Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03367
Acrónimo :
EMEPol
Ciclo :
3.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
10.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
28.0h/sem
- Presencial (S) :
28.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
- Presencial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
29.0h/sem
Trabalho Autónomo :
221.0
Horas de Trabalho Total :
250.0h/sem

Área científica / Scientific area


Ciências Sociais

Departamento / Department


ISCTE

Ano letivo / Execution Year


2018/2019

Pré-requisitos / Pre-Requisites


N.A.

Objetivos Gerais / Objectives


1.Reconhecer a relevância da reflexão metodológica para a construção do conhecimento em Economia Política. 2.Compreender a importância e a substância das contribuições da teoria da ciência para o processo de construção do conhecimento na Economia Política. 3.Dar conta de que debates fundamentais no âmbito da Economia Política, como os travados em torno da relevância da história, acerca da importância e papel dos valores, ou sobre as potencialidades e limites da modelação matemática, refletem, em última instância, opções metodológicas presentes em qualquer investigação de Economia Política. 4.Ser capaz de analisar o lugar e a natureza da Economia Política no quadro geral das ciências sociais. 5.Ser capaz de discutir, de forma fundamentada, as relações entre economia, ciência e política. 6.Compreender a complexidade dos objetos de estudos das ciências sociais, os seus métodos de investigação, a construção de categorias e nomenclaturas estatísticas e indicadores económicos e sociais.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


1.Reconhecer a relevância da reflexão metodológica para a construção do conhecimento em Economia Política. 2.Dar conta de que debates fundamentais no âmbito da Economia Política, como os travados em torno da importância e papel dos valores, acerca da relevância da história ou sobre as potencialidades e limites da modelação matemática, reflectem, em última instância, opções metodológicas presentes em qualquer investigação de Economia Política. 3.Compreender a importância e a substância das contribuições da teoria da ciência para o processo de construção do conhecimento na Economia Política. 4.Ser capaz de analisar o lugar e a natureza da Economia Política no quadro mais geral das ciências sociais. 5.Ser capaz de discutir, de forma fundamentada, as relações entre economia, ciência e política. 6.Compreender a relevância da discussão sobre a construção de categorias e nomenclaturas estatísticas e indicadores económicos e sociais.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Entre a filosofia/teoria da ciência e a prática das ciências: a relevância da reflexão metodológica. 2. Controvérsias metodológicas na Economia Política. a. Ciência e valores b. Teoria vs. História c. Matematização, formalismo e modelação 3. Contributos da filosofia/teoria da ciência a. Filosofia e história da ciência b. A sociologia da ciência/conhecimento científico e o construtivismo social c. Individualismo e holismo d. Ontologia e realismo crítico e. Argumentação, retórica e discurso 4. Economia Política e inter / transdisciplinaridade a. Autonomia das ciências e relações interdisciplinares b. Os projectos de uma ciência social unificada 5. Economia, ciência e política a. Ciência e Poder b. A Economia como engenharia social c. Objectividade, expertise técnica e a separação meios/fins 6. Nomenclaturas e construção de categorias nas ciências sociais.?????

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular unit's content dovetails with the specified learning outcomes


Os conteúdos programáticos desta UC foram estruturados tendo em vista a obtenção dos objectivos de aprendizagem apresentados.

Avaliação / Assessment


Participação nas aulas (25%) E Um ensaio em que os estudantes desenvolvem um tema de seu interesse, articulando vários tópicos do programa (75%).

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Aulas de seminário, com apresentações iniciais dos temas pelos docentes e apresentação e discussão de textos pelos/as estudantes (disponibilizados pela equipa docente).

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Considera-se que a leitura orientada, a análise crítica de textos seleccionados (disponibilizados pela equipa docente) e a discussão colectiva nas aulas de seminário são essenciais no processo de ensino-aprendizagem e por isso valorizadas como componente fundamental para o aprofundamento e densificação dos conhecimentos no domínio de estudo da unidade curricular assim como para o desenvolvimento de capacidades de reflexão, análise crítica e debate de ideias, argumentação, avaliação de posições diversas e formulação de projectos pessoais relevantes de investigação.

