimentos teóricos das suas leituras e palestras com cenários práticos da vida real. Os alunos podem observar e envolver-se em ambientes de cuidados de saúde, vendo como os princípios éticos são aplicados em situações do mundo real. Os trabalhos de campo tornam a aprendizagem mais cativante, envolvendo os alunos em experiências práticas, que podem ter mais impacto do que a aprendizagem apenas na sala de aula. A preparação e apresentação da apresentação final na aula permite aos alunos sintetizar informação de várias fontes, integrando as suas experiências de campo, leituras e discussões na aula. Os alunos podem desenvolver uma compreensão abrangente da ética nos cuidados de saúde em Portugal, reunindo conhecimentos teóricos e conhecimentos práticos. A apresentação exige que os alunos aprofundem aspectos específicos do sistema de saúde português e questões éticas, aumentando os seus conhecimentos nestas áreas. A participação ativa nas discussões e actividades da aula ajuda a reforçar os conceitos teóricos, tornando-os mais compreensíveis e memoráveis. O envolvimento num novo contexto cultural ajuda os alunos a apreciar a forma como as questões éticas são percebidas e abordadas de forma diferente nas várias culturas. Envolver-se em dilemas éticos complexos num ambiente de colaboração melhora as capacidades de resolução de problemas e de análise dos alunos. A participação regular ajuda a melhorar a comunicação verbal e as capacidades de falar em público, essenciais para interacções e apresentações profissionais. A participação em debates sobre as práticas locais de cuidados de saúde e questões éticas em Portugal proporciona uma compreensão contextual que enriquece a aprendizagem.

Observações / Observations


-

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Doherty, R. F. & Purtilo, R. B. (2021). Ethical dimensions in the health professions (7th ed.). St. Louis, Missouri: Elsevier Saunders.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


"How to Increase Awareness and Reduce Gaps in Palliative Care for Minorities https://www.capc.org/blog/increasing-awareness-palliative-care-minorities/ Dying Poor in the US—Disparities in End-of-Life Care https://jamanetwork.com/journals/jama/fullarticle/2775702 How Portugal eased its opioid epidemic, while U.S. drug deaths skyrocketed https://www.npr.org/2024/02/24/1230188789/portugal-drug-overdose-opioid-treatment#:~:text=Beginning%20in%202001%2C%20Portugal's%20national,reinvented%20the%20role%20of%20police.&text=Cops%20still%20work%20aggressively%20to,drug-related%20crimes%20like%20theft. WHO. Global Health Ethics Key Issues. https://elearning.wmich.edu/d2l/le/content/604616/viewContent/6322659/View Portuguese police raid hospital, ministry in probe of costly treatment for twins. https://www.reuters.com/world/europe/portuguese-police-raid-hospital-ministry-probe-costly-treatment-twins-2024-06-06/"

Data da última atualização / Last Update Date


2024-07-03