Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03292
Acrónimo :
EM
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en), Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
·

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
21.0h/sem
Trabalho Autónomo :
129.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Ciências da Comunicação

Departamento / Department


Departamento de Sociologia

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


·

Objetivos Gerais / Objectives


·

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Esta Unidade Curricular pretende preparar profissionais e académicos para trabalhar como ?jornalistas empreendedores? em ambientes de tecnologia digital, como a Internet e os telemóveis, e/ou desenvolver atividades académicas relacionadas com o impacto dessas tecnologias no jornalismo e com a necessidade de inovação no jornalismo. No final da UC o estudante deverá: OA1 | identificar o que é o jornalismo empreendedor OA2 | descrever os problemas do jornalismo atual OA3 | explicar o novo ecossistema dos media OA4 | avaliar o empreendedorismo no jornalismo OA5 | avaliar a inovação de um projeto jornalístico OA6 | desenvolver um projeto jornalístico OA7 |desenvolver a apresentação de um projeto OA8 | identificar os princípios do Design Thinking OA9 | desenvolver canvas para modelos de negócio

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. O novo ecossistema dos media na Era Pós-Industrial 2. A rutura dos modelos de media da Era Industrial 3. O jornalista empreendedor: reinventar o jornalismo 4. A cultura das startup tecnológicas e sua importância para o jornalismo 5. Da ideia inicial à startup: o desenvolvimento de um projeto 6. Elevator pitch: como apresentar um projeto 7. Sete passos para o jornalismo empreendedor segundo Jeremy Caplan 8. Princípios do Design Thinking: inspiração, ideation e implementação 9. Business Model Generation: a elaboração de canvas para modelos de negócio.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Os objetivos de aprendizagem (OA) definidos para esta UC são concretizados em conteúdos programáticos (CP) conforme as ligações seguintes: OA1 | CP3 OA2 | CP2 OA3 | CP1 OA4 | CP3,4 OA5 | CP5 OA6 | CP5 OA7 | CP6 OA8 | CP7,8 OA9 | CP9

Avaliação / Assessment


Avaliação:1)ao longo do período letivo e 2) avaliação final 1)Assiduidade igual ou superior a 80% e participação ativa (10%); trabalho escrito individual(30%) 2)Trabalho escrito individual:projeto de uma startup de jornalismo e informação.Tempo total de trabalho necessário para a redação é contabilizado em cerca de 20 h. Ficam aprovados os alunos que tenham notas superiores a 9,5 valores nas 2 avaliações (admitidas 2 faltas) Os alunos podem submeter-se a exame final escrito,valor de 100% da nota

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Na UC existem 2 tipos de aulas: Teórico-práticas: Apresentação de conceitos, perspetivas teóricas de forma expositiva e introdução expositiva alternada com exercícios/experiência simulada em subgrupos. Apresentação e discussão dos exercícios de grupo. Orientação tutorial: Orientação e resolução de problemas individualmente ou em grupo.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A metodologia adotada não só ajudará o desenvolvimento dos raciocínios de análise crítica desejáveis como também permitirá um enriquecimento da turma com os contributos específicos de cada estudante. A análise de casos e a elaboração de trabalhos de grupo e individuais permitirá a integração entre o domínio teórico e a sua aplicação na prática.

Observações / Observations


·

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Ries, Eric. The Lean Startup. Crown Business, New York, NY. 2011. Osterwalder, Alexander and Pigneur, Yves. Business Model Generation. John Wiley and Sons Inc., Hoboken, NJ 2010. Christensen, Clayton M.; Skok, David; Allworth, James. Be the Disruptor, in Nieman Reports, Fall 2012, Vol. 66, No. 3, The Nieman Foundation for Journalism at Harvard University. disponível online. Briggs, Mark. Entrepreneurial Journalism: How to Build What?s Next for News. CQ Press, Thousand Oaks, CA, 2012. Anderson, C.W; Bell, Emily; and Sharky, Clay. Post-Industrial Journalism: Adapting to the Present. Columbia Journalism School, Tow Center, 2012. disponível online

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


-

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16