Programa
Licenciatura em Economia
Programa
I. Conceitos Básicos 1. Do Posicionamento ao Movimento 2. Processos de Formação de Estratégia: Sentidos para a palavra Estratégia II. Formulação da Estratégia 1. Visão e Missão 2. Análise do Meio Envolvente Meio envolvente mediato ou global Meio envolvente imediato ou da indústria. 3. Análise da Organização Identificação de recursos, capacidades e competências. Avaliação dos recursos e capacidades Políticas de Desenvolvimento de recursos e competências Análise Comparativa 4. Definição e escolha das estratégias III. Implementação da Estratégia 1. Implementação 1.1. Objectivos de curto prazo, tácticas funcionais, sistema de recompensas e empowerment 1.2. Reestruturação e reengenharia 1.3. Liderança 1.4. Cultura Organizacional IV. A Governação Organizacional: Teorias principais 1.1. Modelo Anglo-Americano 1.2. Modelo Germano-Japonês 1.3. Ética Organizacional 1.4. Responsabilidade das Empresas V. Globalização das Empresas 1. Concepção de uma Estratégia Global 2. Concepção de uma empresa global VI. Controlo Estratégico 1. Controlo Estratégico 2. Balanced ScoreCard