Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Gestão Geral
Departamento / Department
Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Ano letivo / Execution Year
2023/2024
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Nenhum.
Objetivos Gerais / Objectives
Apresentar e desenvolver os conceitos, metodologias e instrumentos para uma participação eficaz no processo de gestão estratégica, incorporando uma abordagem de gestão responsável.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
1. Compreender as diferentes situações da análise estratégica, incluindo a análise da envolvente, da indústria, e dos stakeholders e a sua influência na análise interna das organizações. 2. Utilizar abordagens racionais para a identificação e escolha de alternativas estratégicas 3. Analisar questões e práticas relacionadas com a implementação e controlo das estratégias escolhidas. 4. Incorporar princípios de uma gestão ética, responsável e sustentável na tomada de decisão estratégica. 5. Compreender temáticas atuais na área da Gestão Estratégica. 6. Desenvolver um pensamento crítico. 7. Ter autonomia para planear os seus processos de aprendizagem para avançar os seus conhecimentos na área em estudo.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. Conceitos Básicos (do posicionamento ao movimento) 2. Ética, RSE e Sustentabilidade 3. Formulação da Estratégia - visão, missão e valores 4. A Visão Baseada nos Recursos e as Capacidades Dinâmicas 5. A envolvente externa (mediata) 6. Análise da indústria e dos concorrentes 7. Escolha das estratégias (de negócio) 7.1. Estratégias genéricas 7.2. Oceanos azuis 8. Escolha das Estratégias (da empresa) 8.1. Integração vertical e outsourcing 8.2. Diversificação 8.3. Alianças estratégicas 8.4 internacionalização 9. Implementação 10. Controlo Estratégico e Balanced Scorecard 11. Governação Empresarial 12. Problemáticas atuais na Gestão Estratégica
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
A tabela seguinte estabelece a correspondência entre os Objectivos de Aprendizagem (OA) e os Conteúdos Programáticos (CP): OA1 - CP 1 a 6 OA2 - CP 7 e 8 OA3 - CP 9 a 11 OA4 - CP 2 e 12 OA5 - CP 12 OA6 - CP 1 a 12 OA 7 - CP 1 a 12
Avaliação / Assessment
Opção 1 (Aval.periódica) -50%:Teste Final Individual (TA=30+3h) -50%:Trabalhos de grupo ao longo do semestre, divididos em 4 apresentações (15% +15% +10% +10%) Aprovação: Média ponderada de 10 val. ou superior; o teste final individual e a média ponderada das restantes componentes da avaliação periódica não podem ser inferiores a 8 val. Assistência mínima: 2/3 das aulas Opção 2 (Exame final) Aprovação: 10
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
1. O método de ensino inclui aulas expositivas ( teóricas) e aulas práticas de discussão da matéria teórica e de aplicação da teoria à prática através de casos de estudo e outros exemplos. (TA = 10 + 16 + 6 horas) 2. Os alunos são incentivados a participar nas discussões e apresentações (TA = 30 hrs). 3. Auto-estudo (preparação para exame) (TA = 30 horas).
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As Metodologias de Ensino (ME) adoptadas, no seu conjunto, permitem aos alunos adquirir conhecimentos e competências constantes dos Objectivos de Aprendizagem (OA). Mais detalhadamente: ME 1 - OA 1, OA 2, OA 3, OA 4, OA 5 e OA 6 ME 2 - OA 1, OA 2, OA 3, OA 4, OA 5 e OA 6 ME 3 - OA 1, OA 2, OA 3, OA 4, OA 5, OA 6 e OA 7
Observações / Observations
Os alunos abrangidos pelo "Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais" deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na 1ª semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC. Devido à actual situação provocada pela COVID-19, o processo de avaliação poderá sofrer algumas adaptações, que serão comunicadas oportunamente, caso tal venha a ser necessário.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Barney, J. B., & Hesterly, W. S., Strategic management and competitive advantage: Concepts and cases. Pearson., 2021, Barney, Jay B., Hesterley, William S. (2021) Strategic Management and Competitive Advantage: Concepts and Cases. Pearson, Pearce, J. A., Robinson, R.B. (2014), Strategic Management Formulation, Implementation and Control, 7th edition, McGraw hill International Editions Thompson, A., Peteraf, M., Gamble, J., Strickland III, A. J., Crafting & executing strategy 23/e: The quest for competitive advantage: Concepts and cases. McGraw-Hill Education., 2021, Thompson, Strickland and Gamble (2021). Crafting and Executing Strategy The Quest for Competitive advantage, McGraw Hill, Chandler, D. (2022). Strategic corporate social responsibility : Sustainable value creation . Sage Publications Ferrell, O. C., & Fraedrich, J. (2021). Business ethics : Ethical decision making and cases. Cengage learning
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
António, N. S., Estratégia Organizacional: do mercado à ética. Escolar Editora., 2012, (2012). Estratégia Organizacional: do mercado à ética. Escolar Editora., António, N.S., Estratégia Organizacional - do Posicionamento ao Movimento. Edições Sílabo., 2015, António, Nelson Santos (2015) Estratégia Organizacional - do Posicionamento ao Movimento, 3ª Edição, Edições Sílabo., Kim, W. C. & Mauborgne, R. 2005. Blue Ocean Strategy: From Theory to Practice. California Management Review, Spring 2005, Vol. 47(3):105-121 Porter, M. E., & Kramer, M. R. (2006). The link between competitive advantage and corporate social responsibility. Harvard business review , 84(12), 78 92 Porter, M. E., & Kramer, M. R. (2011). Creating shared value: Redefining capitalism and the role of the corporation in society. Harvard Business Review , 89(1/2), 62 77
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16