Observações / Observations


Esta unidade curricular, do ponto de vista dos seus objetivos gerais e de aprendizagem, articula-se de forma especial com a unidade curricular de História da Economia Política. Conjuntamente, pretendem fornecer uma sólida formação nas áreas da história, filosofia e metodologia da Economia Política.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Boumans, Marcel & Davis, John (2010), Economic Methodology: Understanding Economics as a Science, London: Palgrave Macmillan. Harding, Sandra (1991), Whose Science? Whose knowledge? Thinking from Women’s Lives, Ithaca, NY: Cornell University Press. Lawson, Tony (1997), Economics as Reality, London: Routledge. McCloskey, Deirdre N. (1998), The Rhetoric of Economics, Madison: University of Wisconsin Press. Milonakis, Dimitris & Fine, Ben (2009), From political economy to economics: Method, the social and the historical in the evolution of economic theory, London: Routledge. Pombo, Olga; Gärtner, Klaus & Jesuíno, Jorge (2023), Theory and Practice in the Interdisciplinary Production and Reproduction of Scientific Knowledge: ID in the XXI Century, Cham, Switzerland: Springer. Sayer, Andrew (2000), Realism and Social Science, London: Sage.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Bernstein, Jay Hillel (2015), Transdisciplinarity: A Review of Its Origins, Development, and Current Issues, Journal of Research Practice, 11 (1), https://jrp.icaap.org/index.php/jrp/article/view/510.html Bertaux, Daniel (2020), As Narrativas de Vida, Lisboa: Mundos Sociais. Carmo, Renato Miguel (2021), Social inequalities: theories, concepts and problematics, SN Social Sciences 1(116), https://doi.org/10.1007/s43545-021-00134-5 Carmo, Renato Miguel & d'Avelar, Maria Madalena (2021), “The weight of time and the unemployment experience: Daily life and future prospects”, Current Sociology 69(5), 742-760 DOI: https://doi.org/10.1177/0011392120986222 Carmo, Renato Miguel do; Caleiras, Jorge; Roque, Isabel & Assis, Rodrigo Vieira de (2023), O Mundo do Trabalho a Partir de Baixo: Retratos e Percursos, Lisboa: Mundos Sociais. Coelho, Sandra Lima & Marcelo, Gonçalo (2019), Ética, Economia e Sociedade: Questões Cruzadas, Porto: Universidade Católica Editora. Graça, João Carlos; Caiado, Jorge & Gomes Correia, Rita (2020), “On the values and attitudes of economics students in Portugal”, Revista de Sociologia e Política, v. 30, e021, Dezembro, pp. 1-19, https://doi.org/10.1590/1678-98732230e021 Grimer-Solem, Erik & Romani, Roberto (1998), “The Historical School, 1870-1900: A Cross-National Reassessment”, History of European Ideas, 24 (4-5), pp. 267-299, https://doi.org/10.1016/S0191-6599(99)00005-4 Hands, Wade Hands (2001), Reflection Without Rules: Economic Methodology and Contemporary Science Theory, Cambridge: Cambridge University Press. Haro, Fernando Ampudia de (2013), “’Se não cuidarmos de nós, ninguém cuidará’: Autoajuda financeira e racionalidade política neoliberal”, Revista Crítica de Ciências Sociais, 101, Setembro, pp. 111-134, https://doi.org/10.4000/rccs.5386 Louçã, Francisco (1997), Turbulência na Economia: Uma Abordagem Evolucionista dos Ciclos e da Complexidade em Processos Históricos, Porto: Afrontamento. Reiss, Julian (2013), Philosophy of Economics: A Contemporary Introduction, London: Routledge. Roncaglia, Alessandro (2017), “The economist as an expert: a prince, a servant or a citizen?” (disponível em: https://www.ineteconomics.org/perspectives/blog/the-economist-as-an-expert-a-prince-a-servant-or-a-citizen)

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16