Métodos de Ensino e Avaliações
Os objectivos definidos para a UC têm subjacente que cada aluno lhe dedique um tempo de trabalho total equivalente a 150 horas, das quais 55 serão presenciais. O processo de aprendizagem da UC baseia-se na seguinte lógica de articulação: cada tema começa por ser abordado em aula teórica, sendo re-exposto em registo de aula prática e consolidado fora da sala de aula através das tarefas associadas ao sistema de avaliação. O trabalho colectivo de avaliação é acompanhado através da organização de algumas aulas PL, quer ainda através da orientação tutorial fora da sala de aula. Procura-se estimular a utilização das TIC como suporte da comunicação Prof-aluno, nomeadamente o email e o fórum da plataforma e-learning. O fórum é usado também como instrumento de apoio e acompanhamento dos trabalhos dos alunos, sendo incentivada a sua utilização como forma de promover a permuta de informação entre os alunos. | O processo de avaliação em EEA subordina-se ao estipulado no Regulamento de avaliação do ISCTE, assumindo duas formas distintas: o sistema de avaliação continua e a avaliação por exame final. A avaliação por exame final (E) consistirá numa prova escrita (sem direito a oral) que decorrerá sem que seja autorizada a consulta de quaisquer elementos de apoio bibliográfico, devendo levar-se máquina de calcular. Haverá um exame de 1ª época e um exame de recurso na 2ª época, apenas para os alunos reprovados na 1ª época ou para os que desejem fazer melhoria de nota. O Sistema de avaliação contínua materializa-se: * Numa Frequência Individual (F); * Na elaboração de um Relatório de Grupo (G) que incorpore a resposta aos guiões de avaliação distribuídos ao longo do semestre. Como tarefa intermédia cada aluno deverá participar activamente em pelo menos 1 aula Seminarial (A) de discussão parcial dos trabalhos; A Frequência e o Exame de 1ª época realizam-se em simultâneo, devendo cada aluno optar por uma das provas. Para o efeito: * F (frequência) = x1+x2+x3; com xi = a 3 grupos de questões com uma cotação de 4 valores cada; * E (exame) = F + y; com y = a um grupo de questões com uma cotação de 8 valores Tanto para os alunos que optem pela avaliação contínua, como para os que optem por fazer apenas um dos dois exames possíveis, a participação quantitativa e qualitativa no Fórum e nas aulas (P) poderá ser usada para majorar a nota final, no máximo em 1 valor. Para os alunos avaliados em exame a sua nota final será a obtida no respectivo teste. Para os alunos em avaliação contínua a nota final (NF) será: NF = 10*%F + 5*%G(x2+x3+3)/8 + 5*% A + 1*%P A nota final assim apurada, ou obtida em exame, terá como limite o 17, carecendo de confirmação em oral as notas superiores.