Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Estudos Urbanos
Departamento / Department
ISCTE
Ano letivo / Execution Year
2011/2012
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não aplicável.
Objetivos Gerais / Objectives
O Estágio em Estudos Urbanos, sendo uma alternativa à elaboração da Dissertação ou do Trabalho de Projecto como forma de conclusão do Mestrado, tem como objectivos: - Proporcionar aos alunos um contacto directo com práticas profissionais e formas de intervenção ligadas às competências desenvolvidas ao longo do curso; - Desenvolver capacidades de utilização de instrumentos teóricos e metodológicos adequados às práticas profissionais ligadas às problemáticas urbanas; - Desenvolver competências de elaboração de um projecto de intervenção a partir do diagnóstico de um problema, nó problemático ou situação merecedora de intervenção. - Desenvolver competências de decisão e proposição de soluções de modo autónomo e cientificamente informado.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
Conteúdos Programáticos / Syllabus
Em articulação com o supervisor de estágio, cada aluno deverá desenvolver, a partir de uma programação inicial dos trabalhos, os seguintes pontos: - Identificar e escolher uma situação problemática passível de intervenção no contexto profissional escolhido. - Formular o objecto do estágio de modo elaborado e analiticamente problematizado. - Recolher e analisar a bibliografia relevante. - Definir as metodologias adequadas para o trabalho. - Elaborar o plano de estágio e adequar o trabalho de estágio a este plano - Elaborar o relatório de estágio.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
.
Avaliação / Assessment
Cabe ao supervisor do estágio acompanhar a evolução do estágio, assegurando a prossecução dos objectivos e do programa de estágio, bem como a avaliação do Relatório de Estágio que contemplará a avaliação do percurso feito pelo aluno no que diz respeito às competências assinaladas no ponto 3.3.4.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
A metodologia de ensino consiste na promoção da articulação entre competências teóricas e metodológicas adquiridas e a formação aplicada em contexto profissional de trabalho. Desta articulação, resultará um Relatório de Estágio que dá conta, de forma crítica e cientificamente informada, do trabalho desenvolvido tendo em conta os pontos apresentados nos conteúdos programáticos.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
.
Observações / Observations
.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
- Mayer, Robert et al. (2000), Méthodes de Recherche en Intervention Sociale, Quebec: Editeur Gaetan Morin. - Junior, Joaquim Martins (2008), Como Escrever Trabalhos de Conclusão de Curso, Petrópolis, Editora Vozes - Guerra Isabel (2002), Fundamentos e Processos de uma Sociologia de Acção – o planeamento em ciências sociais, Cascais,: Principia. - Creswell, John W. (1994), Research Design – Qualitative and Quantitative Approaches, Londres: Sage. - Barbier, René (1996), La recherche-action, Paris: Antrophos. - Barbier, Jean-Marie (1996), Elaboração de projectos de acção e de planificação, Porto: Porto Editora.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16