Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Ciências Sociais
Departamento / Department
ISCTE
Ano letivo / Execution Year
2025/2026
Pré-requisitos / Pre-Requisites
n.a.
Objetivos Gerais / Objectives
1.Reconhecer a relevância da reflexão metodológica para a construção do conhecimento em Economia Política. 2.Compreender a importância e a substância das contribuições da teoria da ciência para o processo de construção do conhecimento na Economia Política. 3.Dar conta de que debates fundamentais no âmbito da Economia Política, como os travados em torno da relevância da história, acerca da importância e papel dos valores, ou sobre as potencialidades e limites da modelação matemática, refletem, em última instância, opções metodológicas presentes em qualquer investigação de Economia Política. 4.Ser capaz de analisar o lugar e a natureza da Economia Política no quadro geral das ciências sociais. 5.Ser capaz de discutir, de forma fundamentada, as relações entre economia, ciência e política. 6.Compreender a complexidade dos objetos de estudos das ciências sociais, os seus métodos de investigação, a construção de categorias e nomenclaturas estatísticas e indicadores económicos e sociais.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
Considera-se que a leitura orientada, a análise crítica de textos seleccionados (disponibilizados pela equipa docente) e a discussão colectiva nas aulas de seminário são essenciais no processo de ensino-aprendizagem e por isso valorizadas como componente fundamental para o aprofundamento e densificação dos conhecimentos no domínio de estudo da unidade curricular assim como para o desenvolvimento de capacidades de reflexão, análise crítica e debate de ideias, argumentação, avaliação de posições diversas e formulação de projectos pessoais relevantes de investigação.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. Entre a filosofia/teoria da ciência e a prática das ciências: a relevância da reflexão metodológica 2. Contributos da filosofia/teoria da ciência a. Filosofia e história da ciência b. A sociologia da ciência/conhecimento científico e o construtivismo social c. Retórica, pós-modernismo e pluralismo d. Epistemologia Feminista e Economia Política Feminista e. Economia Política e interdisciplinaridade f. Ontologia e Realismo Crítico 3. Controvérsias metodológicas na Economia Política a. Teoria vs. História b. Matematização, formalismo e modelação c. Ciência e valores 4. Economia, ciência e política a. Ciência e Poder b. Objetividade e expertise técnica 5. A objetivação da complexidade nas ciências sociais a. Desigualdades sociais, dimensões e indicadores b. Metodologias intensivas, teoria e prática c. Subjetividades, perfis e categorias temporais
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular unit's content dovetails with the specified learning outcomes
Os conteúdos programáticos desta UC foram estruturados tendo em vista a obtenção dos objectivos de aprendizagem apresentados.
Avaliação / Assessment
- Participação nas aulas, que consiste na discussão coletiva de textos previamente disponibilizados pela equipa docente (25%); - Prova escrita composta por duas questões, que serão selecionadas pela/o estudante de entre quatro propostas sobre os tópicos do programa; a prova é realizada presencialmente em sessão dedicada para o efeito, sendo possível a consulta de materiais autorizados pela equipa docente (75%). A avaliação desta UC não contempla a realização de exame escrito final.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Aulas de seminário, com apresentações iniciais dos temas pelos docentes e apresentação e discussão de textos pelos/as estudantes (disponibilizados pela equipa docente).
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Considera-se que a leitura orientada, a análise crítica de textos seleccionados (disponibilizados pela equipa docente) e a discussão colectiva nas aulas de seminário são essenciais no processo de ensino-aprendizagem e por isso valorizadas como componente fundamental para o aprofundamento e densificação dos conhecimentos no domínio de estudo da unidade curricular assim como para o desenvolvimento de capacidades de reflexão, análise crítica e debate de ideias, argumentação, avaliação de posições diversas e formulação de projectos pessoais relevantes de investigação.
Observações / Observations
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Boumans, Marcel & Davis, John (2010), Economic Methodology: Understanding Economics as a Science, London: Palgrave Macmillan. Harding, Sandra (1991), Whose Science? Whose knowledge? Thinking from Women’s Lives, Ithaca, NY: Cornell University Press. Lawson, Tony (1997), Economics as Reality, London: Routledge. McCloskey, Deirdre N. (1998), The Rhetoric of Economics, Madison: University of Wisconsin Press. Milonakis, Dimitris & Fine, Ben (2009), From political economy to economics: Method, the social and the historical in the evolution of economic theory, London: Routledge. Pombo, Olga; Gärtner, Klaus & Jesuíno, Jorge (2023), Theory and Practice in the Interdisciplinary Production and Reproduction of Scientific Knowledge: ID in the XXI Century, Cham, Switzerland: Springer. Sayer, Andrew (2000), Realism and Social Science, London: Sage.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Bernstein, Jay Hillel (2015), Transdisciplinarity: A Review of Its Origins, Development, and Current Issues, Journal of Research Practice, 11 (1), https://jrp.icaap.org/index.php/jrp/article/view/510.html Bertaux, Daniel (2020), As Narrativas de Vida, Lisboa: Mundos Sociais. Carmo, Renato Miguel (2021), Social inequalities: theories, concepts and problematics, SN Social Sciences 1(116), https://doi.org/10.1007/s43545-021-00134-5 Carmo, Renato Miguel & d'Avelar, Maria Madalena (2021), “The weight of time and the unemployment experience: Daily life and future prospects”, Current Sociology 69(5), 742-760 DOI: https://doi.org/10.1177/0011392120986222 Carmo, Renato Miguel do; Caleiras, Jorge; Roque, Isabel & Assis, Rodrigo Vieira de (2023), O Mundo do Trabalho a Partir de Baixo: Retratos e Percursos, Lisboa: Mundos Sociais. Coelho, Sandra Lima & Marcelo, Gonçalo (2019), Ética, Economia e Sociedade: Questões Cruzadas, Porto: Universidade Católica Editora. Graça, João Carlos; Caiado, Jorge & Gomes Correia, Rita (2020), “On the values and attitudes of economics students in Portugal”, Revista de Sociologia e Política, v. 30, e021, Dezembro, pp. 1-19, https://doi.org/10.1590/1678-98732230e021 Grimer-Solem, Erik & Romani, Roberto (1998), “The Historical School, 1870-1900: A Cross-National Reassessment”, History of European Ideas, 24 (4-5), pp. 267-299, https://doi.org/10.1016/S0191-6599(99)00005-4 Hands, Wade Hands (2001), Reflection Without Rules: Economic Methodology and Contemporary Science Theory, Cambridge: Cambridge University Press. Haro, Fernando Ampudia de (2013), “’Se não cuidarmos de nós, ninguém cuidará’: Autoajuda financeira e racionalidade política neoliberal”, Revista Crítica de Ciências Sociais, 101, Setembro, pp. 111-134, https://doi.org/10.4000/rccs.5386 Louçã, Francisco (1997), Turbulência na Economia: Uma Abordagem Evolucionista dos Ciclos e da Complexidade em Processos Históricos, Porto: Afrontamento. Reiss, Julian (2013), Philosophy of Economics: A Contemporary Introduction, London: Routledge. Roncaglia, Alessandro (2017), “The economist as an expert: a prince, a servant or a citizen?” (disponível em: https://www.ineteconomics.org/perspectives/blog/the-economist-as-an-expert-a-prince-a-servant-or-a-citizen)
Data da última atualização / Last Update Date
2025-07-20