Métodos de Ensino e Avaliações

Esta UC corresponde a 6 ECTS, envolvendo aulas teórico-práticas e orientações tutoriais, bem como trabalho autónomo de cada aluno em leituras, realização de trabalhos e preparação para as avaliações escritas. Assim, espera-se que os alunos sejam responsáveis não só pelas matérias leccionadas durante as aulas, mas também estejam familiarizados com temáticas referentes às leituras realizadas individualmente dentro da bibliografia de base e específica. Os alunos deverão estar presentes em, pelo menos, 75% das aulas teórico-práticas. As aulas terão uma componente prática apoiada na realização e discussão de exercícios individuais e de grupo que permitem a reflexão e o treino de competências. Esta forte componente prática e experiencial é consistente com a realização de um portfolio na avaliação. | A avaliação da unidade curricular consiste na realização de um portfolio individual (40%), a entregar na última aula da UC, e um trabalho de grupo (40%) de discussão na última aula. O portfolio deve incluir (1) reflexão pessoal fundamentada sobre as actividades realizadas na aula de 8 de Outubro; e (2) resolução fundamentada de um dilema ético encontrado na sua actividade profissional. O trabalho de grupo refere-se a uma pesquisa bibliográfica sobre um grupo minoritário escolhido pelo/as aluno/as. Existirá ainda um breve teste de conhecimentos no final do semestre, que corresponde a 20% da avaliação. Os elementos da avaliação têm a nota mínima de 8,5 valores.