Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Gestão Geral
Departamento / Department
Ano letivo / Execution Year
2020/2021
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Nenhum
Objetivos Gerais / Objectives
Adquirir os conceitos e as ferramentas próprias na área de Estratégias de Internacionalização.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
OA1. Discutir e aplicar os conceitos relativos aos factores críticos para o sucesso da empresa nos mercados internacionais. OA2. Desenvolver e simular as principais características comportamentais do gestor de projetos.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
P1. Globalização P2. Estratégias genéricas de internacionalização P3. A escolha de mercados P4. Modalidades de entrada P5. Global Cross Cultural Management P6. Global Marketing P7. Global People Management P8. Global Financial Management
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
OA1 Capítulos P1, P2, P3, P4, P5, P6, P7 e P8 OA2 Capítulos P2, P3 e P4, P5, P6, P7 e P8
Avaliação / Assessment
1) Avaliação ao longo do semestre: trabalho escrito individual (50%) e trabalho de grupo (50%) Aprovação: a) mín. 9,5 valores em cada uma das provas ou conjunto de provas individuais; b) classificação final mín. 10 valores; c) assiduidade mínima de 60% das aulas. 2) Avaliação por exame (1ª época): teste escrito (100%), com classificação mínima 10 valores. 3) Avaliação por exame (2ª época): teste escrito (100%) com classificação mínima 10 valores. Escala: 0-20 valores.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Metodologias de Ensino-Aprendizagem (MEA): MEA1.Expositivas com apresentação dos quadros conceptuais MEA2. Participativas e de debate com análise de exemplos MEA3. Ativas com a realização de trabalhos de grupo e apresentação MEA4. Auto-estudo
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
MEA1. Transversal a todos os OA MEA2. Transversal a todos os OA MEA3. Transversal a todos os OA MEA4. Transversal a todos os OA
Observações / Observations
Grupo de trabalho terá case study de uma empresa. Aplicação prática do conhecimento desenvolvendo plano de internacionalização da empresa. Dinâmica interativa com sessão final similar ao "Sharks tank"
Bibliografia Principal / Main Bibliography
th edition, Palgrave MacMillan Lasserre, P. (2018);Global Strategic Management; 4
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Hofstede, Geert, (2010), Culture and organizations: Software of the mind, McGraw-Hill Caligiuri, Paula, (2013) Cultural Agility, Jossey-Bass Eiteman, David K., (2018), Multinational Business Finance, Pearson. Hollensen, Svend, (2020), Global Marketing, Pearson
Data da última atualização / Last Update Date
2024-06-24