Sumários

Aula 5

28 Maio 2025, 18:30 Jorge Filipe Correia


Geoestratégia para empresas

Desafios geoestratégicos do mundo de hoje

Metodologia Geoestrategia

 

Apresentação dos trabalhos de grupo

Apresentação dos trabalhos de grupo.

Comentários

Conclusão

Aula 4

21 Maio 2025, 18:30 Jorge Filipe Correia


A Estratégia de Internacionalização: f) Global Human Resources Management

HR International model (multi-domestic design, global design, mix)

Hiring and onboarding for international assignments

Expatriate compensation plan

Locals compensation plan

International assignment adjustment

Global HRM good practices

 

 

A Estratégia de Internacionalização: g) Global financial management

Key issues in global financial management:

Currency exchange variations focusing on strategic, translation and transaction exposure

Taxes (tax impacts and tax agreements to avoid double taxation)

Tariffs impacts

 

Aula 3

14 Maio 2025, 18:30 Jorge Filipe Correia


A Estratégia de Internacionalização: c) Global Cross Cultural Management & challenges

As várias dimensões da cultura

Inteligência cultural

A abordagem de Gesteland

As 6 dimensões de Hofstede e impactos na formulação da estratégia e operação

Simulação de impactos nas várias vertentes do negócio: Sales & Marketing; operações, recursos humanos

Metodologia para a tomada de decisão perante a diferença cultural:

Como tomar decisões perante o dilema da diferença cultural?

Caligiuri cultural decision making matrix - Minimisation, adaptation & Integration

 

 

A Estratégia de Internacionalização: d) Global Marketing; e) Global Operations

Global Marketing:

Segmentação de clientes

Posicionamento estratégico

O marketing mix no contexto internacional

Metodologia para tomada de decisão do plano de marketing internacional:

Matriz para suporte à decisão do plano de marketing internacional

Aula 2

7 Maio 2025, 18:30 Jorge Filipe Correia


A Estratégia de Internacionalização: a) Seleção de Mercados; b) Modos de Entrada

a) Seleção de Mercados

A escolha das variáveis

O Posicionamento estratégico

Metodologia para seleção de mercados:

Country opportunities

Country risk analysis

Competitive analysis

Hollensen Matrix - Market/country attractiveness x Competitive strength

b) Modos de Entrada

Whole owned subsidiary, Acquisition, Joint venture, License franchise, Agent distributor, Representative office. Born global impact on entry mode

Objectives: Market driven, resources drive

Three dimensions of Global competitive positioning:

1. Global standardisation/Local adaptation

2. Compete on costs/price advantages; Compete on differentiated value advantages

3. Single segment/multiple segment

Metodologia para seleção de modos de entrada:

Entry Mode Matrix - Opportunities x pressure for localisation 

Aula 1 – Globalização

30 Abril 2025, 18:30 Jorge Filipe Correia


Apresentação;

Dados sobre globalização

Desafios da globalização

Globalização e comercio internacional

A Emergência dos BRICs;