Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04001
Acrónimo :
EIE
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
21.0h/sem
Trabalho Autónomo :
129.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Gestão Geral

Departamento / Department


Ano letivo / Execution Year


2020/2021

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Nenhum

Objetivos Gerais / Objectives


Adquirir os conceitos e as ferramentas próprias na área de Estratégias de Internacionalização.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1. Discutir e aplicar os conceitos relativos aos factores críticos para o sucesso da empresa nos mercados internacionais. OA2. Desenvolver e simular as principais características comportamentais do gestor de projetos.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


P1. Globalização P2. Estratégias genéricas de internacionalização P3. A escolha de mercados P4. Modalidades de entrada P5. Global Cross Cultural Management P6. Global Marketing P7. Global People Management P8. Global Financial Management

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


OA1 Capítulos P1, P2, P3, P4, P5, P6, P7 e P8 OA2 Capítulos P2, P3 e P4, P5, P6, P7 e P8

Avaliação / Assessment


1) Avaliação ao longo do semestre: trabalho escrito individual (50%) e trabalho de grupo (50%) Aprovação: a) mín. 9,5 valores em cada uma das provas ou conjunto de provas individuais; b) classificação final mín. 10 valores; c) assiduidade mínima de 60% das aulas. 2) Avaliação por exame (1ª época): teste escrito (100%), com classificação mínima 10 valores. 3) Avaliação por exame (2ª época): teste escrito (100%) com classificação mínima 10 valores. Escala: 0-20 valores.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Metodologias de Ensino-Aprendizagem (MEA): MEA1.Expositivas com apresentação dos quadros conceptuais MEA2. Participativas e de debate com análise de exemplos MEA3. Ativas com a realização de trabalhos de grupo e apresentação MEA4. Auto-estudo

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


MEA1. Transversal a todos os OA MEA2. Transversal a todos os OA MEA3. Transversal a todos os OA MEA4. Transversal a todos os OA

Observações / Observations


Grupo de trabalho terá case study de uma empresa. Aplicação prática do conhecimento desenvolvendo plano de internacionalização da empresa. Dinâmica interativa com sessão final similar ao "Sharks tank"

Bibliografia Principal / Main Bibliography


th edition, Palgrave MacMillan Lasserre, P. (2018);Global Strategic Management; 4

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Hofstede, Geert, (2010), Culture and organizations: Software of the mind, McGraw-Hill Caligiuri, Paula, (2013) Cultural Agility, Jossey-Bass Eiteman, David K., (2018), Multinational Business Finance, Pearson. Hollensen, Svend, (2020), Global Marketing, Pearson

Data da última atualização / Last Update Date


2024-06-24