Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Economia
Departamento / Department
Departamento de Economia
Ano letivo / Execution Year
2025/2026
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não é imposto nenhum pré-requisito. No entanto, se os alunos possuírem conhecimentos prévios elementares em Contabilidade, Análise Financeira, Microeconomia, e Macroeconomia, terão mais facilidade na realização da UC.
Objetivos Gerais / Objectives
Estudar o processo de criação de moeda Estudar a determinação das taxas de juro Estudar como o banco central conduz a política monetária na zona euro Discutir as principais características de um sector bancário moderno, bem como a natureza da sua regulação
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
Esta disciplina visa atingir os seguintes objetivos de aprendizagem: OA1. Conhecimento e compreensão do processo de criação de moeda; OA2. Conhecimento e compreensão da forma como são determinadas as taxas de juro de curto prazo e das teorias explicativas da formação das taxas de juro de médio-longo prazo; OA3. Conhecimento e compreensão dos principais instrumentos e objetivos da política monetária; OA4. Capacidade de estimar o impacto de nova informação económica sobre a evolução das taxas de juro de curto prazo e de médio-longo prazo, bem como do mercado acionista e obrigacionista; OA5. Estudar o funcionamento dos bancos enquanto empresas, designadamente em termos da sua análise económico-financeira, organização e riscos; OA6. Compreender a regulação do sistema bancário.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
P1. O processo de criação de moeda P2. Os instrumentos de política monetária e a determinação das taxas de juro de curto prazo P3. A determinação das taxas de juro de médio e longo prazo P4. A política monetária do Banco Central Europeu P5. Balanço, demonstração de resultados e análise económico-financeira de bancos. P6. Princípios de organização dos bancos (liquidez, ativos, passivos e capital) e os Acordos de Basileia. P7. Riscos enfrentados pelos bancos.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Matriz de correspondência entre os objetivos de aprendizagem e os pontos do programa: OA1: P1 OA2: P2 e P3 OA3: P2 e P4 OA4: P2, P3, P4 OA5: P5, P6 e P7 OA6: P6 No ponto 1 é estudada a forma como a moeda é criada, contribuindo para o OA1. Nos pontos 2 e 3 é abordada a forma como as taxas de juro de curto prazo são influenciadas pela política monetária e quais as teorias explicativas das taxas de médio-longo prazo, permitindo atingir o OA2. O ponto 4 estuda a forma como o banco central europeu conduz a sua política monetária, permitindo assim atingir o OA3, para o qual também contribui o ponto 2. Nos pontos 2, 3 e 4 estuda-se de que forma a política monetária e outra informação, essencialmente, macroeconómica, afeta as taxas de juro de curto e médio-longo prazo, bem como o mercado financeiro, alcançando-se o OA4. Nos pontos 5, 6 e 7 aborda-se a análise económico-financeira, a organização, os riscos, e a regulação dos bancos, indo assim de encontro aos OA5 e OA6.
Avaliação / Assessment
Na UC são utilizadas as seguintes metodologias pedagógicas: 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência; 2. Participativas, com análise e resolução de exercícios de aplicação à realidade financeira contemporânea, e procura de dados em bases estatísticas na internet; 3. Auto-estudo, relacionado com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Na UC são utilizadas as seguintes metodologias pedagógicas: 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência; 2. Participativas, com análise e resolução de exercícios de aplicação à realidade financeira contemporânea, e procura de dados em bases estatísticas na internet; 3. Auto-estudo, relacionado com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
A parte expositiva das aulas é fundamental para a compreensão de todos os pontos do programa, contribuindo para todos os objetivos de aprendizagem. A parte prática das aulas permite a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos, colaborando também para todos os objetivos de aprendizagem. As aulas implicam também trabalho autónomo por parte do estudante. Os livros recomendados incluem, no final de cada capítulo, um conjunto de questões sobre a respetiva matéria. Nas aulas, procura-se fazer: a) Exposição da matéria disponível no livro relacionando-a com a realidade monetária e financeira atual; b) Sessões de debate que utilizam como ponto de partida as perguntas disponíveis no final de cada capítulo do livro. Os conhecimentos adquiridos pelos alunos são avaliados através do teste intermédio e segundo teste (ou frequência), ou através de um exame final. É incentivada a avaliação ao longo do semestre, pois esta permite aos alunos receber feedback intermédio sobre o seu desempenho.
Observações / Observations
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Leão, E., Leão, P. e Lagoa, S. (2023). Política Monetária e Mercados Financeiros-. 4ª Edição, Edições Sílabo. Mishkin, F. (2021). The Economics of Money, Banking and Financial Markets, Global Edition. 13th ed., Pearson. European Central Bank (2011). The Monetary Policy of the ECB. 3rd Edition, ECB. Saunders, A. and Cornett, M. (2021). Financial Institutions Management: A Risk Management Approach. 10th ed. - international student edition. McGraw-Hill Education.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Adrian, T. and Shin, H. (2009). ""Money, Liquidity and Monetary Policy"", American Economic Review: Papers & Proceedings, 99:2, 600-605. Bhimjee, D., Leao, E. and Leao, P. (2017). “The 2007-2009 subprime crisis and the global public policy response”. The Journal of European Economic History, 2, 51-73. Bofinger, P. (2001). Monetary Policy: Goals, Institutions, Strategies and Instruments. Oxford University Press. Brunnermeier, M. Crockett, A., Goodhart, C., Persaud, A. and Shin, H. (2009). The Fundamental Principles of Financial Regulation. 11th Geneva Report on the World Economy, Geneva. Hubbard, R. and O'Brien, A. (2017). Money, Banking and the Financial System. 3rd ed. Pearson. Lagoa, S. e Leao, E. Balanço, Demonstração de Resultados e Análise Financeira de Instituições Bancárias. Documento não publicado (disponível no e-learning). Leão, E. e Barradas, R. (2023). Mercados Financeiros - Razão e Emoção, 1ª Edição, Edições Sílabo. Miller, R. and Vanhoose, D. (2006). Money, Banking and Financial Markets. 3rd edition, South Western. Mishkin, F., Matthews, K. and Giuliodori, M. (2013). The Economics of Money, Banking and Financial Markets. EUROPEAN EDITION. Pearson. Relatórios do Banco de Portugal. Relatórios do Banco Central Europeu.
Data da última atualização / Last Update Date
2025-03-27