Programa

Licenciatura em Gestão de Marketing

Programa

I. Conceitos 1. Do Posicionamento ao Movimento 2. Processos de Formação de Estratégia: Sentidos para a palavra Estratégia II. Formulação da Estratégia 1. Visão e Missão 2. Análise do Meio Envolvente 2.1. Meio envolvente mediato 2.2. Meio envolvente imediato 3. Análise da Organização 3.1. Identificação de recursos, capacidades e competências. 3.2. Avaliação dos recursos e capacidades 3.3. Políticas de Desenvolvimento de recursos e competências 3.4. Análise Comparativa 4. Definição e escolha das estratégias III. Implementação da Estratégia 1.1. Objectivos de curto prazo, tácticas funcionais, sistema de recompensas e empowerment 1.2. Reestruturação e reengenharia 1.3. Liderança 1.4. Cultura Organizacional IV. A Governação Organizacional: Teorias principais 1.1. Modelo Anglo-Americano 1.2. Modelo Germano-Japonês 1.3. Ética Organizacional 1.4. Responsabilidade das Empresas V. Globalização das Empresas 1. Concepção de uma Estratégia Global VI. Controlo Estratégico 1. Controlo Estratégico 2. Balanced ScoreCard