Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03292
Acrónimo :
EM
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en), Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês, Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
21.0h/sem
Trabalho Autónomo :
129.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Ciências da Comunicação

Departamento / Department


Departamento de Sociologia

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


·

Objetivos Gerais / Objectives


·Esta unidade curricular terá como principal objetivo aplicar o conjunto de conhecimentos disciplinares adquiridos ao longo das outras unidades do curso, permitindo aos alunos desenvolver um projeto de natureza empresarial no domínio das indústrias dos media, da comunicação e jornalismo.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Esta Unidade Curricular pretende preparar profissionais e académicos para trabalhar como jornalistas e empreendedores da comunicação e media em ambientes de tecnologia digital, como a Internet e os telemóveis, e/ou desenvolver atividades académicas relacionadas com o impacto dessas tecnologias no jornalismo e com a necessidade de inovação no jornalismo.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1 – Os setores dos media, comunicação e jornalismo - mercados, indústrias e profissões: CP1.1: Contextualização do ambiente para o arranque de projetos empreendedores no domínio dos media e da comunicação. CP1.2: O perfil do empreendedor e empreendedorismo em media. CP2: Modelos de negócios – Introdução, exemplos e casos de estudo CP3: Business Model Canvas e as 9 componentes. CP4: Elaborar propostas de valor (apresentação e discussão das propostas de valor grupo) CP5: Plano de negócios – estrutura (segmentos de mercado, analise de concorrência, plano de marketing, plano financeiro, avaliação de impacto) CP6: Preparação materiais (pitch-deck), apresentação (pitch) e discussão dos projetos empreendedores

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Os objetivos de aprendizagem (OA) definidos para esta UC são concretizados em conteúdos programáticos (CP) conforme as ligações seguintes: OA1 | CP3 OA2 | CP2 OA3 | CP1 OA4 | CP3,4 OA5 | CP5 OA6 | CP5 OA7 | CP6 OA8 | CP7,8 OA9 | CP9

Avaliação / Assessment


Existem dois métodos de avaliação: (1) Avaliação ao longo do semestre (método de avaliação recomendado) Ao longo do semestre, serão utilizados os seguintes instrumentos de avaliação: - Assiduidade e participação - (20%) – Assiduidade obrigatória em 70% das aulas - Plano de negócios (elaborado em grupo ou individualmente): apresentação final - (30%) - Todos os membros do grupo têm de participar na apresentação - Plano de negócios (elaborado em grupo ou individualmente): relatório escrito - (50%) (2) Avaliação por trabalho escrito escrito (100%) O docente pode requerer discussão oral do trabalho entregue caso necessário para os fins da avaliação.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino e de aprendizagem (ME): ME1 – Aulas expositivas.Teórico-práticas: Apresentação de conceitos, perspetivas teóricas. ME2 – Estudos de caso ME3 – Dinâmicas em grupo:Apresentação e discussão dos exercícios de grupo. ME4 - Discussões em grupo e debates:introdução expositiva alternada com exercícios/experiência simulada em subgrupos. ME5 – Apresentações de projetos ME6: Orientação tutorial: Orientação e resolução de problemas individualmente ou em grupo.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino (ME) descritas estão alinhadas com os objetivos de aprendizagem (OA) da UC. Através das aulas expositivas (ME1), os alunos terão a oportunidade de adquirir conhecimento básico sobre o empreendedorismo em media, o papel do empreendedor, e o funcionamento de modelos de negócio, incluindo o Business Model Canvas. (OA1, OA2 e OA3). Os estudos de caso (ME2) permitirão aos estudantes uma análise de situações reais ou fictícias, promovendo o desenvolvimento de habilidades analíticas, críticas e de resolução de problemas (OA1, OA3) As dinâmicas em grupo (ME3) proporcionarão aos estudantes diversas atividades interativas que promovem a colaboração, a comunicação e o trabalho em equipa (OA4). A discussão em sala de aula (ME4) e as apresentações dos trabalhos (ME5) ajudarão os alunos a tomar decisões sobre o desenvolvimento dos seus projetos, refletir sobre os seus modelos de negócio, e apresentar os mesmos de uma forma eficaz e profissional (OA4 e OA5). As metodologias de aprendizagem da UC demostram coerência, proporcionando aos estudantes uma experiência de aprendizagem abrangente e prática para desenvolver as habilidades necessárias para o desenvolvimento de um projeto empresarial no setor dos media, da comunicação e do jornalismo. A metodologia adotada não só ajudará o desenvolvimento dos raciocínios de análise crítica desejáveis como também permitirá um enriquecimento da turma com os contributos específicos de cada estudante. A análise de casos e a elaboração de trabalhos de grupo e individuais permitirá a integração entre o domínio teórico e a sua aplicação na prática.

Observações / Observations


·

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Osterwalder, Alexander and Pigneur, Yves. Business Model Generation. John Wiley and Sons Inc., Hoboken, NJ 2010. https://catalogo.biblioteca.iscte-iul.pt/cgi-bin/koha/opac-detail.pl?biblionumber=88421 Osterwalder, A., Pigneur, Y., Bernarda, G., Smith, A. & Papadakos, P. (2014). Value Proposition Design. New Jersey: J. Wiley & Sons. Hoag, A. (2008). Measuring Media Entrepreneurship . International Journal on Media Management, 10(2), 74–80. https://doi.org/10.1080/14241270802000496 Esperança, J. e F. Matias (2005) Finanças Empresariais, Ed. D. Quixote. Ries, Eric. The Lean Startup. Crown Business, New York, NY. 2011. Christensen, Clayton M.; Skok, David; Allworth, James. Be the Disruptor, in Nieman Reports, Fall 2012, Vol. 66, No. 3, The Nieman Foundation for Journalism at Harvard University. disponível online. Briggs, Mark. Entrepreneurial Journalism: How to Build What?s Next for News. CQ Press, Thousand Oaks, CA, 2012.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Pejman Ebrahimi, Datis Khajeheian, Maryam Soleimani, Abbas Gholampour & Maria Fekete-Farkas (2023) User engagement in social network platforms: what key strategic factors determine online consumer purchase behaviour?, Economic Research-Ekonomska Istraživanja, 36:1, 2106264, DOI: 10.1080/1331677X.2022.2106264 https://doi.org/10.1080/1331677X.2022.2106264 Barringer, B.R. and Ireland, R.D. (2016). Entrepreneurship: Successfully Launching New Ventures, Pearson Prentice-Hall, Upper Saddle River, NJ. Andrews, R. (2019). Arts Entrepreneurship: Creating a New Venture in the Arts. London: Routledge Bock, A. J., & George, G. (2018). The Business Model Book. Harlow: Pearson Education Limited.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-09-03